Sobre o curso

O curso de Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas é vinculado à área de Farmácia da CAPES e desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas relacionados a interação entre substâncias químicas e diferentes organismos, em variados contextos.

Área de concentração: Toxicologia e Análises Toxicológicas

O eixo central do Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas está na investigação dos efeitos adversos decorrentes da interação entre os seres vivos e produtos de origem natural e sintética. Nesse contexto e considerando os múltiplos aspectos biológicos envolvidos na pesquisa toxicológica, o curso tem como foco particular o estudo dos mecanismos e efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos, bem como a identificação, caracterização e prevenção de danos aos seres humanos decorrentes da interação com substâncias químicas diversas.

Objetivos

  • Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região.
  • Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Toxicologia e das Análises Toxicológicas para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados ao uso seguro de substâncias químicas.
  • Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de ação e os efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos e seus modelos de estudo, bem como sobre a avaliação e a caracterização da exposição humana a substâncias químicas e às estratégias laboratoriais para seu estudo.
  • Produzir conhecimentos na área de Toxicologia e Análises Toxicológicas que contribuam para a inovação tecnológica, o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde.

Público-alvo

Graduados em Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Química, Medicina, Medicina Veterinária e áreas afins.
Público-alvo

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O egresso do curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas deverá estar capacitado para:
  • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, interagindo com outras áreas de conhecimento; 
  • Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas;
  • Avaliar diferentes aspectos relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, em seus aspectos biológicos e analíticos, particularmente quanto a sua identificação e caracterização, contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, particularmente a saúde humana.

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo dos cursos stricto sensu 2017

 Inscrições pela internet  24/04 (segunda-feira) a 08/06/2017 (quinta-feira)
 Limite postagem de documentos pelo correio  01/06/2017 (quinta-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  22/06/2017 (quinta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)  27/06/2017 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa  28/06/2017 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  29 e 30/06/2017 (quinta e sexta-feira)
 Divulgação do Resultado Final  03/07/2017 (segunda-feira), após às 18h
 Matrículas  18 a 20/07/2017 (terça a quarta-feira)

Editais abertos

Histórico

A demanda por profissionais e pesquisadores de elevada especialização na área da toxicologia, a preocupação e o interesse em investir na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, associada a existência de recursos humanos e materiais de elevada qualificação na área da toxicologia e das análises toxicológicas na Universidade Feevale, levaram à proposição de um curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas, cuja proposta foi submetida à avaliação da CAPES no ano de 2015. A recomendação do curso deu-se na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, ocorrida em dezembro de 2015. O primeiro processo seletivo do curso aconteceu em janeiro de 2016 e as atividades letivas iniciaram em março de 2016.

A Universidade Feevale possui uma trajetória consolidada na área de toxicologia, tendo promovido, nos últimos anos, numerosos eventos científicos, workshops e palestras com pesquisadores internacionais de referência na área da toxicologia e das análises toxicológicas, provenientes de centros de referência internacionais. Além disso, desde 2008, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade é provedor de serviços especializados à comunidade regional e nacional, tendo sido responsável pela determinação de cianeto em amostras provenientes das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, e tem prestado serviços de monitoramento terapêutico de agentes imunossupressores e anti-infecciosos e análises toxicológicas especializadas para diversos centros médicos e forenses do estado do Rio Grande do Sul e de outros centros do Brasil e exterior. 

Linhas de Pesquisa

Toxicologia Experimental

A linha visa caracterizar a toxicidade de compostos bioativos naturais, sintéticos e nanoestruturados, com particular enfoque nos mecanismos de ação destes xenobióticos. Tem como objetivo também a avaliação dos efeitos tóxicos de substâncias químicas através de indicadores biológicos, empregando sistemas experimentais in vitro e in vivo e o estudo e o desenvolvimento de métodos alternativos para a avaliação toxicológica.

Toxicologia Humana e Análises Toxicológicas

A linha visa caracterizar a exposição humana a substâncias químicas através de biomarcadores relacionados à exposição, à suscetibilidade e aos efeitos dessas substâncias, bem como desenvolver estratégias laboratoriais para a detecção de xenobióticos em diferentes matrizes biológicas e em substratos não biológicos. Inclui também especialidades da toxicologia como o monitoramento terapêutico de fármacos, o monitoramento biológico, a avaliação de risco e a detecção da exposição humana a xenobióticos, empregando diferentes matrizes e estratégias laboratoriais.

Estágio e Docência

O Estágio de Docência, que é parte integrante da formação do pós-graduando, integra o currículo dos programas e tem como objetivos a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Constitui-se atividade obrigatória para os doutorandos beneficiários do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES), do Programa de Bolsas FAPERGS/CAPES e para bolsistas CAPES/OBEDUC e, atividade optativa, para os demais alunos.

Resolução PROENPROPI Nº 10/2014 - Estágio de docência

Visualizar

Fluxo Estágio de Docência

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais