Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Bolsas de Iniciação Científica

Sobre a Bolsa

A bolsa BIC é concedida semestralmente, em conformidade com a matrícula do aluno, sendo permitida a inclusão de disciplinas cursadas em Intensivos. O tempo de atuação é limitado a 02 anos, contudo, se houver necessidade,  a atuação do acadêmico poderá ser prorrogada por mais 01 ano, mediante a avaliação do desempenho do bolsista apresentada pelo orientador à Coordenação/Assessoria do Programa de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, conforme dispõe a Resolução PROPI 01/2012. Para fazer jus à bolsa, o aluno deve estar matriculado em um número de créditos semestrais igual ou superior ao dos créditos que lhe vierem a ser concedidos. Em se tratando de aluno que já tenha alguma forma de desconto, essa condição precisa ser considerada no ato da matrícula, visto que o saldo de créditos a pagar não pode ser inferior àquele que vier a beneficiá-lo como bolsista.

O acadêmico não pode acumular a Bolsa de Iniciação Científica da Feevale com a de outros órgãos (FAPERGS, CNPq) ou programas (PET) nem com outras bolsas ou atividades, conforme Resolução PROPAD 01/2013, desenvolvidas no âmbito desta Instituição, tais como: bolsa ASPEUR, bolsa incentivo à cultura, bolsa publicidade, bolsa projeto para extensão e bolsa monitoria, bolsa carência ou PROUNI.

A inclusão ao Programa será feita mediante a assinatura do Termo de Compromisso, que será formalizado a partir do preenchimento do plano de trabalho, devendo estar aprovado pelo coordenador do curso de graduação ou curso superior de formação específica ao qual o acadêmico está formalmente vinculado.  O bolsista deve dedicar 16 horas semanais ao projeto de pesquisa a que sua bolsa se vincula, recebendo, em contrapartida, 08 créditos por semestre. A concessão da bolsa será proporcional aos meses em que o bolsista atuar no semestre, a partir da assinatura do Termo de Compromisso e de acordo com o parcelamento padrão da Feevale, em seis parcelas iguais.

O não-cumprimento do convencionado no plano de trabalho e no Termo de Compromisso, que será assinado entre a Feevale e o acadêmico, a conclusão ou o abandono do curso, o cancelamento ou o trancamento da matrícula, o abandono do cronograma das ações, caracterizado pelo não-comparecimento às atividades por mais de 05 (cinco) dias consecutivos, a prática de qualquer ato de indisciplina, bem como a contratação como estagiário ou funcionário da Feevale constituem motivos para a cessação automática da bolsa.
 
O acadêmico somente fará jus ao certificado, se tiver participado de projeto de pesquisa no mínimo durante 04 (quatro) meses, e demonstrado real aproveitamento e atendimento aos compromissos assumidos e que estão expressos no Regulamento do PICF.

A Inscrição

A inscrição dos acadêmicos interessados em concorrer à Bolsa de Iniciação Científica Feevale dá-se a partir do lançamento de vagas vinculadas aos projetos de pesquisa, mediante fluxo contínuo, no site de Núcleo de Apoio ao Estudante, www.feevale.br/oportunidades, no link “currículos”. Para candidatar-se, o aluno deve cadastrar seu currículo e mantê-lo atualizado, visto que os currículos não atualizados serão desabilitados a cada 06 (seis) meses.
 

Veja Também

 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.