Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Materiais e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro

O setor coureiro é um importante segmento industrial da economia brasileira edno Vale do Sinos, onde concentra-se 40% da produção nacional. A aplicação predominante dessa produção visa o setor de calçados, sendo a cidade de Novo Hamburgo o centro das operações do mercado internacional. No município e vizinhos, situam-se mais de 90% das fábricas de máquinas, de equipamentos e insumos para calçados e curtumes do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o setor caracteriza-se pelo uso de mão de obra intensiva, pela predominância de empresas de pequeno e médio porte e por um nível relativamente baixo de inovação tecnológica, o que tem levado à necessidade de profissionais capacitados, dispostos a desenvolver tecnologias e a buscar inovações, valendo-se de avanços científicos e tecnológicos para essa transformação.

As atividades na área de materiais na Universidade Feevale tiveram seu início em 2000 e, em 2003, consolidou-se o Grupo de Pesquisa em Materiais. A partir do grupo de Materiais, em 2010 foi criado Grupo de Materiais e Tecnologia Aplicados ao setor Couro em função da possibilidade e interesse em realizar atividades de pesquisa nessa área do conhecimento. Atualmente, os pesquisadores do grupo orientam alunos de iniciação científica e pós-graduação a nível de mestrado profissional e estes últimos vinculados ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. Também, resultante da atuação científica, acadêmica e tecnológica, os pesquisadores possuem parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, empresas e poder público e vêm obtendo financiamento de órgãos de fomento. 
Linhas de Pesquisa

Conheça mais sobre as linhas de pesquisa deste grupo.

Projetos

Acesse aqui quais são os projetos do Grupo.

Pesquisadores e Colaboradores

Confira a equipe do Grupo de Pesquisa em Materiais e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro.

Logo CNPq

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.