Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Grupos de Pesquisa

Na Universidade Feevale a pesquisa é desenvolvida de modo a articular, transversalmente, as perspectivas científica e tecnológica às atividades de ensino e de extensão, nas diferentes áreas do conhecimento, integrando-se aos segmentos produtivos e educacionais da região.

As linhas de pesquisa expressam a vocação dos Institutos e são uma resposta às demandas regionais. Elas apontam para as prioridades que devem orientar as ações implementadas na Feevale e visam contribuir com a produção, a sistematização e a disseminação do conhecimento, estando articuladas ao ensino e à extensão.

Oriundas de diferentes áreas do conhecimento, as linhas de pesquisa da Feevale são ativadas por grupos de pesquisadores, que, frequentemente, se constituem a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Atualmente, a instituição conta com 29 grupos de pesquisa, conforme seguem abaixo:
Ambiente e Sociedade

São estudos que buscam entender como as pessoas se relacionam com riscos intrínsecos, relacionados a suas atividades com o meio ambiente.

Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais

Estuda a relação entre o campo esportivo (atividade física, saúde, esporte e lazer) com os demais campos sociais, bem como os aparatos midiáticos em diferentes contextos sócio culturais, em uma perspectiva interdisciplinar e aborda a relação entre as práticas culturais em diferentes períodos históricos, tomando como corpus empírico e teórico de investigação de diferentes mídias.

Bioanálises

O grupo de pesquisa em Bioanálises tem como finalidade o desenvolvimento e aplicação de metodologias que visam ao diagnóstico e à detecção de patologias, além da proposição de melhorias no atendimento aos usuários de medicamentos e/ ou aos indivíduos expostos a toxicantes.

Cadeia Produtiva do Carvão Vegetal

Os pesquisadores do grupo de pesquisa Cadeia Produtiva do Carvão Vegetal, vêm realizando pesquisas de forma continuada e sistemática em temas diretamente relacionados à linha de pesquisa do grupo, orientando alunos em trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

Computação Aplicada

O Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada busca estudar e desenvolver técnicas de computação e investigar as possibilidades de sua aplicação em problemas reais de diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da região.

Comunicação, Imagem e Identidade

A proposta deste grupo é investigar os processos comunicacionais e a constituição de identidades a partir das relações entre comunicação e cultura. Estas relações também são observadas na estrutura e nas dinâmicas da sociedade em sua interface com as tecnologias de informação e comunicação.

Corpo, Movimento e Saúde

Busca oportunizar a realização de projetos de investigação que possibilitem estudar as questões inerentes ao corpo, analisar as implicações do movimento humano e suas possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação.

Cultura e Memória da Comunidade

O objetivo do Grupo de Pesquisa em Cultura e Memória da Comunidade é estudar a identidade, a cultura e o trabalho, nas inter-relações entre o contexto global e regional.

Design

O grupo busca desenvolver estratégias que permitam agregar valor aos produtos desenvolvidos prioritariamente nos setores de calçados, acessórios, jóias, vestuário e design gráfico.

Direito e Desenvolvimento

O Grupo de Pesquisa Direito e Desenvolvimento justifica-se pela necessidade de uma atenta investigação acerca das repercussões jurídicas em face do surgimento e consolidação de uma Sociedade do Risco Global, cuja textura social impõe novos desafios ao Direito, à Economia e ao Meio Ambiente, em razão do surgimento de novas dimensões de conflituosidade.

Educação, Formação e Diversidade

O grupo de pesquisa procura incentivar discussões e experiências já desenvolvidas na área da educação pela Instituição ao longo de 34 anos de história.

Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação não Escolar

Trata-se de um esforço em retomar o conceito de educação em seu sentido lato o qual as pesquisadoras vem empreendendo, desde 2006, a fim de designar, em geral, as práticas sociais que produzem novas formas de ser e estar no mundo, tanto no âmbito da escola quanto fora dela que tratem especificamente da educação não escolar.

Gestão

A competitividade das organizações passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento de competências e capacidades que possam embasar a construção de diferenciais e, assim, assegurar, a sua permanência no mercado, que se caracteriza por alto grau de complexidade e instabilidade.

Indicadores de Qualidade Ambiental

O grupo de pesquisa Indicadores de Qualidade Ambiental possui um caráter interdisciplinar (botânica, zoologia, ecologia, biotecnologia, genética, biologia molecular e virologia) e realiza pesquisas que contribuem para a análise das ações humanas sobre o ambiente, fornecendo subsídios para a adoção de práticas voltadas à conservação da biodiversidade, bem como para a melhoria da qualidade ambiental.

Indústria Criativa

Têm por objeto formatos e produtos que têm origem na criatividade individual, propriedade intelectual e atividades empresariais nas quais o valor econômico esteja ligado à oferta de conteúdo cultural.

Informática na Educação

O Grupo de Pesquisa em Informática na Educação se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar, articulando pesquisas nas áreas de Informática, Educação, Comunicação, Design e Psicologia.

Linguagens e Manifestações Culturais

O grupo de pesquisa, que tem como referência a área de Letras, de Artes e de Psicologia, desenvolve estudos teóricos e discute experiências no âmbito das linguagens, inseridas em diferentes contextos sócio-histórico-culturais.

Materiais e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro

A partir do grupo de Materias, em 2010 foi criado Grupo de Materias e Tecnologia Aplicados ao Setor Couro em função da possibilidade e interesse em realizar atividades de pesquisa nessa área do conhecimento.

Materiais Metálicos

O grupo de estudos em Materiais objetiva desenvolver e caracterizar materiais e novos materiais para o desenvolvimento de produtos e processos de fabricação, a partir de pesquisa básica e aplicada que atenda às demandas tecnológicas da região.

Materiais Poliméricos

Este projeto teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS. A partir de 2003, com a institucionalização da pesquisa na Feevale, consolidou-se o Grupo de Estudos em Materiais (GEMA) com a adesão de outros professores pesquisadores da área de materiais.

Metropolização e Desenvolvimento Regional

O grupo conjuga ações nas áreas de extensão e pesquisa. Como atividades extensionistas tem realizado diagnósticos municipais na região, subsidiando os poderes locais em suas políticas públicas.

Processos Midiáticos e Apropriação dos Meios de Comunicação

Este grupo de pesquisa, oriundo do agora reformulado Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura, representa um desdobramento do mesmo e, além disso, dinamiza-se e complexifica-se em função de vínculos dos seus pesquisadores com várias instituições e entidades nacionais e internacionais.

Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental

Este grupo deriva da consolidação da pesquisa Institucional da Universidade Feevale, sendo elaborado a partir do amandurecimento da linha de pesquisa "Linguagem, Subjetivação e Saúde Mental", do grupo de pesquisa em "Linguagens e Manifestações Culturais", assim como a migração de pesquisadores do grupo de Pesquisa em Educação.

Reabilitação em Doenças Crônicas Não Transmissíveis

As Doenças Crônicas Não transmissíveis,definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2008 e onde estão incluídas as doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e Diabetes Mellitus (DM), referem-se a um conjunto de doenças que têm fatores de risco em comum e podem contar com uma abordagem semelhante.

Saúde Humana e Ambiente

Diferentes abordagens são utilizadas para investigar a influência de fatores ambientais na saúde humana.

Sistemas Eletrônicos

O Grupo de Estudos em Sistemas Eletrônicos, nas linhas Microeletrônica e Processamento de sinais e comunicação, busca a repercussão dos seus trabalhos nas atividades acadêmicas de graduação, extensão e pós-graduação, além de publicações em congressos e periódicos e a formação de parcerias com empresas de tecnologia da região.

Tecnologia e Gerenciamento Ambiental

Vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICET da Feevale, o grupo de pesquisa formou-se a partir da associação de profissionais que, por possuírem sua formação orientada para a área ambiental, identificaram focos de interesse em comum no trabalho desenvolvido.

Virologia

Vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde – ICS da Feevale o grupo visa contemplar abrangências das áreas de trabalho do Mestrado em Virologia.

Virologia Ambiental

O presente grupo, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde – ICS da Feevale, busca detectar e caracterizar vírus entéricos em diferentes matrizes aquáticas e no solo a fim de mensurar a contaminação fecal do ambiente e o risco potencial à saúde de seres humanos e animais expostos a estes agentes e a pesquisa de tecnologias que minimizem a disseminação de vírus no ambiente.

 
Confira os programas!

Busca de periódicos para publicação

(somente periódicos Elsevier)

 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.