Sobre a prova | Universidade Feevale

Dia da Prova

Banner central - Sobre a Prova

  • O Vestibular de Verão ocorrerá no domingo, 25 de novembro, às 09h30min, no Câmpus II da Universidade Feevale.
  • Consulte sua sala e não esqueça de trazer caneta, preta ou azul, e um documento oficial de identificação com foto para acesso ao local da prova.
  •  Caso não tenha realizado a entrega dos seus documentos, ainda há tempo. Acesse o Espaço do Candidato.

Atendimento Feevale


Recebimento da documentação e taxa de inscrição dos vestibulandos, além de informações diversas.

Câmpus II
Atendimento Feevale, térreo do Prédio 4 – Lilás

Dicas para a REDAÇÃO

  • Leia bastante, estude os temas da atualidade: aplique conceitos/ argumentos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do comentário crítico.
  • Demonstre domínio da norma culta da língua escrita.
  • Organize um breve brainstorming antes de começar seu texto: selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões, argumentos em defesa de um ponto de vista. Coloque tudo isso num rascunho e comece sua redação!
  • Antes de passar para a folha oficial: releia o texto com atenção e faça as correções necessárias. Fique atento à pontuação, à grafia das palavras e ao uso dos articuladores. Lembre-se: um articulador mal empregado pode mudar todo sentido da ideia.

Ansiedade no dia da prova?

Estique-se!

  • Alongue seu corpo (principalmente a região da cervical) antes, durante e após a prova. O alongamento contribuirá com a redução da tensão e ativará a circulação sanguínea, fazendo com que alivie o estresse e a ansiedade.


Hidrate-se!

  • Beba bastante água no dia da prova. Principalmente se a temperatura estiver muito alta.
  • Lembre-se: as salas de aula da Universidade Feevale são climatizadas.

Prova de Redação

REDAÇÃO

Para a Prova de Redação, serão apresentadas duas propostas. O candidato deverá escolher uma, para desenvolver o seu texto sob forma de comentário crítico. Ao desenvolver o comentário crítico, o candidato deverá observar os seguintes itens:
1. dar um título a seu texto;
2. não deixar nenhuma linha em branco após o título do texto;
3. respeitar margens e parágrafos;
4. escrever com letra de tamanho regular e legível;
5. evitar rasuras;
6. escrever seu texto a caneta (tinta azul ou preta);
7. ocupar apenas as linhas pautadas da página. 


CRITÉRIOS BÁSICOS PARA A AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO


O texto será avaliado segundo as seguintes competências:
1. demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
2. compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, observando os limites estruturais do comentário crítico;
3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5. elaborar, quando for o caso, proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.


Será atribuída nota 0 (zero) à redação que:

1. não aborde uma das propostas;
2. não seja um texto argumentativo;
3. tenha menos de 15 linhas;
4. apresente letra ilegível;
5. seja feita a lápis;
6. seja escrita em língua estrangeira;
7. apresente texto com frases soltas, sem adequada relação entre as partes e sem a utilização dos recursos linguísticos necessários ao desenvolvimento coerente do tema em forma de comentário crítico.

Programas Prova Objetiva

ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

As questões referentes à Área de Língua Portuguesa buscam avaliar as competências de leitura, compreensão e interpretação de textos de diversos gêneros. 

a) Interpretação: compreensão global do texto, significação contextual de trechos e palavras do texto, inferências, função de elementos coesivos 
b) Estruturação do texto e dos parágrafos 
c) Variedades de texto e de linguagem

A abordagem dos aspectos da chamada gramática tradicional leva em consideração

a) Acentuação (consoante ao sistema oficial vigente)
b) Discurso direto e indireto 
c) Estrutura e formação de palavras 
d) Flexão nominal e verbal
e) Frase, período, oração 
f) Funções e empregos das classes de palavras
g) Pontuação, regência e concordância
h) Processos de coordenação e subordinação 
i) Relações entre fonema e letra

As questões referentes à Área de Literatura buscam avaliar o conhecimento dos momentos significativos da Literatura Brasileira mediante interpretação, reflexão e contextualização das obras indicadas, como a materialidade estética do contexto histórico-cultural e das escolas literárias às quais pertencem.


OBRAS EXPLORADAS

Livros
ALMINO, João de. Cidade Livre (Brasil)
PEPETELA. Mayombe (Angola)

Filme
Faroeste Caboclo
Direção: René Sampaio


REFERÊNCIAS

CAMPEDELLI, Samira Y.; SOUZA, Jésus B. Literaturas brasileira e portuguesa. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Literatura brasileira. São Paulo: Atual, 2009.
ABAURRE, Maria Bernadete; ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela. Moderna Plus Gramática. São Paulo: Moderna, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Português Língua e Cultura. Curitiba: Base Editoral, 2013.
INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2005.
NICOLA, José de. Painel de literatura em língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2011.
TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. São Paulo: Scipione, 2011.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

  • Características gerais dos seres vivos; níveis de organização dos seres vivos; origem da vida; os vírus.
  • Composição química das células: água e sais minerais, glicídios e lipídios, proteínas, ácidos nucléicos, vitaminas.
  • Organização celular dos seres vivos: estrutura e funcionamento da célula, célula procariota e eucariota, membranas celulares e entrada e saída de substâncias, citoplasma e organelas celulares, núcleo e suas funções, divisão celular.
  • Metabolismo celular: respiração celular, fotossíntese, quimiossíntese, reações do metabolismo, DNA e sua replicação, código genético, síntese de RNA, síntese de proteínas.
  • Histologia: tecidos animais, tecidos vegetais.
  • Diversidade dos seres vivos: classificação dos seres vivos, os cinco reinos da natureza, histologia e fisiologia vegetal comparada, histologia e fisiologia animal comparadas.
  • Anatomia e fisiologia humana: homeostase e proteção, nutrição e digestão, circulação, respiração, excreção, sistema nervoso, sistema endócrino, sentidos, reprodução e desenvolvimento embrionário.
  • Genética: conceitos básicos de genética, primeira Lei de Mendel, segunda Lei de Mendel, polialelia, herança ligada ao sexo, interação gênica, biotecnologia.
  • Evolução biológica: evidências da evolução, teorias evolucionistas.
  • Ecologia: ecossistema, população, comunidade, cadeia, teia e pirâmide, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas, sucessões ecológicas, desequilíbrios ambientais, poluição, biosfera e suas divisões, regiões fitogeográficas do Brasil.
  • Matéria, estados físicos da matéria, mudanças de estado físico, substâncias puras, misturas, processos de separação de misturas, fenômenos físicos e químicos.
  • Estrutura atômica: modelos atômicos, átomo, elemento químico, número atômico, número de massa, isótopos, íons, configuração eletrônica nos níveis e subníveis de energia do átomo e do íon.
  • Classificação periódica dos elementos – grupos ou famílias e períodos, relação entre a posição na tabela e a configuração eletrônica, principais propriedades periódicas (energia de ionização, raio atômico, eletronegatividade, caráter metálico e ametálico).
  • Ligações químicas – ligações interatômicas, polaridade das ligações e moléculas, geometria molecular, ligações intermoleculares.
  • Funções inorgânicas – processos de ionização e de dissociação iônica (teoria de Arrhenius); classificações, propriedades gerais e nomenclatura; principais reações químicas.
  • Reações químicas – equações químicas; reações de síntese, análise, deslocamento e dupla troca; reações de oxirredução: número de oxidação, oxidação, redução, oxidante e redutor, balanceamento.
  • Cálculos estequiométricos – massa atômica e massa molecular, mol, número de Avogadro, massa molar e volume molar; determinação de fórmulas mínimas, percentuais e moleculares; relações quantitativas para espécies químicas; relações quantitativas ponderais e volumétricas em reações químicas.
  • Soluções – conceito; classificação quanto ao estado físico, à natureza da partícula dispersa, à proporção entre soluto e solvente e à solubilidade; curvas de solubilidade; cálculos de concentração em g/L, mol/L e porcentagem em massa e volume; diluição e mistura de soluções.
  • Termoquímica – reações exotérmicas e endotérmicas; entalpia; fatores que influem na variação de entalpia de reações; calor de reação; cálculos da variação de entalpia pela lei de Hess e pelas entalpias de ligação.
  • Cinética química – velocidade das reações químicas e fatores que influem na velocidade das reações.
  • Equilíbrio químico – conceito de equilíbrio, deslocamento do equilíbrio, equilíbrio iônico, pH e pOH, produto de solubilidade.
  • Cadeias carbônicas.
  • Funções orgânicas: identificação, nomenclatura e determinação de fórmulas moleculares e estruturais planas de hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas e haletos orgânicos; propriedades físicas e aplicações.
  • Reações orgânicas.
  • Isomeria plana e espacial.
  • Cinemática: unidades de medida. Estudo dos movimentos: movimento relativo, velocidade média e instantânea, movimento retilíneo e uniforme (MRU), aceleração, movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), movimento de queda livre (MQL), representação gráfica dos movimentos.
  • Dinâmica-Força: as três leis de Newton, equilíbrio, força de atrito, representação vetorial de forças, movimento circular uniforme (MCU), movimento dos planetas, gravitação universal, trabalho de uma força, potência, energia cinética, energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, conservação de energia, impulso e quantidade de movimento, conservação da quantidade de movimento.
  • Hidrostática: pressão. Pressão atmosférica, pressão nos líquidos, empuxo, princípio de Arquimedes.
  • Calor e termodinâmica: temperatura e termômetros, dilatação térmica, comportamento dos gases, equação de estado de um gás ideal, calor, calorimetria, transferência de calor, mudanças de fase, máquinas térmicas.
  • Eletricidade e magnetismo: processos de eletrização, carga elétrica, campo elétrico, corrente elétrica, efeitos da corrente elétrica, magnetismo, campo magnético gerado por carga elétrica em movimento, indução eletromagnética.
  • Movimento ondulatório: o pêndulo simples, propagação de uma onda, ondas sonoras, reflexão; refração e difração de uma onda, propagação e reflexão da luz, espelhos e imagens, lentes, ondas eletromagnéticas.
  • Física moderna: teoria da relatividade. Física quântica, radioatividade, fusão e fissão nuclear.
  • Conjuntos: relações de pertinência, inclusão, conjuntos numéricos, operações com conjuntos e propriedades, intervalos; o conjunto dos números complexos: definição, representações algébricas e trigonométricas, operações e módulo.
  • Números reais: operações aritméticas e de radiciação sobre números inteiros e fracionários, múltiplos e divisores. Razões e proporções, grandezas proporcionais, regra de três, porcentagem.
  • Relações e funções: conceito de relação e função, domínio, contradomínio e imagem, tipos de funções, função inversa, função composta, interpretação de gráficos, gráficos de relações e funções, funções crescentes e funções decrescentes, função afim, função quadrática.
  • Função exponencial: conceitos, gráficos e propriedades, equações e inequações exponenciais.
  • Função logarítmica: conceito, gráficos e propriedades, mudança de base, equações e inequações logarítmicas, propriedades operatórias dos logaritmos, sistemas de logaritmos decimais e naturais.
  • Funções trigonométricas: conceito, gráficos e propriedades, relações entre os valores das funções trigonométricas de um mesmo arco, redução ao 1º quadrante, funções trigonométricas da soma e da diferença de arcos, funções trigonométricas de arco duplo e do arco metade, equações e inequações trigonométricas, funções trigonométricas circulares inversas, valores e definição, resolução de triângulos retângulos e quaisquer: lei dos senos e dos cossenos.
  • Sequência e progressões: definição, termo geral, propriedades, soma dos termos de progressão aritmética e geométrica.
  • Matrizes, determinantes e sistemas lineares: conceito e operações com matrizes, conceito e propriedades dos determinantes, cálculo do determinante de uma matriz quadrada, sistemas de equações lineares.
  • Geometria plana. Figuras básicas: retas, semirretas, segmentos de reta, ângulos, triângulos, polígonos, círculo e circunferência, áreas e perímetro das figuras planas, relações métricas no triângulo retângulo e no círculo.
  • Geometria espacial: poliedros, prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas, superfície lateral e total; volume, equivalência entre volumes e capacidade.
  • Geometria analítica: coordenadas cartesianas no plano, distância entre dois pontos, problemas relativos à reta, problemas relativos à circunferência, intersecção da reta e circunferência.
  • Análise combinatória: arranjos, permutações e combinações simples.
  • Binômio de Newton: desenvolvimento e cálculo do termo geral.
  • Polinômios: expressões algébricas, graus, operações aritméticas, valor numérico, frações polinomiais, produtos notáveis, fatoração, simplificação, equações e inequações do 1º e 2º graus, sistemas de equações lineares: problemas.

REFERÊNCIAS

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna: volume único. 4. ed. São Paulo, SP: Moderna, 2006.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Volume 1, 2 e 3. 3ª ed. São Paulo, SP: Moderna, 2009.
AMALDI, Ugo. Imagens da Física. São Paulo: Scipione, 1995.
BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. São Paulo: Ática, 2011.
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Volume único. São Paulo: Moderna, 2001.
GIOVANNI, José Ruy, BONJORNO, José Roberto; JR GIOVANNI, José Ruy. Matemática Fundamental: uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2011.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto. Matemática. São Paulo: Atual, 2007.
LAURENCE, J. Biologia: ensino médio. Volume único. São Paulo: Nova Geração, 2005.
LEMBO, Antonio. Química – realidade e contexto. Coleção de 3 volumes. São Paulo: Ática, 2004.
LINHARES, Sérgio de Vasconcellos; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: ensino médio. Volume único: com questões de vestibular e do Enem. São Paulo, SP: Ática, 2008.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. Coleção de 3 volumes. São Paulo: Ática, 2004.
LINHARES, Sérgio; GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia. Volume único. São Paulo: Ática, 2007.
LOPES, Sônia Godoy. Bio: volume único. 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2009
COPELLI, Anna Cecília; GONÇALVES FILHO, Aurélio; TOSCANO, Carlos; BAROLLI, Elisabeth; SILVA, Isilda Sampaio.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: eletromagnetismo. 4. ed. São Paulo, SP: Edusp, 2000.
GASPAR, Alberto. Física 1: mecânica. 1. ed. São Paulo, SP: Ática, 2000.
GASPAR, Alberto. Física 2: ondas : óptica : termodinâmica. 1. ed. São Paulo, SP: Ática, 2000.
GASPAR, Alberto. Física 3: eletromagnetismo, física moderna. 1. ed. São Paulo, SP: Ática, 2000.
GIOVANNI, José Ruy,; BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. Matemática completa: ensino médio : volume único. São Paulo, SP: FTD, 2002. 592 p. ISBN 8532248276.
LOURENÇO, Marcia; SILVA, Ana Paula Ern da. Matemática Elementar: lembrando e exercitando. 2ª edição. Novo Hamburgo, RS. Feevale, 2014. ISBN 978-85-7717-165-1. Disponível em: < Matemática Elementar: Lembrando e Exercitando - 2ª edição > Acesso em: 16 set. 2015.
PAULINO, Wilson Roberto. Biologia: volume único. 10. ed. São Paulo, SP: Ática, 2009.
PEZZI, Antonio Carlos; GOWDAK, Demétrio; MATTOS, Neide Simões de. Biologia. Volume único. São Paulo: FTD, 2010.
REIS, Martha. Completamente Química. Coleção de 3 volumes. São Paulo: FTD, 2001.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos e MÓL, Gerson de Souza. (coord.). Química e Sociedade. Volume único. São Paulo:
Nova Geração, 2005.
SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR, Nelson. Biologia. Volume único. 5ª Edição. São Paulo:
Saraiva Didático, 2011.
PERUZZO, Tito Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. Volume Único. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2007.
USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. Coleção de 3 volumes. São Paulo: Saraiva, 2005.

ÁREA SÓCIO-HISTÓRICA

  • História e cultura indígena.
  • A conquista da América e do território Brasileiro.
  • História colonial da América e do Brasil.
  • Renascença.
  • Revolução Francesa e período napoleônico.
  • Iluminismo e crise do Antigo Regime.
  • Brasil: sociedade mineradora e crise do sistema colonial.
  • Independências no continente americano.
  • Brasil: presença da família real e o processo de independência.
  • Democracia, liberalismo, socialismo e nacionalismo.
  • Brasil monárquico: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado.
  • História africana e escravidão: luta abolicionista e cultura afro-brasileira.
  • Ciência e cultura nos séculos XIX e XX: novas tecnologias, meios de comunicação e arte.
  • Imperialismo: neocolonialismo e as lutas pela independência na Ásia e na África.
  • Brasil republicano: organização do novo regime e política do café com leite
  • Revolução Russa.
  • Crise de 1929 e suas repercussões.
  • Contexto das duas grandes guerras mundiais.
  • Mundo pós-guerra e a formação dos blocos: capitalista, comunista e Terceiro Mundo.
  • Guerra Fria e conflitos regionais: Coreia, Cuba, Vietnã, África, Oriente Médio.
  • Populismo na América Latina e Era Vargas.
  • Brasil: da redemocratização do país às reformas de Goulart.
  • Ditaduras Civis-Militares na América Latina.
  • Nova República.
  • Queda do muro de Berlim e o fim da URSS.
  • Organização política, cultural e econômica mundial pós-Guerra Fria.
  • A Terra: rotação e translação, processos e consequências.
  • Atividade industrial do mundo.
  • Geografia física (clima, relevo, geologia, hidrografia, vegetação)
  • Elementos de cartografia.
  • Geografia política e econômica. 
  • Demografia.
  • Principais conceitos de geografia: ambiente, espaço geográfico, lugar, paisagem e território.
  • Questão ambiental no Brasil e no mundo.
  • Recursos naturais e energia.
  • Divisão regional do Brasil: macrorregiões e regiões geoeconômicas.
  • Rio Grande do Sul: questões histórico-geográficas.
  • Urbanização, conceitos e processos demográficos. 
  • Globalização e questões da atualidade.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIOGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 2ª edição. São Paulo: FTD, 2016.
BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio; LUCCI, Elian Alabi. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Vol. Único. São Paulo: Saraiva, 2012.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.
GUIMARÃES, Raul Borges; TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina. Conexões - Estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2016.
KUHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre, RS: Leitura XXI, 2011.
MENDES, Ivan Lazzari; TAMDJIAN, James. Geografia. São Paulo: FTD, 2007.
MENDONÇA, Francisco. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2005.
MOREIRA, Igor Antonio Gomes. O espaço rio-grandense. 5. ed. São Paulo, SP: Ática, 2003.
MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil – Espaço geográfico e globalização. 3ª edição. São Paulo: Scipione, 2016.
VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. 2ª edição. São Paulo: Ática, 2013.
VICENTINO, Bruno; VICENTINO, Cláudio. Olhares da História – Brasil e Mundo. São Paulo: Scipione, 2016.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. História do século XX. 2. ed. Porto Alegre, RS: Novo Século, 2000.
Obs.: aconselha-se a leitura de revistas, jornais e sites de notícias.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Língua Inglesa / Língua Espanhola
As questões de Língua estrangeira visam à compreensão textual. Para tal, os conteúdos relacionados a seguir serão abordados a partir da leitura, da análise e da interpretação.

Análise e interpretação
  • Identificação do tema central e das diferentes ideias dos textos propostos.
  • Estabelecimento de relações entre as diferentes ideias dos textos.
  • Identificação de elementos que indiquem lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, consequência e comparação. 

Estudo do vocabulário
  • Significado de palavras e expressões.
  • Semelhanças e diferenças de significado de palavras e expressões nas L1 e L2.

Aspectos gramaticais
  • Flexão do nome, do pronome, do artigo.
  • Flexão do verbo (modo, tempo, número, pessoa, voz).
  • Concordância nominal e verbal.
  • Nexos (preposição, conjunção).

REFERÊNCIAS


LÍNGUA INGLESA
GUANDALINI, Eiter Otávio. Técnicas de leitura em inglês: ESP- English for Especific Purposes : estágio 1. São Paulo, SP Textonovo, 2002. 111 p. 
MURPHY, Raymond; SMALZER, William R. Grammar in use intermediate: with answers : self- study reference and practice for students of english. 2nd [S.l.]: Cambridge University Press, 2000. ix, 341 p.
MURPHY, Raymond. Basic Grammar in use: answer key. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1996. 25 p. 
MURPHY, Raymond. English grammar in use: a self-study reference and practice book for intermediate students: with answers. 2 ed. New York, USA: Cambridge University Press, 2003.
SOUZA, Adriana Grade Fiori; ABSY, Conceição A.; COSTA, Gisele Cilli da; MELLO, Leonilde Favoreto de. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo, SP: Disal, 2005. 151 p. 
WATKINS, Michael; PORTER, Timothy. Gramática da Língua Inglesa. São Paulo: Ática, 2001.
WHEELDON, Sylvia; CAMPBELL, Colin; MATTOS, Airton Pozo de. Achieve. New York, USA: Oxford University Press, 2009.

LÍNGUA ESPANHOLA
BAPTISTA, Livia Radis. Español Esencial. Volume Único. São Paulo: Santillana Brasil, 2012.
FANJUL, Adrian Pablo. Gramática de español - Paso a paso. 2. ed. São Paulo: Santillana Brasil, 2011.
GONZÁLES H., Alfredo. Conjugar es fácil. Madrid: Ed. Edelsa, 1997.
GONZÁLES H., Alfredo. Curso Práctico de Gramática. Madrid: Ed. Edelsa, 1995.
MILANI, Esther Maria. Gramática de espanhol para brasileiros – Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2011.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española. 22. ed. Madrid: Espasa Calpe, 2001.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
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Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

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