Pró-reitoria de Ensino | PROEN | Universidade Feevale

Pró-reitoria de Ensino | PROEN

Pró-reitora de Ensino
Profa. Me. Angelita Renck Gerhardt

Coordenação Pedagógica 
Profa. Lucia Hugo Uczak 

Gerência de Processos Acadêmicos 
Maiara Fernanda da Silva Bauer 

Coordenação de Registro Acadêmico 
Cáren Maria da Rosa Rinker 
A Pró-reitoria de Ensino está focada no desenvolvimento e organização das atividades acadêmicas. A ela compete supervisionar, coordenar, fomentar e controlar as atividades desenvolvidas no ensino de graduação presencial e a distância. Através de suas ações, implementa o Projeto Institucional Pedagógico, os Projetos Pedagógicos dos cursos superiores e contribui para o cumprimento do Regimento da Feevale. Considerando a missão institucional, a Pró-Reitoria de Ensino desenvolve programas na área acadêmica para atender as especificidades do contexto local e regional, bem como para promover a excelência acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Tal concepção objetiva ultrapassar as práticas universitárias tradicionalmente adotadas, assumindo o desafio de tratar equilibradamente tanto os pressupostos da ciência e da tecnologia, quanto as necessidades do homem e da sociedade. Dessa forma, torna-se possível dar sentido e significado aos conhecimentos desenvolvidos na esfera acadêmica, visando contribuir efetivamente com o avanço científico, tecnológico, social e cultural.

Resoluções

2015

Resolução Nº 17/2015 - Criação do Comitê de Acessibilidade

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Resolução Nº 19/2015 - Conselho de Ensino

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2014

Resolução Nº 10/2014 - Estágio de docência dos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

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Resolução Nº 12/2014 - Extinção de Cursos de Graduação

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2013

Resolução Nº 01/2013 - Alteracão Intercâmbio

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Resolução Nº 04/2013 - Aluno Ouvinte PROPAD - PROEN

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Resolução Nº 09/2013 - Exercício Domiciliar

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2010

Resolução Nº 62/2010 - Procedimentos para Estágio de Docência

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2006

Resolução Nº 40/2006 - Encaminhamento de TCC à Biblioteca

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Resolução Nº 43/2006 - Normas para acadêmicos que integram representação desportiva nacional

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2004

Resolução Nº 30/2004 - Revisão Avaliação Complementar

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Políticas

Políticas da graduação

  1. Formar acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento;
  2. oferecer programas de ensino, articulados à pesquisa e à extensão, a partir das demandas da região e do país;
  3. criar condições para que os princípios que regem o ensino na Feevale orientem as práticas pedagógicas no conjunto das disciplinas; 
  4. desenvolver estratégias e qualificar docentes para o desenvolvimento de práticas inter e transdisciplinares, de modo integrado às práticas disciplinares;
  5. contribuir com a qualificação do sistema educacional da região através da formação de profissionais da educação;
  6. desenvolver programas pedagógicos e de ação afirmativa que objetivem a ampliação do acesso  dos alunos nos cursos de graduação;
  7. incrementar as condições de permanência no ensino de graduação, ampliando o número de conclusões;
  8. estimular a ampliação e o fortalecimento da cooperação e do intercâmbio interinstitucional; 
  9. desenvolver processo contínuo de avaliação interna e externa tendo em vista a permanente adequação dos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação; 
  10. estimular a contínua formação pedagógica dos docentes da  Feevale, bem como sua qualificação em nível de Mestrado e Doutorado; 
  11. fomentar o processo de qualificação, em nível superior, dos colaboradores que desenvolvem atividades de apoio ao ensino; 
  12. promover permanentemente a integração entre os diversos cursos;
  13. estimular os estudos tendo em vista a proposição de novas formas de seleção para ingresso nos cursos de graduação,  fomentando a permanente divulgação dos cursos oferecidos pela  Feevale;
  14. implementar práticas avaliativas integradas ao processo de avaliação institucional, tendo em vista subsidiar o processo decisório no que tange ao ensino e à aprendizagem;
  15. atualizar e expandir permanentemente o acervo de títulos, periódicos e sistemas de informatização, bem como estimular a participação da Feevale em redes consorciadas de bibliotecas;
  16. estimular permanentemente a publicação de trabalhos científicos, técnicos e culturais realizados pelos docentes e discentes.

Políticas da pós-graduação

  1. Formar profissionais de alto nível para a pesquisa e para o exercício profissional nas áreas de trabalho não-acadêmicas;
  2. promover o aumento do número de mestres e doutores, através da proposição de programas de Pós-graduação Stricto Sensu, capacitando docentes e pesquisadores para atender às demandas das IES;
  3. estimular a promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade e região de abrangência;
  4. estimular a avaliação continuada, interna e externa, como instrumento de construção de excelência em pesquisa, ensino e extensão;
  5. fomentar o financiamento compartilhado, através da articulação com instituições públicas, privadas e públicas não-estatais;  
  6. qualificar a Feevale junto à comunidade e aos órgãos de fomento nacionais e internacionais de pesquisa;
  7. estimular a produção científica;  
  8. fortalecer o compromisso Institucional da Pós-graduação com o conjunto do sistema de ensino superior, intensificando os processos de qualificação, modernização e renovação do ensino; 
  9. fomentar a cooperação interinstitucional nos planos regional, nacional e internacional; 
  10. estimular a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, com a finalidade de democratizar o acesso à Pós-graduação e promover o intercâmbio entre pesquisadores; 
  11. expandir gradativamente o acervo de periódicos científicos e o acesso a bases de dados especializadas; 
  12. apoiar o desenvolvimento de grupos e projetos de pesquisa e formação que articulem as dimensões disciplinar e interdisciplinar;
  13. avaliar áreas de oferta da modalidade lato sensu, considerando sua integração com o desenvolvimento regional, com o ensino de graduação, com a pesquisa e com a extensão.