Formaturas | Universidade Feevale

Formaturas

Formaturas Feevale

A colação de grau é um dos momentos mais esperados na vida acadêmica.

Trata-se da conclusão de um ciclo tão sonhado pelos nossos alunos e simboliza a entrega de novos profissionais tecnólogos, licenciados ou bacharéis, aptos a aturem no mercado de trabalho.

Nosso graduado conclui o curso com a chancela Feevale, que está entre as universidades mais inovadoras do país. E o nosso papel, enquanto Universidade, é garantir a esses alunos um ensino de qualidade, com uma estrutura de ponta, fomentando o empreendimento, o desenvolvimento local e a inovação, com ensino humanizado.

Abaixo estão relacionados os tipos de colação de grau:

SOLENE: formato de cerimônia que exige maior formalidade, ocorre no Teatro Feevale, com o uso de toga, ao final da semana o nos fins de semana. Após a organização dos agrupamentos e sorteio de datas, cujos detalhes são informados por e-mail aos formandos com solicitação de colação de grau, as turmas passam a se organizar com: a eleição da comissão de formatura, contratação da produtora – seguindo regras pré-definidas pela instituição que tem autonomia constitucional em seus processos - , definição de orador(a), juramentista, paraninfo(a) e homenageados(as).

Obs.: para a organização dos agrupamentos são seguidos os seguintes critérios: número de formandos, afinidade, coordenações e instituto. Além disso, cursos que são ofertados nos períodos diurnos, noturnos e Fisem, presencial ou digital, são considerados como um único curso.

Todas as definições e processo de organização são orientados na Reunião Geral, que ocorre em meio ao período de solicitação de colação de grau. Dessa forma, os formandos que tem dúvida quanto a escolha da forma de colação de grau (solene ou gabinete) podem realizar questionamentos e entender o processo, para realizar a solicitação na modalidade correta.

GABINETE: formato de cerimônia formal, porém sem a necessidade de uma organização ao longo do semestre. A instituição agenda uma data, normalmente ao longo da semana. No caso de impossibilidade de comparecimento, o(a) formando(a) deve apresentar uma procuração registrada em cartório, para que outra pessoa o(a) possa representar. Diferente da solene, essa cerimônia não envolve discursos de paraninfos e oradores, não exige o uso de toga e não necessita da contratação de produtora. Informações sobre horários, datas e local são encaminhadas por e-mail.

IMPORTANTE – SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU:

Reforçamos que o processo de formaturas inicia quando aberto o período de solicitação de colação de grau, que é divulgado nas redes sociais da Instituição e é enviado por e-mail a todos os possíveis formandos de cada semestre e trimestres. Esse procedimento é de suma importância para o fechamento do processo acadêmico, que segue em aberto enquanto não solicitada a colação de grau, não podendo ocorrer a cerimônia. Formandos tanto dos cursos presenciais como dos cursos digitais, em que o curso segue ofertado em trimestres acadêmicos, devem cumprir o prazo estabelecido.

Para tanto, é preciso cumprir e cadastrar com antecedência as horas complementares. Estas devem ser deferidas pela coordenação do curso, para que então seja possível realizar a solicitação de colação de grau. Aqueles que não possuem suas horas fechadas devem aguardar o próximo semestre para solicitar a colação de grau.


REGRAS - FOTÓGRAFOS PARTICULARES

Os fotógrafos particulares poderão cobrir as formaturas mediante a utilização de um crachá disponibilizado em nosso site, logo abaixo do texto. Cada fotógrafo ou formando deve providenciar a impressão do mesmo.

Os fotógrafos podem fazer o registro fotográfico dentro das dependências do Teatro somente do local em que estiverem sentados. Não será permitida a circulação de fotógrafos enquanto estiver ocorrendo a cerimônia.

Obs.: Esta regra se aplica a qualquer pessoa que possua equipamento fotográfico profissional, caso contrário não será permitida a cobertura fotográfica.


LEGISLAÇÃO

A Colação de Grau de curso de Graduação segue o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/1996), do Decreto nº 5.786/2006, do Parecer CNE/CES nº 282/2002, da Lei nº 9.131/1995 e portarias MEC/SESU afins.

A colação de grau, ou formatura é um ato acadêmico, previsto em lei como etapa final da formação de todo o(a) estudante do ensino superior. A solenidade de colação de grau segue protocolo legal para validade jurídica do processo, como pré-requisito para emissão do diploma aos graduados, conforme a legislação vigente.

Assim, a solenidade de colação de grau segue estritamente o previsto em lei, envolvendo apenas os graduandos e as autoridades presentes na mesa oficial, os quais devem assinar a ata da solenidade. Para que seja válida para emissão do diploma, a solenidade segue estritamente o previsto em ata.

Não há previsão de inserção de pessoas que não as legalmente previstas na cerimônia, pois trata-se de ato acadêmico e, portanto, voltado especificamente aos graduandos, paraninfo(a), professores(as) homenageados e autoridades acadêmicas com poderes para realizar o ato de colação de grau.

Dessa forma, em atendimento aos preceitos legais, a Feevale, não permite a integração à cerimônia, com ou sem fala, de pessoas não previstas na ata de colação de grau.

Já conhece os benefícios como Graduado Feevale?

Juramentos

Acesse o juramento do seu curso de graduação, os mesmos estão separados pelo Instituto Acadêmico.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.