Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

O Programa conta com laboratórios disponibilizados para dar suporte ao funcionamento do Curso, ligados: 
  1. ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET);
  2. ao Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA); 
  3. e ao Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA).
Entre os laboratórios disponíveis, citam-se os que mantêm os equipamentos mais importantes para o desenvolvimento do curso, salientando que a criatividade está vinculada à natureza interdisciplinar dos cursos de pós-graduação stricto sensu, conforme é explicitado a seguir. Além dos laboratórios, destacam-se os núcleos e centros integrados que se vinculam aos laboratórios ou aos grupos de pesquisa. 

Setor de Educação a Distância (EaD)

O Setor de Educação a Distância conta com uma equipe que presta suporte pedagógico, tecnológico e de desenvolvimento de materiais, atendendo professores, tutores e estudantes, tanto virtual quanto presencialmente. A Universidade Feevale disponibiliza aos cursos de graduação e pós-graduação três plataformas de e-learning: o Moodle, o Virtuale (ambiente desenvolvido pela própria universidade) e a plataforma de Blackboard.

Sala de Aula Conectada 

Este laboratório constitui um espaço onde professores e alunos podem obter experiências sobre diferentes modos de ensinar e aprender, por meio do uso de tecnologias em sala de aula, enfatizando a interatividade.

Laboratórios de Fotografia e Estúdio 

Para a prática fotográfica, os discentes têm a seu dispor câmeras (SLR), com lentes objetivas e filmes fotográficos, máquinas compactas digitais e câmeras (SLR) digitais com variadas lentes (macro, teleobjetiva e normal), que possibilitam a produção de fotografias com diferentes alternativas de captação da imagem. A Universidade Feevale também tem um local projetado para receber mostras itinerantes de exposições fotográficas e ou de outras linguagens. Os laboratórios estão divididos em três (03) espaços, todos com condicionador de ar e mobília adequada. São eles: Laboratório de Ampliação e Revelação, Laboratório de Fotografia Digital e Estúdio de Fotografia.

Laboratório de Produção Radiofônica 

Destinado à produção radiofônica. O laboratório é constituído por dois estúdios de gravação, de operação de áudio, sala de produção, redação e sala de aula. Esse laboratório comporta atividades relacionadas ao ensino e permite a participação da comunidade em discussões, por telefone ou do saguão do prédio.

Laboratório de Produção Televisiva e Estúdio de Gravação 

O laboratório possui ambiente e equipamentos adequados para a captação, edição e finalização de imagens; conta, ainda, com equipamentos de DVD e de televisão e um espaço para assistir à apresentação de material audiovisual.

Laboratório de Oratória 

É um espaço para a aprendizagem de técnicas de comunicação verbal e de oratória. 

Museu Nacional do Calçado 

Apoiado por várias entidades regionais e nacionais, o Museu Nacional do Calçado (MNC) tem sua sede no Campus I da Universidade Feevale.
O Museu é um espaço que conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país, mantendo uma exposição permanente de seu acervo, além de promover atividades culturais ligadas à questão do design de calçado e da moda.

Centro de Documentação e Memória Feevale "Luci Therezinha Bridi"

Preserva e organiza a documentação proveniente da ASPEUR, reitoria, pró-reitorias, institutos, cursos, setores bem como de projetos de pesquisa institucionais voltados às comunidades e projetos de extensão da Universidade Feevale. O objetivo do centro é preservar a memória da Universidade Feevale e também disponibilizar aos pesquisadores, à comunidade e aos acadêmicos o acesso a materiais relacionados à história da Instituição e região, assim como à preservação da sua identidade e memória.

Pinacoteca 

A Pinacoteca organiza promoções e divulgações de exposições de comprovado valor cultural. Seu principal objetivo é estabelecer pontes com a comunidade a partir de atividades artísticas, tornando-se um local para a realização de projetos relacionados às Artes Visuais, através da organização de exposições, aquisição de obras para a formação de acervo e preservação do patrimônio cultural ligado à Instituição.

10. Ateliers para ensino de Artes 

Os alunos têm à sua disposição ateliers disponíveis para a execução de trabalhos práticos, caso suas pesquisas necessitem. São eles: 
Atelier 01: Cerâmica, modelagem e escultura 
Atelier 02: Gravura e serigrafia 
Atelier 03: Desenho e pintura 
Atelier 04: Desenho e pintura

Laboratórios dos Cursos de Computação e Design

O curso de Computação mantém 9 laboratórios específicos. Os laboratórios totalizam 163 microcomputadores da marca Dell, com sistema operacional Windows 7 e Linux, além de 5 computadores Apple Mac mini no laboratório 200A1. Em todos os laboratórios estão instalados softwares atualizados em ambos os sistemas operacionais, além de todos os alunos do ICET terem acesso ao programa MSDNAA da Microsoft.
O laboratório 200A1 conta com celulares e tablets, permitindo que os alunos estudem programação móvel. No laboratório 200B, são disponibilizados kits de robótica para uso nas disciplinas de Inteligência Artificial. Os laboratórios de informática possibilitam o acesso à rede acadêmica Feevale e à Internet.  Destaca-se que a rede wireless está disponível nos dois câmpus.

 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.