Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

A maioria das disciplinas deste curso de graduação ocorrem no Câmpus II, que oferece ótimas instalações, contando com salas de aula climatizadas, laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, acesso wireless, além de biblioteca, auditórios, restaurantes, lancherias, bancos, piscina de hidroterapia e academia. Também possui farmácia, videolocadora, salão de beleza, espaço de lazer com puffs e bancos em meio a árvores frutíferas, livraria, tabacaria, Teatro Feevale e a Capela Universitária São João. 

Algumas disciplinas deste curso ocorrem no Câmpus I, que oferece instalações com salas de aula climatizadas, laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, acesso wireless, além de biblioteca, rua coberta, Sala Conectada, auditório, pátio interno arborizado, restaurante, lanchonete, caixa eletrônico, piscinas, ginásios, pista atlética e academia.

Infraestrutura do curso

O Curso de Fotografia busca a interação dos alunos com o mercado de trabalho, oferecendo uma infraestrutura completa de estúdios, laboratórios e equipamentos peculiares a cada atividade prevista.. 

As aulas práticas são realizadas em salas de aula, estúdios fotográficos, laboratórios de informática e computação gráfica, ateleires e laboratórios de fotografia dos Câmpus I e II. Além destes, o curso dispõe de espaços de exposição, como o Espaço Cultural Feevale, junto ao Teatro Feevale, a Pinacoteca, o Espaço Arte Um no Câmpus I e ainda o Espaço Arte Dois, no Câmpus II. 

A seguir confira mais informações sobre estes e outros espaços:

Laboratório Técnico de Fotografia

Local: Sala 105 do prédio Amarelo - Câmpus II

O Curso dispõe de sala específica para área técnica, com equipe e estrutura de apoio às necessidades operacionais e técnicas, que armazenam e gerenciam equipamentos e suprimentos fotográficos, tais como câmeras, tripés para câmeras, baterias, fotômetros, leitores de cartão, etc. Esta equipe de apoio tem a disposição scanners de mesa e de negativos, impressoras, impressoras fotográficas, além de amplo acervo de câmeras fotográficas digitais profissionais e semiprofissionais, câmeras compactas e câmeras analógicas, de diversos modelos e características (totalizando mais de 130 câmeras).

Estúdio de Produção Fotográfica 01 e Estúdio de Produção Fotográfica 02

Local: Salas 201 e 301 do prédio Amarelo - Câmpus II

Os estúdios de produção fotográfica caracterizam-se como amplos espaços de trabalho com fundo infinito, em alto padrão, integrados com ampla gama de equipamentos de iluminação e produção fotográfica: tochas de flash e luz contínua, de potências e características variadas, tripés, girafas e acessórios de iluminação (sombrinhas, lightboxes, refletores, fresnéis, rádio-flashes, entre outros), além de suportes para fundos móveis, mesas de iluminação de objetos, salas de produção de figurino com espelho, birôs de maquilagem, armários de organização, projetor multimídia e computadores. 

Laboratório de Revelação e Ampliação Preto e Branco

Local: Sala 106A do prédio Amarelo - Câmpus II

O laboratório dispõe de espaço propicio para experimentação de técnicas e processos da fotografia preto e branco, possibilitando ao acadêmico autonomia na revelação de seus filmes e na ampliação fotográfica desenvolvimento de técnicas de processamento de filmes em laboratório, processos de cópia em papel, arquivamento e edição. As atividades desenvolvidas no espaço capacitam o discente ao exercício artístico de pesquisa e profissional das atividades de laboratório químico, revelando a aproximação da fotografia com outras linguagens artísticas.

Laboratório de Fotografia

Local: Sala 325/326 - Câmpus I

O Laboratório de Fotografia é um espaço onde teoria e prática convergem nas atividades de captação de imagens, edição e montagem em softwares de finalização de vídeo, bem como processos experimentais e artesanais que se desenvolvem no espaço, composto por um Laboratório de informática, um Laboratório de Revelação e Ampliação Preto & Branco e um Estúdio de Produção Fotográfica, interligados. Através das atividades desenvolvidas neste laboratório, o acadêmico desenvolve habilidades conceituais ligadas à imagem-movimento e suas possibilidades, e qualifica-se para utilizar a captação e montagem em vídeo como ferramenta em suas produções artísticas.

Laboratórios de Computação Gráfica

Local: Câmpus I e II

Tratam-se de laboratórios de informática com softwares específicos, espaços para o desenvolvimento de atividades de tratamento, edição e pós- produção de projetos editoriais com imagens fotográficas.

Atelier 03, 04 e 05: Desenho e pintura e Sala Multiuso

Local: Atelieres – Câmpus I

Os Ateliês 3, 4 e 5 e a Sala Multiuso são salas equipadas para atender as necessidades de produção nestas áreas, possuindo iluminação adequada, espaços para trabalhos em grandes dimensões, tanques e telários para armazenamento de obras, mesas apropriadas para as atividades práticas, espaços para projeções e montagem de instalações e intervenções no espaço arquitetônico.

Laboratório de Produção Televisiva (TV Feevale)

Local: Subsolo do prédio Amarelo – Câmpus II

O Laboratório de Produção Televisiva é responsável pelos programas que vão ao ar no Canal 15 da NET de Novo Hamburgo, chamado TV Feevale. Possui uma infraestrutura de acordo com grandes canais de televisão e inclui 19 programas em sua grade de programação. Os alunos participam ativamente das produções, gravações, edições e de todo processo envolvido, além de utilizarem a estrutura para as atividades práticas necessárias em algumas das disciplinas do Curso.

Espaço Cultural Feevale

Local: Teatro Feevale – 4º andar – Câmpus II

O Espaço Cultural Feevale tem a coordenação do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes – ICHLA e recebe exposições, salões de arte, encontros com artistas e debates sobre arte contemporânea. 
Seu principal objetivo é promover o compartilhamento do fenômeno artístico com a comunidade, através da ocupação dos espaços internos do prédio do Teatro Feevale, por meio da sistematização e gerenciamento de estratégias de ação referentes à realização de projetos relacionados às artes. Estes projetos visam fomentar a reflexão e o debate sobre a arte contemporânea, contemplando uma maior interação entre a instituição Feevale, a comunidade acadêmica, a comunidade local e o público em geral.
No espaço, localizado no 4º andar do Teatro Feevale, no Câmpus II, também ocorrem eventos como intervenções artísticas e performances, projetos de arte–educação e organização de exposições de formandos, etc. 

Pinacoteca Feevale

Local: Câmpus I

A Pinacoteca organiza e promove exposições, salões de arte, encontros com artistas e debates sobre arte contemporânea. Seu principal objetivo é estabelecer pontes com a comunidade, a partir de atividades artísticas, tornando-se um local para a realização de projetos relacionados às áreas de conhecimento das artes, através da organização de exposições, catalogação de documentos para formação de acervo e preservação desse patrimônio cultural ligado à Instituição. No espaço, localizado no Câmpus I da Feevale, também ocorrem eventos como intervenções artísticas e performances, projetos de arte–educação e organização de bancas de graduação (bacharelado) e de pós-graduação. Este espaço pode ser utilizado para montagem de exposições com projetos cenográficos e museográficos realizados pelos acadêmicos do curso de Design de Interiores. Mais informações podem ser obtidas diretamente na página da Pinacoteca

Espaço Arte UM

Local: Hall do Salão de Atos – Câmpus I 

É um espaço destinado a exposições que visam dar visibilidade às atividades desenvolvidas no curso e ampliar a interação desta produção visual com acadêmicos e a comunidade. Os ambientes contam com salas de iluminação direcionada, painéis componíveis e cubos tridimensionais para objetos e projetores.

Espaço Arte DOIS

Local: Cidade dos Contêineres – Câmpus II 

O Espaço Arte Dois está situado na Cidade dos Containers, no Câmpus II da Universidade Feevale. Ele destina-se à divulgação das criações de artistas, designers gráficos e fotógrafos selecionados através de edital, além dos trabalhos de acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico e Fotografia, bem como demais Cursos e Projetos do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA.

Ficou interessado em conhecer mais a instituição? Então agende sua visita à Universidade Feevale pelo telefone (51) 3586 8822, conheça os laboratórios e clínicas e aproveite para bater um papo com o coordenador  do curso. 
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.