Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Infraestrutura

A maioria das disciplinas deste curso de graduação ocorrem no Câmpus I, que oferece ótimas instalações, contando com salas de aula climatizadas, laboratórios e ateliês com equipamentos de alta tecnologia, espaços expositivos, como a Pinacoteca e Espaço Arte UM, acesso wireless, além de biblioteca, rua coberta, Sala Conectada, sala de música, sala de teatro, auditório, pátio interno arborizado, restaurante, lanchonete, caixa eletrônico, piscinas, ginásios, pista atlética e academia.

Infraestrutura do curso

Pinacoteca Feevale

Local: Câmpus I

A Pinacoteca organiza e promove exposições, salões de arte, encontros com artistas e debates sobre arte contemporânea. Seu principal objetivo é estabelecer pontes com a comunidade, a partir de atividades artísticas, tornando–se um local para a realização de projetos relacionados às Artes Visuais, através da organização de exposições, catalogação de documentos para formação de acervo e preservação desse patrimônio cultural ligado à Instituição. No espaço, localizado no Câmpus I da Feevale, também ocorrem eventos como intervenções artísticas e performances, encontro com artistas e debates na área, projetos de arte-educação e organização de bancas de graduação (bacharelado) e pós-graduação (Poéticas Visuais e Design de Superfície)

Atelier 1: Cerâmica, modelagem e escultura

Local: Câmpus I, oficinas

No Atelier 1, situado no Câmpus I da Universidade Feevale, é realizada a modelagem em argila, bem como a transformação da argila em cerâmica, a partir da utilização de fornos cerâmicos específicos. O atelier também está equipado com materiais e ferramentas para o desenvolvimento de esculturas em pedra, madeira, metal, bem como pesquisa de novas possibilidades de construção tridimensional e equipamentos multimídia. Através das atividades desenvolvidas neste local, o acadêmico desenvolve habilidades conceituais, teóricas e práticas ligadas à cerâmica e escultura contemporânea e reflete sobre suas possibilidades expressivas na contemporaneidade.

Atelier 03, 04 e 05: Desenho e pintura e Sala Multiuso

Local: Câmpus I, oficinas

Os Ateliês 3, 4 e 5 e a Sala Multiuso são utilizados nas disciplinas práticas do curso de Artes Visuais, contemplando as áreas da linguagem bi e tridimensional. A sala está equipada para atender as necessidades de produção nestas áreas, possuindo iluminação adequada, espaços para trabalhos em grandes dimensões, tanques e telários para armazenamento de obras, equipamentos multimídia, mesas apropriadas para as atividades práticas, espaços para projeções e montagem de instalações e intervenções no espaço arquitetônico.

Sala Multimídia

Local: Sala 404 - Câmpus I

A Sala 404 possibilita ao acadêmico do Curso de Artes Visuais dialogar com distintos campos de conhecimento, mediante o uso de diversas mídias. As interfaces que atravessam a arte na nossa contemporaneidade são visualizadas neste espaço para uma especialização das artes na sua inter e transdisciplinaridade. A sala abre janelas para outras dimensões das distintas linguagens das artes, sugerindo ao acadêmico formas de articular arte e cultura. 

Sala Multimídia

Local: Sala 409 - Câmpus I

A Sala 409 permite ao acadêmico do Curso de Graduação em Artes Visuais vivenciar em tempo real as exposições de arte contemporânea, arte moderna, clássica e antiga, na medida em que podem ser visitadas online as exposições que estão acontecendo em museus, centros culturais, pinacotecas e galerias do mundo. Os acadêmicos também podem linkar vídeos de suas práticas experimentais visuais, entrevistas e depoimentos, incentivando a atualização de discussões teóricas e conceituais em um contexto de globalização.

Sala de Música

Local: Sala do coral - Câmpus I

O espaço está organizado para o desenvolvimento de atividades envolvendo expressão musical, como o Movimento Coral Feevale. Atende alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Especialização em Música, Arte-educação e Arteterapia e demais cursos que oferecem as disciplinas que envolvem música. Com o intuito de desenvolver atividades que necessitam de proteção acústica e espaço amplo, esta sala caracteriza-se pela especificidade de possibilitar o desenvolvimento de estratégias referentes à educação musical.

Sala de Teatro

Local: Sala 100 - Câmpus I

O espaço está organizado para o desenvolvimento de atividades envolvendo expressão cênica. Atende alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Especialização em Música, Arte-educação e Arteterapia e as atividades do projeto Movimento Teatral.

Laboratório de Fotografia e Vídeo

Local: Sala 325 - Câmpus I

O Laboratório de Fotografia e Vídeo é um espaço onde teoria e prática convergem nas atividades de captação de imagens, edição e montagem em softwares de finalização de vídeo, bem como processos experimentais e artesanais que se desenvolvem com o auxílio de um minilaboratório de fotografia química (p&b). Através das atividades desenvolvidas neste laboratório, o acadêmico desenvolve habilidades conceituais ligadas à imagem-movimento e suas possibilidades, e qualifica-se para utilizar a captação e montagem em vídeo como ferramenta em suas produções artísticas. 

Estúdios de Fotografia

Locais: Salas 201 e 301 do prédio Amarelo (Câmpus II)

A Universidade Feevale conta com dois amplos estúdios para produção de imagens em fotografia, totalmente equipados com recursos profissionais de iluminação, mesas para fotografia de produtos e demais acessórios de tecnologia de ponta, que possibilitam ao acadêmico do Curso de Artes Visuais realizar experimentos e desenvolver a criatividade em fotografia, retratos individuais e de grupos, fotografar adequadamente grandes objetos e obras bi e tridimensionais e realizar produções e encenações individuais e coletivas. Além disto, o estúdio possibilita o desenvolvimento de habilidades técnicas da fotografia profissional, familiarizando o acadêmico com estruturas, práticas e equipamentos para atuação em estúdios fotográficos de grande porte. 

Nos estúdios os alunos aprendem sobre o uso da luz, suas qualidades, possibilidades e aplicações; exercícios com aparelhos fotográficos analógicos, digitais e artesanais, incluindo a prática com diferentes lentes, tripés, rebatedores e acessórios; produção de cenas e performances para a fotografia. Este é, sobretudo, um espaço à disposição da criatividade do acadêmico, voltado às demandas individuais de pesquisa e criação.

Laboratório de Fotografia

Local: Térreo do prédio Amarelo - Câmpus II

O Laboratório de Fotografia é um espaço amplo, completo e equipado com excelência, onde o acadêmico de Artes Visuais desenvolve habilidades ligadas aos processos químicos da fotografia preto-e-branco, fundamentais para o entendimento e aperfeiçoamento da linguagem fotográfica, além do desenvolvimento de processos de experimentação em fotografia.

O laboratório possibilita autonomia para o acadêmico na revelação de seus filmes e na ampliação fotográfica, possibilitando a formação de imagens fotográficas diferenciadas. Além disto, as atividades desenvolvidas capacitam o discente ao exercício artístico de pesquisa e profissional das atividades de laboratório químico, revelando a aproximação da fotografia com outras linguagens artísticas, como a gravura.

Laboratórios de Imagem Digital Phoenix e Pégasus

Local: Câmpus I

Os laboratórios são espaços voltados à criação digital, possibilitando a investigação e o desenvolvimento de trabalhos em novas mídias e tecnologias. Além de complementar a formação da prática e a reflexão artística, oportuniza um amplo conhecimento na área da imagem digital.
Ficou interessado em conhecer mais a instituição? Então agende sua visita à Universidade Feevale pelo telefone (51) 3586 8822, conheça os laboratórios e clínicas e aproveite para bater um papo com o coordenador  do curso.
 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.