Jornada de Estudos: Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

A Jornada de Estudos intitula-se “A Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto” e relaciona-se às atividades do grupo de pesquisa, cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto, coordenado pelas professoras Juracy Ignez Assmann Saraiva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, e Regina Zilberman, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras, da UFRGS.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: profissionais e acadêmicos das áreas de História, Letras, Pedagogia, Artes, Comunicação, Moda, Gastronomia e de outras áreas.

Dias: de 09 a 10 de agosto de 2018.
Horário: 09 de agosto  – das 18h às 22h (quinta-feira)
10 de agosto – das 14h às 20h (sexta-feira)

Local: Universidade Feevale – Câmpus II, prédio Vermelho, Espaço Cosmos, 3º andar
Carga horária: 13 horas.
Certificação: as declarações impressas serão disponibilizadas ao final do evento
Inscrição: as inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail pgprocessos@feevale.br, informando nome completo e instituição do participante. 

Programação

Dia 09/08: noite 


18h - Mesa-redonda. Mediadora:  Juracy Assmann Saraiva
18h10min -  A “voluptuosidade do nada” em Memórias Póstumas de Brás Cubas – Bárbara Seger Zeni (UFRGS)
18h30min - O vestido preto de Sofia: estudando moda e fontes primárias em “capítulo dos chapéus” – Bruna da Silva Nunes (UFRGS)
18h50min - Cultura dramática em Dom Casmurro, de Machado de Assis – Débora Bender (Universidade Feevale)
19h10min - Leitura de Dom Casmurro no Ensino Médio – Tatiane Kaspari (Universidade Feevale)
19h30min - Intervalo para café
20h -  Caracterização de personagens machadianos por meio do vestuário – Cátia Silene Kupssinskü (Universidade Feevale)
20h20min -   Importância da espacialidade na representação de personagens em contos machadianos – Simone Maria dos Santos Cunha (Universidade Feevale)
20h40min - Ficção de Machado de Assis e hibridismo sonoro – Denise Blanco Sant’Anna e Éderson de Oliveira Cabral (Universidade Feevale)
21h -  O culto à juventude em contos de Machado de Assis – Janaína Peixoto (Universidade Feevale)
21h20min -  Debate


Dia 10/08:   manhã


*9h: Reunião do Grupo de Pesquisa “A Ficção de Machado de Assis: Poética e Contexto” e planejamento de atividades futuras de divulgação das produções

*Atividade destinada apenas aos membros do Grupo de Pesquisa


Dia 10/08: tarde


14h -  Mesa-redonda 2.  Mediadora: Regina Zilberman (UFRGS)
14h -  O realismo tensionado: leitura da prosa ficcional machadiana – Antônio Marcos Vieira Sanseverino (UFRGS)
14h20min - No diálogo entre artes, a exposição da teatralidade das ações humanas – Juracy Assmann Saraiva (Universidade Feevale)
14h40min -  A obra de arte total de Machado de Assis – Marcelo Diego (Pesquisador independente)
15h - Debate
15h30min – Intervalo
16h - Mesa-redonda 3. Mediadora: Juracy Assmann Saraiva (Universidade Feevale)
16h -  O começo da ambiguidade em Machado de Assis: “A parasita azul” – Paul Dixon (Purdue University)
16h20min - A “Sereníssima República” – ética e política na última década da monarquia brasileira –  Regina Zilberman (UFRGS)
16h40min -  Debate
17h - Conferência de encerramento  ?  A miscelânea machadiana: os estranhos objetos e criaturas das fábulas morais –  K. David Jackson  (Yale University)
18h -  Debate
18h30min -  Encerramento
18h35min - Visita à Universidade Feevale
20h -  Saída para o jantar

Programação sujeita a alterações.

Documentos

Resumos

Visualizar

Ministrantes

Banner central - Ministrantes

ANTÔNIO MARCOS VIEIRA SANSEVERINO

Professor Associado de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, pesquisador CNPq. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Membro do GT-Literatura e Sociedade, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras, atuando nas seguintes áreas: poesia moderna brasileira; Machado de Assis, ironia, alegoria e sociedade; ensino de literatura.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

ATÍLIO BERGAMINI JUNIOR

Professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado-sanduíche na Yale University (CNPq). Pós-doutorado na Unicamp (Fapesp), com pesquisa sobre a circulação e leitura de romances no espaço transatlântico, entre 1840-1870. Pesquisa principalmente as seguintes entradas: Machado de Assis, história social da escravidão, história cultural, literatura e imprensa do século XIX.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

BÁRBARA SEGER ZENI

Formada em Filosofia pela UFSC. Mestre em Letras pela PUC-RS, na área de Escrita Criativa. Interessada nas áreas de Filosofia da Arte (com ênfase em Filosofia da Literatura), Ontologia, História da Literatura Brasileira, teorias da ficção, teorias do riso e teorias da paternidade. Atualmente faz Doutorado em Letras na área de Escrita Criativa e graduação em Letras Português/Inglês ambos na UFRGS.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

BRUNA DA SILVA NUNES

Licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Literatura Brasileira e doutoranda em Estudos de Literatura pela mesma instituição. Áreas de atuação e interesse: Literatura Brasileira, Teoria Literária, literatura e imprensa no século XIX, prosa machadiana, moda e sua representatividade literária no século XIX.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

CÁTIA SILENE KUPSSINSKÜ

Doutoranda e Mestre (2014) em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Possui graduação em Moda pela mesma instituição (2010).

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

DENISE BLANCO SANT’ANNA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale; Mestre em Educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, coordena o Programa Cultura na Comunidade: música e teatro, o Projeto de Extensão Movimento Coral e o curso de Especialização em Música: Ensino e Expressão, na mesma Universidade. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação musical, canto coral, formação de professores e artística-cultural.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

ÉDERSON DE OLIVEIRA CABRAL

Éderson de Oliveira Cabral, assinatura Éder Cabral, é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade FEEVALE; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Especialista em Língua Espanhola pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; Licenciado em Letras-Português/Espanhol pela UNISINOS. Possui experiência no ensino de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. Tem como área de concentração os seguintes temas: linguagem, atividade de trabalho, cultura, literatura brasileira, contextos específicos e aprendizagem.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

JANAINA PEIXOTO KOWALSKI

Doutorado (em andamento) em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2017). Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2016). Tecnóloga em Cosmetologia e Estética pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2011). Possui pós-graduação em nível de especialização na modalidade Formação para o Magistério Superior em Direito Processual Penal, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2004). Atualmente é professora da Universidade Feevale.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

JURACY ASSMANN SARAIVA

Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, faz parte do grupo Relações Intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa e coordena o GT Teorias da narrativa, da ANPOLL.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

K. DAVID JACKSON

Diretor de Graduação em Português na Yale University. Doutorado na University of Wisconsin-Madison (1973).  Área de interesse: Literaturas Portuguesa e Brasileira; Camões, Machado de Assis, Fernando Pessoa; literatura modernista, vanguardista e inter-artes; Cultura portuguesa na Ásia; etnomusicologia.

Banner central - Ministrantes

LÚCIA GRANJA

Professora de Literatura e Cultura Brasileiras na UNESP (campus de São José do Rio Preto), Livre-Docente em Literatura Brasileira pela UNESP (2016), Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1997), Mestre em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1992), graduada em Letras pela UNICAMP (1986-1989). Mais tarde, realizou três estágios de pós-doutorado: PARIS/VERSAILLES (CHCSC, Université de Versailles à St. Quentin-en-Yvelines, 2012-2013); PARIS (Fondation Maison des Sciences de lHomme/Université Paris VII, Denis Diderot, 2008); LISBOA: Universidade Nova de Lisboa/Instituto Camões (1999). Pesquisadora da obra de Machado de Assis, especializou-se no estudo das crônicas do escritor e das relações entre Literatura e Jornalismo em sua obra. 

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

MARCELO DIEGO

Graduado em Letras, habilitação Português-literaturas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e em Artes, habilitação História da Arte, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestre em Ciência da Literatura, com concentração em Literatura Comparada, pela UFRJ; é mestre e doutor em Espanhol e Português, com concentração em Estudos Luso-Brasileiros, pela Universidade de Princeton. É membro do Grupo de Pesquisa / CNPq “Relações Intertextuais na Obra de Machado de Assis” e da Rede Colaborativa Internacional / Princeton-USP “Raça e Cidadania nas Américas”.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

MARINÊS ANDREA KUNZ

Possui graduação em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e doutorado em Linguística e Letras pela PUC-RS (2004). Foi Diretora do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, na Universidade Feevale, onde é professora titular. Atualmente, atua no Curso de Letras, bem como no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. É autora do livro Mosaico Discursivo: a representação de Jacobina Maurer em textos históricos, literários e fílmicos, além de capítulos de livros e de artigos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Semiótica, Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, narrativa, leitura, cinema e ensino.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

PAUL DIXON

Paul Dixon concluiu o doutorado na University of North Carolina em 1981 e leciona na área da literatura hispano-americana e brasileira na Purdue University, localizada no Estado de Indiana, sendo um estudioso da cultura brasileira e, mais especificamente, da obra de Machado de Assis. Suas publicações sobre Machado de Assis incluem Chocalho de Brás Cubas: uma leitura das Memórias Póstumas; Retired Dreams: Dom Casmurro, Myth and Modernity; Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia; e inúmeros artigos em periódicos dos Estados Unidos e do Brasil.

Banner central - Ministrantes

REGINA ZILBERMAN

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), doutorado em Romanistica - Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1976), e pós-doutorado no University College (Inglaterra) (1980-1981) e Brown University (EUA) (1986-1987). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Lecionou entre 2007 e 2010 na Faculdade Porto-Alegrense e, em 2010, no Centro Universitário Ritter dos Reis. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

SIMONE MARIA DOS SANTOS CUNHA

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade FEEVALE (2018 - Bolsa Taxas CAPES-PROSUP), Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE (2012), Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Professora da Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Mello e do C.M.E.B.Oswaldo Aranha, m Esteio, R.S. No âmbito da pesquisa dedica-se a estudos sobre Machado de Assis e formação de leitores.

Currículo lattes
Banner central - Ministrantes

TATIANE KASPARI

Tatiane Kaspari é doutoranda e mestra em Processos e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale, e graduada em Letras - Português, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas pesquisas voltam-se à análise de aspectos socioculturais em obras literárias. Atualmente, é bolsista PROSUP e participa voluntariamente do projeto "Texto literário: espaço de reflexão crítica e de formação do sujeito", que visa despertar a vocação científica e desenvolver a capacidade leitora de alunos da educação básica.

Currículo lattes
Banner central - Investimento

Investimento

Evento gratuito.

Realização

Coordenação: Profa. Dra. Juracy Ignez Assmann Saraiva.
Promoção: Universidade Feevale - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - Proppex
Organização: Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, Mestrado Profissional em Letras e Grupo de pesquisa do CNPq: Ficção de Machado de Assis: Poética e contexto

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais