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Centro de Documentação Eletrônica

Apresentação

O Centro de Documentação Eletrônica tem como principal objetivo contribuir com o campo de estudos inter e multidisciplinares no Brasil através da construção e disponibilização de um Centro de Documentação Eletrônico, com abordagens da e-ciência, teoria, história e antropologia da arte, sobre temáticas relativas às artes visuais, educação e cultura. 

O projeto está centrado em cinco grandes eixos temáticos – ação educativa, arte contemporânea, práticas simbólicas, arte na escola e, ações emergentes – todos eles articulados pelas problemáticas teóricas da inter e multidisciplinaridade. 

Os quatro grandes eixos de pesquisa visam a: 
a) Ação educativa – documentar pesquisando mediações na Pinacoteca Feevale, assim como em outros espaços culturais e institucionais da região, em um primeiro momento e, do Estado do Rio Grande do Sul, em um estágio posterior. 

b) Arte contemporânea – pesquisar a partir da construção de registros artísticos, que produzam arte contemporânea, tomando como referência aqueles/as que tenham transitado pela Pinacoteca Feevale e Espaço Arte Um. 

c) Práticas simbólicas – pesquisar mediante a documentação sujeitos e grupos culturais, assim como suas práticas e espaços de trabalho, que tenham como meio de expressão uma linguagem artística. 

d) Arte na escola – pesquisar experiências no espaço escolar, visibilizando a organização do material, o processo de ensino-aprendizagem, materiais elaborados e resultados, a partir de relatos e imagens fixas ou em movimento. 

e) Ações emergentes – pesquisar e registrar aquelas/es artistas que produzem arte e /ou ações emergentes a partir das margens ou fora do sistema das artes. 

f) Projetos em design de superfície – pesquisar as distintas linguagens em que se executam os projetos em design de superfície, tanto gráficos, como industriais, artesanais e tecnológicos. 

Partindo do suposto de que o documento faz parte da linguagem da arte contemporânea, a pesquisa está sendo desenvolvida em diferentes contextos contemporâneos, tendo como objeto de investigação os espaços em que se produz arte, tanto institucionais (centros de cultura, ateliers públicos, rua, museus), assim como indivíduos envolvidos em processos de subjetivação artística na região e estado. A proposta está contribuindo para o registro de práticas artísticas, simbólicas e emergentes em uma nova realidade informativa, assim como também para o auxílio interdisciplinar de outros domínios do saber e científicos. Os parâmetros de documentação vêm a contribuir para o exercício e prática interdisciplinar, estruturando a(s) pesquisa(s) e ao(s) pesquisadores rumo a uma atitude de trânsito entre diferentes áreas do conhecimento. 

O CDE contribui também para o desenvolvimento da cooperação cultural, científica e tecnológica, para uma mais ampla difusão das atividades acadêmicas e universitárias. Orienta futuras práticas investigativas a adotarem uma visão multidisciplinar, em uma perspectiva de interlocução eletrônica. 

Mediante a sua pesquisa para a sua realização e desenvolvimento, o CDE visibiliza e dispõe novos fundamentos da arte contemporânea, como suporte para a produção de conhecimento cultural e científico. 

A realização do CDE contribui também para pensar a tecnologia como uma ferramenta para a articulação entre ciência e arte. A experimentação de linguagens tecnológicas como os oferecidas pelo vídeo, a câmera fotográfica e o site, contribuem para à democratização e uso das tecnologias em função de necessidades educativas e científicas. Autoriza ao discente como bolsista ou como usuário do CDE à produção do conhecimento, se apropriando da tecnologia e propondo novas formas de constituição de linguagens e, portanto, de produção de conhecimento.

Apoio


 
 

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