Universidades comunitárias debatem o futuro da educação | Universidade Feevale

Universidades comunitárias debatem o futuro da educação

05/09/2017 - Atualizado 12h55min

Inovação, empreendedorismo e internacionalização são temas de fórum do Comung, que acontece nesta semana, na Universidade Feevale

A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, sedia, nesta semana, o V Fórum de Gestão e Inovação do Comung - O futuro da educação: inovação, empreendedorismo e internacionalização. Realizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o evento é voltado para gestores de instituições de ensino, pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação. Também participam professores, estudantes e pessoas da comunidade interessadas nas temáticas. 

O objetivo das atividades é socializar experiências que envolvem a educação no século XXI, sua relação com a sociedade e a inovação, bem como o desenvolvimento de práticas empreendedoras, com cases nacionais e internacionais de instituições que mudaram seus paradigmas. Com isso, o fórum procura disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo com base em alianças estratégicas no processo de internacionalização. 

A palestra de abertura, por exemplo, contou com Tiago Mattos, futurista, empreendedor, educador, autor e professor de Futurismo do Trans-disciplinary Innovation Program da Universidade Hebraica de Jerusalém. O evento também contacom a presença de nomes importantes do cenário educacional, como Álvaro Prata, secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Paulo Barone, conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Ronald Krummenauer, secretário Estadual de Educação, entre outros.

O Fórum acontece no Salão de Atos do Câmpus II da Feevale. São patrocinadores do evento o Grupo A Educação, o CredIES, a Fundacred e aParalelo 30 Viagens e Turismo. 
 
Confira a programação desta tarde de terça-feira, 5 de setembro
14h - Palestra Transformação digital na gestão de crédito educacional, com Nivio Delgado, diretor-superintendente da Fundacred, e Jonas Queiroz, gerente de TI da Fundacred
14h15min - Palestra A inovação na gestão do Ensino Superior, com Gustavo Hoffmann, do Grupo A Educação
15h15min – Mesa-redonda Startups e empresas tradicionais: empreendedorismo em ação, com José Renato Hopf, fundador da 4all e consultor da Endeavor Brasil; Cesar Leite, presidente da Processor; e Fernando Kreutz, diretor da FK Biotecnologia. Mediação: Evaldo Antonio Kuiava, vice-presidente do Comung e reitor da Universidade de Caxias do Sul
16h45min - Encerramento e avaliação do evento, com Inajara Vargas Ramos, reitora da Universidade Feevale e anfitriã; José Carlos Carles de Souza, presidente do Comung e reitor da Universidade de Passo Fundo; Evaldo Antonio Kuiava, vice-presidente do Comung e reitor da UCS; Carmen Lúcia de Lima Helfer, vice-presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Lia Maria Herzer Quintana, tesoureira do Comung e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp)

Sobre o Comung: integrado por 15 instituições de ensino – entre elas a Universidade Feevale –, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul. As instituições que formam o Comung representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do Estado. O Consórcio oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação para 189.224 mil alunos, atendidos por 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários.

Veja fotos do evento:

V Fórum de Gestão e Inovação do Comung - O futuro da educação: inovação, empreendedorismo e internacionalização
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.