Universidade Feevale lança foto livro A linguagem dos olhos: lentes no Programa Mais Educação | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança foto livro A linguagem dos olhos: lentes no Programa Mais Educação

Obra traz fotografias realizada em escolas públicas durante atividades do Programa Mais Educação

No dia 27 de abril, das 9h15min às 10h30min, na sala 200 B do prédio Lilás do Câmpus II (ERS 239, 2755) da Universidade Feevale, acontecerá o lançamento do foto livro A linguagem dos olhos: lentes no Programa Mais Educação. A obra retrata fotografias registradas durante a execução do projeto de pesquisa Educação Integral entre as práticas de educação no campo social e no espaço escolar, do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do curso de Pedagogia da Feevale.
 
A pesquisa, realizada dentro do Observatório de Educação (Obeduc) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), investigou a educação em tempo integral na escola pública brasileira, mais especificamente em cinco escolas de Novo Hamburgo, participantes do Programa Mais Educação, do Governo Federal. “Em 2015, por meio de uma parceria, alunos do curso de Fotografia da Feevale fizeram o registro de algumas atividades realizadas no programa, além de oferecerem oficinas de fotografia para as crianças que participam da iniciativa. Por meio das oficinas, as crianças registraram o que era o programa para elas, mostrando o seu olhar. Também, os alunos do curso fizeram o making off desses momentos”, explica o coordenador do curso de Fotografia, Luis Henrique Rauber.
 
Além disso, alunos do curso de Design Gráfico foram os responsáveis pela produção gráfica da obra. “Além do resultado físico dessa parceria, que é o foto livro, realizamos a junção entre ensino e extensão associados à pesquisa, numa experiências de indissociabilidade universitária, que possibilitou o encontro de estudantes de pós-graduação com os de graduação, de diferentes áreas, em prol de um mesmo projeto”, explica Dinora Tereza Zucchetti, professora do Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social, do curso de Pedagogia, e líder do projeto de pesquisa.
 
As cinco escolas destacadas no foto livro, representando o projeto de pesquisa, são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), de Novo Hamburgo, Arnaldo Grin, Eugênio Nelson Ritzel, Francisco Xavier Kunst, Jacob Kroeff Neto e São Jacó. O foto livro tem como organizadoras as professoras Dinora Tereza Zucchetti e Dinara Dal Pai, dos Cursos de Fotografia e Design Gráfico. Além disso, conta com a colaboração do professor Luis Henrique Rauber, coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico e de Fotografia da Feevale, além da participação de 13 alunos do curso de Fotografia, três alunos do curso de Design Gráfico, além de Bolsistas da Capes e de Iniciação Científica da Universidade Feevale.

O foto livro impresso será entregue para escolas, equipe e comunidade, com tiragem limitada. Além disso, pode ser baixado gratuitamente em: http://www.trajetos.net.br/a-linguagem-dos-olhos-lentes-no-programa-mais-educacao.

25/04/2016 - Atualizado 16h24min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.