Universidade Feevale e Corsan estreitam relações na área da pesquisa | Universidade Feevale

Universidade Feevale e Corsan estreitam relações na área da pesquisa

09/11/2016 - Atualizado 15h19min
Primeiro workshop entre as duas instituições acontece nesta quinta-feira, no Câmpus II

Durante a Expointer 2016, a Universidade Feevale e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de estimular tratativas para o estabelecimento de ações em conjunto. Nesta quinta-feira, 10 de novembro, as duas instituições realizarão a primeira atividade oriunda da parceria: o I Workshop Feevale-Corsan. O evento se inicia às 8h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), localizado no prédio Lilás, Câmpus II. Os trabalhos contarão com as presenças de técnicos da Corsan, os quais apresentarão áreas específicas da Companhia, e de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e do Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade.

A partir das discussões, serão levantadas as possibilidades de projetos de pesquisa em conjunto, bem como o desenvolvimento e inovação de processos e produtos nas áreas de atuação das duas instituições. A palestra de abertura ficará por conta do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Feevale, João Sganderla Figueiredo. Após, o diretor Técnico da Corsan, Antonio Gomes, também terá uma fala inicial. Confira abaixo a programação:

9h - Análises ambientais - Desafios do monitoramento de efluentes, com a bióloga Ana Lusia Leal, da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (Sitel)/Diretoria Técnica (DTEC)

- Eficiência energética, com o engenheiro Marcio de Aguiar Gomes, da Superintendência de Apoio Operacional (Suaop)/Departamento de Eficiência Energética (DEFE)

10h15min - Gestão de perdas: campo para tecnologia e inovação, com o engenheiro Ricardo Röver, do Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade 

- Aplicação de conversores de frequência em poços, com o engenheiro Henrique Worm, da Superintendência de Tecnologia de Gestão Operacional (Sutego)/Departamento de Gestão Operacional (Dego)

- Lodos de Estações de Tratamento (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com a engenheira Karla Maria Cypriano Pieper, da DTEC

13h - Tratamento de água e de esgoto, com o engenheiro Alexandre Marques da Silva, da Superintendência de Tecnologia de Gestão Operacional (Sutego)/Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DEPDT)

- O Departamento de Ensaios e Apoio Laboratorial (DEAL) e o atendimento às legislações (Portaria 2914/11, Conamas 357/05 e 396/08), com a engenheira Eliane Lemos Santos, da Superintendência de Tratamento (Sutra)/Departamento de Ensaios e Apoio Laboratorial (DEAL)

14h30min - conclusões

14h45min - visita aos laboratórios do Câmpus II

16h30min - encerramento

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.