Universidade Feevale desenvolverá veículo elétrico híbrido | Universidade Feevale

Universidade Feevale desenvolverá veículo elétrico híbrido

01/04/2019 - Atualizado 14h29min

Projeto tem parceria com a Ulbra e com as empresas Agrovec e JSA Engenharia

Na última semana, a Universidade Feevale firmou um acordo de cooperação com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e com as empresas Agrovec e JSA Engenharia, com o objetivo de desenvolver um veículo elétrico híbrido. Além do motor elétrico, o veículo, que será utilizado, prioritariamente, na agroindústria, terá um sistema de combustão por biometano ou biodiesel. O carro será projetado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais

Participaram da solenidade: pela Feevale, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Sganderla Figueiredo e o pesquisador do grupo em Energias Renováveis e Eficiência Energética, Moisés de Mattos Dias; pela Ulbra, o diretor do câmpus Canoas, Leonardo Haerter, e Luiz Carlos Gertz, professor de Engenharia Mecânica; além dos representantes da Agrovec, Claudionor Wingert e Miriam Maristela Mergener, e da JSA Engenharia, Alessandro Sarmento dos Santos. De acordo com o Figueiredo, as parcerias são muito importantes para a Feevale, no sentido de consolidar o Programa de Pós-graduação e pelo impacto social que esse estudo, em específico, pode ter. “A relação socioeconômica, de transformar a ciência em PIB, é muito importante, principalmente para nossos pesquisadores. E não se consegue transferir tecnologia se não se tem a ponta, que é o empresário. Por isso, ficamos muito felizes com essa conexão com outros laboratórios e empresas”, disse o pró-reitor.

Já conforme Leonardo Haerter, a parceria entre as instituições de ensino tem o objetivo de produzir conhecimento. “Nosso grupo de tecnologia automotiva já tem uma grande experiência em veículos automotores, tanto de combustão, quanto elétricos. A ideia é termos acesso a recursos para podermos dar passos um pouco maiores; coisas que, individualmente não conseguimos fazer, mas com parcerias como essa, com a Feevale e com a indústria, será possível. Precisamos unir esforços para continuar viabilizando a pesquisa no Brasil”, afirmou. 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.