Uma semana voltada para o conhecimento científico | Universidade Feevale

Uma semana voltada para o conhecimento científico

24/10/2018 - Atualizado 25/10/2018 13h39min

Inovamundi, evento da Universidade Feevale voltado para a divulgação científica, terá diversas apresentações


O Programa Inovamundi da Universidade Feevale apresenta os resultados dos conhecimentos científicos, tecnológicos e extensionistas de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições.  As atividades acontecerão até o dia 27 de outubro, nos Câmpus I e II, em Novo Hamburgo, seguindo nos dias 30 de outubro e 10 de novembro. 

Para iniciar as atividades, foram realizados três painéis simultâneos na segunda-feira, no Câmpus II da Instituição. Eles contaram com as professoras Angela Terezinha de Souza Wyse, (foto) vencedora do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018;  Maria Angélica Miglino, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP); e Enedina Maria Teixeira, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Programação científica 

Realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi é um grande evento que tem o objetivo de socializar, à comunidade, os resultados de pesquisas científicas e de projetos sociais realizados na Feevale e em instituições de ensino no Brasil e no exterior. O programa é composto por quatro grandes eventos: Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), que promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica; Feira de Iniciação Científica (FIC), que fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados; Salão de Extensão (SE), momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais; e Seminário de Pós-graduação (SPG), atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação. Este último foi contemplado com recursos oriundos do  Edital Nº 09/2018 - Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), evidenciando a importância do SPG e sua consolidação e importância para a pesquisa no Estado.

Ao todo, foram aprovados mais de 1.400 trabalhos nestes quatro eventos. O Inovamundi também é aberto a estudantes de outros países, cujas apresentações serão realizadas via webconferência. Os trabalhos inscritos na FIC obedecem a três grandes áreas temáticas: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais. O SPG conta com trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Já o SE obedece às áreas temáticas estabelecidas pela Rede Nacional de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho e Renda. Todas as sessões de apresentação, momento em que os estudantes socializam os resultados de suas investigações, são gratuitas, seguindo até este sábado, 27. Os horários podem ser conferidos no site www.feevale.br/inovamundi.

FIP integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Feira de Iniciação à Pesquisa, que acontece dias 31 de outubro e 10 de novembro, no Câmpus I da Feevale e Praça Matriz – Rua Leão XIII, busca estimular, nos alunos das escolas de educação básica e tecnológica de Novo Hamburgo e municípios vizinhos, a vivência e a troca de conhecimentos científicos na Educação Básica e Profissionalizante. Neste ano, a FIP conta com cerca de 200 trabalhos produzidos por alunos da Escola de Aplicação Feevale e cerca de 100 desenvolvidos por estudantes de outras escolas, a maioria da rede pública, um recorde entre todas as edições.

A FIP foi contemplada pelo edital CNPq/MCTIC – Seped nº 14/2018 e, por isso, integrará a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Nesta edição, os trabalhos inscritos submetidos à FIP deveriam ter a temática de um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): 1. Erradicação da Pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e Bem-Estar; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Gênero; 6. Água Limpa e Saneamento; 7. Energias Renováveis; 8. Trabalho Decente e crescimento econômico; 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10. Redução das Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; 15. Vida Terrestre; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17. Parcerias pelas metas. 

As sessões de apresentação, gratuitas e abertas à comunidade, serão pela manhã nos dois dias. Além disso, serão realizadas, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, três oficinas sobre adaptação de brinquedos para crianças com deficiência, no contexto da realização da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos. Essas oficinas acontecerão na Universidade Feevale, estando abertas aos alunos da Escola. A ação consiste na arrecadação de brinquedos com um sistema eletrônico simples, que, depois de adaptados, serão doados a crianças com deficiência.

Programação cultural

O grande evento de divulgação científica da Feevale também promove atividades culturais para todos os visitantes. Confira a programação:
 
23 de outubro, terça-feira
  • 19h: Ensaio do Grupo Instrumental Feevale, Rua Coberta do Câmpus II
                       
24 de outubro, quarta-feira
  • 19h: Ensaio Coro Sinfônico Movimento Coral Feevale, Rua Coberta Câmpus I
  • 20h45min: Samuka Chanel, Rua Coberta do Câmpus II
 
25 de outubro, quinta-feira
  • 19h: Solare Espaço de Dança Sabrina, Rua Coberta do Câmpus II
  • 20h45min: Campana Flamenca, Rua Coberta do Câmpus II
  • 20h45hmin:  Toca aí, Rua Coberta do Câmpus I
 
26 de outubro, sexta-feira
  • 19h: Elementos de Rua, Rua Coberta do Câmpus II
  • 20h45min: Banda Caixalote, Rua Coberta do Câmpus II

Mais informações:
Câmpus I: Av. Dr. Maurício Cardoso, 510
Câmpus II: ERS-239, 2755

Inovamundi 2018
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.