Três mestrados e um doutorado elevam seu conceito de qualidade da Capes | Universidade Feevale

Três mestrados e um doutorado elevam seu conceito de qualidade da Capes

21/09/2017 - Atualizado 11h36min

PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social e mestrados em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e em Indústria Criativa da Feevale aumentaram suas notas em órgão vinculado ao MEC


O programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e os mestrados em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e em Indústria Criativa da Universidade Feevale elevaram seus conceitos na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cuja 1ª etapa foi publicada nesta quarta-feira, dia 20. A avaliação, referente ao quadriênio 2013-2016, é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de mestrado e doutorado em funcionamento no país, realizado pela Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

O PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, agora com conceito 5, é coordenado pela professora Jacinta Renner. O programa busca investigar interfaces entre Estado, movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias da informação, políticas públicas e inclusão social, sem perder de vista os processos de homogeneização e heterogeneização culturais das sociedades contemporâneas. Já o mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, que elevou seu conceito para a nota 4, tem coordenação da professora Patrice Monteiro de Aquim. Seu objetivo é desenvolver estudos avançados na área de desenvolvimento tecnológico em materiais com vistas à otimização dos processos industriais e ao desenvolvimento e à caracterização dos materiais. O mestrado em Indústria Criativa, agora com conceito 4, tem a coordenação do professor Dusan Schreiber. Seu intuito é buscar novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo.

Os outros programas de pós-graduação e mestrados da Universidade mantiveram as notas das avaliações anteriores. Os mestrados em Toxicologia e Análises Toxicológicas, em Virologia  e em Letras, que são mais recentes e que foram avaliados pela primeira vez, já começaram com conceito 3 (confira listagem abaixo). Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, João Sganderla Figueiredo, a manutenção e a elevação dos conceitos de qualidade da Capes evidenciam o amadurecimento e o crescimento dos mestrados e doutorados da Instituição. “A curta história da pós-graduação da Feevale, certamente, entra nos cases de sucesso a ser observado pela Capes. Poucas instituições do Brasil conseguiram crescer como crescemos, mantendo e elevando a qualidade. Agradeço ao apoio institucional e, especialmente, a cada professor pesquisador, pela competência e comprometimento com o seu e com o nosso fazer”, comemora.

Avaliação Quadrienal Capes – Universidade Feevale 2013 - 2016

  • PPG em Qualidade Ambiental – 5
  • PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social – 5 (ELEVOU CONCEITO)
  • PPG em Processos e Manifestações Culturais – 4 
  • Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas – 3 
  • Mestrado em Virologia – 3 
  • Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais – 4 (ELEVOU CONCEITO)
  • Mestrado em Indústria Criativa – 4 (ELEVOU CONCEITO) 
  • Mestrado em Letras – 3 

Sobre a Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu

Iniciada pela Capes em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O processo é fundamental para a manutenção do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e seus resultados têm usos diversos, como: estudantes baseiam-se nas notas para escolher seus futuros cursos e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Estudos e indicadores produzidos a partir da avaliação são também usados para embasar políticas governamentais de indução e crescimento da pós-graduação e para o estabelecimento de uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou dentro das áreas do conhecimento (fonte: www.capes.gov.br). 

 

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