Tecidos estampados por alunos da Escola de Aplicação darão origem a minicoleção de moda | Universidade Feevale

Tecidos estampados por alunos da Escola de Aplicação darão origem a minicoleção de moda

02/04/2018 - Atualizado 11h49min

Estudantes utilizarão referências da obra do artista plástico Basquiat para trabalhar em 15 metros de algodão

A arte e a moda se encontrarão em uma proposta de interdisciplinaridade na Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. Nesta terça-feira, 3 de abril, a partir das 14h, cerca de 50 alunos da Educação Infantil e das Etapas Iniciais, com idades entre 4 e 8 anos, participarão da oficina Basquiarte, com professores e acadêmicos de Moda da Universidade. Inspiradas pelo artista plástico Basquiat, as crianças estamparão 15 metros de tecido de algodão com referências de sua obra. 

Inicialmente, os alunos serão reunidos no Salão de Atos, onde assistirão a uma apresentação sobre o artista, sua vida e obra. Após, irão para a Rua Coberta, onde iniciarão a prática de pintura do tecido. As crianças serão orientadas pelas professoras das suas turmas e por 11 acadêmicos voluntários do curso de Moda. “Trata-se de uma experimentação livre ‘ao modo de Basquiat’, cujo objetivo, é através da inspiração e das experiências dessas crianças, ativar um gatilho para a criatividade, cuja imaginação parece ser sua força motriz. Nesse dia, queremos todos acessar um pouco o nosso modo criança!”, explica a professora do curso de Moda, Ana Hoffmann.

O material será, posteriormente, utilizado para o desenvolvimento de uma minicoleção de cinco looks. As peças serão apresentadas em desfiles pocket, ao longo deste semestre, para divulgar o Projeta-me, evento que mostra as coleções de moda desenvolvidas pelos acadêmicos do curso. “A minicoleção inspirada em Basquiat também será utilizada para a criação da comunicação visual do Projeta-me, por meio de editorial, campanhas e fashion film”, completa Ana.

Sobre Basquiat

Jean-Michel Basquiat (1960-1988) é um nome importante do graffiti. De origem haitiana, o artista enraizou sua arte na experiência da exclusão social, no universo dos migrantes e no repertório cultural dos afro-americanos. Ao longo dos anos 1970, seus “textos pintados” tomaram os muros do Soho e do East Village em Nova York, redutos de intelectuais e artistas, e fizeram dele um artista conhecido. Mas é só na década seguinte que a caligrafia visual de Basquiat - com suas referências à anatomia humana, ao rap, ao breakdance e à vida nova-iorquina de modo geral - passa a ser reconhecida, pela sua colaboração com Andy Warhol (1928-1987), em Arm and Hammer (1985), por exemplo. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.