Solução de educação financeira para crianças é a grande vencedora do Startup Weekend Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Solução de educação financeira para crianças é a grande vencedora do Startup Weekend Novo Hamburgo

01/10/2018 - Atualizado 16h20min

O evento se encerrou neste domingo na Universidade Feevale 

Após 54 horas de muito aprendizado no mundo do empreendedorismo e da inovação, o Startup Weekend Novo Hamburgo, realizado pela Universidade Feevale, Google e Techstars, anunciou o grande vencedor da competição. A solução de educação financeira para crianças e pais por meio de um aplicativo, Te Puxa, foi o projeto que conquistou os jurados do evento e conquistou o primeiro lugar. 

Caroline Buss, integrante da equipe vencedora, explica que a ideia do Te Puxa surgiu de uma real falta de educação financeira no Brasil, pois jovens não possuem esse assunto nos currículos de Educação Básica. “Vimos que isso impacta não só individualmente, mas na economia como um todo, e que as crianças precisam ter a noção de economizar, de guardar, de saber que as coisas que querem comprar, realizar, custam dinheiro.  Assim, a equipe, muito motivada, trabalhou para entregar algo que impactasse, também, na sociedade. Estamos muito felizes porque os jurados acreditaram na nossa proposta, para que possamos levar adiante nossa ideia”, comemora.

O Startup Weekend Novo Hamburgo reuniu 116 participantes, divididos em 16 equipes, para uma competição que se iniciou na sexta-feira e seguiu durante todo o fim de semana, no Espaço Cosmos e Arena, localizados no prédio Vermelho, Câmpus II da Universidade Feevale. Durante essas 54 horas, os participantes, auxiliados por profissionais especializados, tiveram que trabalhar na criação de um modelo de negócios de sucesso. Ao final do evento, as ideias foram apresentadas em pitches de quatro minutos para os jurados, que, então, avaliaram as melhores ideias e premiaram os três melhores colocados, e, também, indicaram uma menção honrosa.

A equipe agraciada com o primeiro lugar ganhará seis meses de incubação no Feevale Techpark para desenvolver sua ideia, passaportes para um curso do Programa Pílulas de Inovação, da Diretoria de Inovação da Feevale, e ingressos para o StartSe - Accelerator Day 2018; o segundo lugar ganhará quatro meses de incubação no Feevale Techpark, passaportes para um curso do Programa Pílulas de Inovação e ingressos para o StartSe - Accelerator Day 2018; já o terceiro colocado terá direito a dois meses de incubação no Feevale Techpark, passaportes para um curso do Programa Pílulas de Inovação e ingressos para o StartSe - Accelerator Day 2018. Além disso, todos os participantes da edição 2018 do Startup Weekend poderão contar com assessoria gratuita no Feevale Techpark para amadurecerem suas ideias.

Conforme a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, essa edição do Startup Weekend Novo Hamburgo teve um grande diferencial. Por acontecer no Espaço Cosmos, novo espaço da pós-graduação da Feevale, promoveu, ainda mais, a interconexão entre as startups. “Dessa forma, as equipes poderiam concorrer entre si, pensar em outros produtos e desenvolver novos negócios, permitindo que as pessoas realmente se conectassem, e pensassem em suas startups, para, no futuro, se instalarem no Feevale Techpark”, explica. De acordo com a diretora, o evento está mais maduro, justamente, por atrair mais pessoas com espírito empreendedor, que possuem não apenas boas ideias, mas vontade de concretizá-las juntamente ao parque. “Por isso, mesmo os projetos que não foram os vencedores poderão buscar assessoria gratuita no Feevale Techpark, para que possam continuar o que começaram aqui”, conclui.

Para o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, o Startup Weekend é um evento fundamental, pois se trata de uma experiência prática. “A competição reúne, em um final de semana, pessoas que chegam muito motivadas na sexta-feira e saem, no domingo, muito mais motivadas, com todo o aprendizado que tiveram. É essencial que tenhamos experiências práticas, que trabalhem, com o jovem, a criação da ideia e a sua transformação em negócio. Acho que essa é a grande contribuição social que a Universidade Feevale proporciona, por meio da Startup Weekend”, afirma.

Conheça todas as equipes vencedoras


Esta edição do Startup Weekend Novo Hamburgo teve como jurados empresários, empreendedores e influenciadores de destaque: Fernando Gusmão, CEO do Grupo Editorial Sinos; Rodrigo Castro, diretor de Inovação e cofundador da Teevo S.A.; Sandro Cortezia, cofundador e CEO da Ventiur e diretor de Articulação da Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (Abraii); Leandro Teixeira, gestor Regional do Fundo Criatec 2; e Michel Costa, empreendedor e cofundador do Laboratório de Inovação. Conheça todos os projetos vencedores:

1º lugar: Te Puxa - Composto por Anderson Vogel, Brenda Oliveira, Camila Hencke, Caroline Buss, Giovannise da Silva Lisboa, Milena Cherutti e Paula Fernanda Kirsch, o grupo apresentou uma ferramenta que auxilia os pais a ensinarem os filhos a lidarem com dinheiro desde a infância, auxiliando na educação financeira, por meio de um aplicativo (foto acima).


2º lugar: Kombina + - Composta por Cristiani Finkler, Gabriela Ebertz, Luiza Fróes, Renata Ricchezza, Suelin Führ e Vinícius Deuner, a equipe criou um portal e um aplicativo que pudessem reunir consumidoras de moda plus size, consultoras e marcas, valorizando um nicho de mercado com poucas iniciativas agregadoras no País.


3º lugar: Stuck – Formado por Ariane Camila Ritter da Silva, Bruno Huppes, Eduardo Silva, Fábio Pedrasani, Jefferson Mayca, Mayra Pedrasani, o time projetou um game para auxiliar psicólogos e crianças a trabalharem de forma lúdica as dificuldades emocionais que o bullying pode acarretar. 



Menção Honrosa: Abrace.Co – Integrada por Andrei Oliveira, Bruna Oliveira, Fabiana Bernardi, Felipe Raymundo, Gabriel Hugenthobler, Nicolas Bordignon e Susana Bittencourt, a equipe propôs uma plataforma de gerenciamento de Business Intelligence para que micro e pequenos empresários possam qualificar seu atendimento.

Saiba mais sobre o Startup Weekend


O evento reúne mentores e empreendedores de destaque, com o objetivo de inspirar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. O Startup Weekend proporciona uma experiência única, em que os participantes podem descobrir se suas ideias de empresas e produtos são viáveis, compartilhando desejos, formando equipes e lançando startups. Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são instigados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.
 
O Startup Weekend foi criado em 2007. No Brasil, acontece desde 2010 e, desde então, já percorreu 75 cidades, totalizando 200 eventos e 16098 participantes. Em 2016, a Universidade Feevale sediou a primeira edição realizada em Novo Hamburgo, que contou com 125 participantes e 30 ideias, que formaram 11 equipes de trabalho para apresentação no pitch final.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.