Seminário que abordará a Saúde Coletiva está com inscrições abertas | Universidade Feevale

Seminário que abordará a Saúde Coletiva está com inscrições abertas

04/05/2016 - Atualizado 13h50min
O IV Seminário de Enfermagem: desafios para a Saúde Coletiva do Brasil acontecerá nos dias 13 e 14 de maio

A Universidade Feevale promoverá, nos dias 13 e 14 de maio, o IV Seminário de Enfermagem: desafios para a Saúde Coletiva do Brasil. O evento acontecerá no Câmpus II da Feevale e as inscrições podem ser feitas até 10 de maio, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou nos atendimentos dos câmpus I e II.

O seminário, que tem como público-alvo profissionais da área da saúde e demais interessados, tem o objetivo de contribuir para a discussão e a produção do conhecimento sobre os principais temas vinculados à saúde coletiva. O evento debaterá, ainda,  temas como a Interdisciplinaridade, a humanização na saúde, a educação popular e as práticas de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), analisando as experiências concretas construídas a partir de diferentes experiências.
 
O evento, que terá carga horária de 12h, contará com a seguinte programação:

Sexta-feira, 13 de maio
- 13h30min: Solenidade de Abertura
-14h: Conferência Caminhos para o fortalecimento da Saúde Coletiva: Interdisciplinaridade e Humanização no SUS
- 16h: Painel Desafios do trabalho interdisciplinar na atenção primária. Palestrantes: Luciana Bisio Mattos e Dário Frederico Pasche
- 18h: Apresentação de trabalhos e coquetel de abertura, na Rua Coberta
- 19h: Palestra Integralidade: Saberes e Práticas em Saúde Coletiva. Palestrante: Tatiana Engel Gerhardt
- 20h45min: Palestra A importância do processo de referência e contrarreferência no cuidado à saúde. Palestrante: Marina Sanes
 

Sábado, 14 de maio
- 9h: Palestra A comunicação nas redes de atenção à saúde. 
-10h45min: Palestra A regulação como balizador no atendimento de urgência/emergência. Palestrante Marcio Rafael Slaviero

Sobre os ministrantes
Luciana Bisio Mattos: graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é especialista em Saúde da Família - Residência Integrada em Saúde, pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), bem como mestre e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
 
Dário Frederico Pasche: docente no curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou principalmente nas áreas de políticas de saúde, gestão e planejamento em saúde e apoio institucional para equipes de saúde. Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), também é mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor do Centro de Ciências da Saúde da Unijuí, durante 23 anos, bem como coordenador nacional da Política Nacional de Humanização em Saúde, no Ministério da Saúde (PNH/MS). 
 
Tatiana Engel Gerhardt: pós-doutoranda em Antropologia Visual na Université Bordeaux Ségalen e École das Hautes Études em Sciences Sociales (França). Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Université Bordeaux Ségalen, pós-graduada em Saúde Coletiva e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, também, professora do bacharelado em Saúde Coletiva na mesma Instituição. Também coordena o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva na UFRGS, a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e é membro do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora associada à Université de Bordeaux 2 Victor Ségalen.
 
Marina Sanes: possui graduação e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Enfermeira do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), atua, também, como docente dos cursos da Escola de Saúde e Bem-Estar na Fadergs (Laureate International Universities), compondo o Núcleo Docente Estruturante do curso de Enfermagem.
 
Márcio Rafael Slaviero: bacharel em Fisioterapia pela Feevale, também é especialista em Acupuntura pelo Instituto de Acupuntura (Ibrampa), possuindo especialização em Gestão de Sistemas e Serviços Públicos de Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS). Atualmente, exerce a função de superintendente no Hospital de Caridade do município de Palmeira das Missões/RS.
 
Alcides Silva e Miranda: trabalha no Departamento de Assistência e Orientação Profissional (cursos de graduação e pós-graduação) em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Medicina pela Fundação Estadual de Medicina do Pará (FEMP/PA) com especialização em Medicina de Família e Comunidade (Programa de Residência Médica do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição - SSC/GHC), mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. 

Mais informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone  (51) 3586-8822.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.