Projeto Utopia se propõe a realizar sonhos | Universidade Feevale

Projeto Utopia se propõe a realizar sonhos

Iniciativa arrecada verba para realizar sonhos de dois idosos do Lar São Vicente de Paula

Realizar sonhos. Esse é o objetivo de um grupo de alunas do curso de Design, da Universidade Feevale. Elas desenvolveram o Projeto Utopia durante a disciplina de Laboratório de Criatividade, a fim de impactar vidas, aliando design social e design de estampas. A iniciativa visa ajudar pessoas que vivem em entidades e lares carentes, e que não possuem condições financeiras, a alcançarem seus sonhos. Na primeira edição, dois idosos do Lar São Vicente de Paula, Maria Lori Dietrich – a Dona Lori – e Oscar Celso da Silva - seu Oscar -, foram escolhidos para participar. 

Para ajudar os vovôs, as estudantes Katiuscia Thais Flores, Kamila Loebens, Suélen Mayara e Kamila Rodrigues desenvolveram estampas que reproduzem Dona Lori e Seu Oscar realizando seus sonhos. Ela deseja conhecer as Cataratas do Iguaçu. Ele sonha em voar de avião. Para arrecadar verba para concretizar esses desejos, criaram um vídeo, disponível em www.catarse.me/projeto_utopia. “Também temos a página no Facebook - Projeto Utopia (www.facebook.com/Projeto-Utopia) -, onde estamos vendendo canecas dos vovôs para apoiar o projeto. Cada caneca custa RS 29,90, sendo que estão disponíveis em quatro estampas”, explica Katiuscia.

A meta é arrecadar R$ 11.050, valor que será destinado na íntegra para o projeto. “Escolhemos o lar São Vicente de Paula, pois é uma instituição carente que sobrevive apenas com doações e com o benefício dos vovôs. Nos encantamos com a história de vida e com os sonhos de seu Oscar e Dona Lori, também nos comovemos pelo fato de eles serem responsabilidade do lar, ou seja, não possuem uma família responsável por eles. Então, eles quase nunca saem. Enquanto muitos vão fazer passeios com suas famílias, eles permanecem no lar”, completa a aluna. O grupo também aceita ajuda de patrocinadores que queiram ajudar com custos de hotel e alimentação.

Atividade de aula que ultrapassou os muros da Universidade

“Como designers, nós acreditamos que temos o dever de fazer do mundo um lugar melhor, nós acreditamos em sonhos, em utopias e que todos juntos podemos mudar o mundo”. Essa frase da aluna do curso de Design, Katiuscia, comprova que o objetivo da disciplina de Laboratório de Criatividade foi alcançado. 

Proposta pelo professor Cristiano Clezar Ribeiro, docente da disciplina, a atividade proposta aos alunos foi que criassem um projeto que impactasse pessoas de forma real e o colocassem em prática de maneira concreta. Para isso, eles teriam que entrar em contato com o público, conhecer as suas necessidades e buscar soluções criativas e, com baixo custo, para que pudesse entrar realmente em produção. “Atividades como essa colocam o aluno frente a frente com o público, fazendo com que descubra suas necessidades e sonhos. E isso é fundamental em um curso como o Design, que busca sempre colocar o ser humano no centro de toda a criação”, informa Ribeiro. 

Alunas desenvolveram artes para ajudar a realizar os sonhos de dona Lori e seu Oscar.

  • O sonho de dona Lori e conhecer as Cataratas do Iguaçu.
  • Seu Oscar sonha em voar de avião.
08/08/2016 - Atualizado 18h21min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.