Projeto social gera reflexões sobre a população em situação de rua | Universidade Feevale

Projeto social gera reflexões sobre a população em situação de rua

14/11/2018 - Atualizado 11h04min

O I Seminário sobre População em Situação de Rua – Olha pra Rua –, promovido pelo Projeto Social da Rua Para-Noia da Universidade Feevale, lotou o auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Instituição, na última quarta-feira, dia 7 de novembro. Dividido em três mesas-redondas, o seminário gerou um debate sobre a saúde integral, cidadania, direitos civis e políticas públicas, além de problematizar as situações de discriminação e invisibilidade da população em situação em rua. Também houve uma interação entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com essa população.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Antônio Ricardo Dias Fagan, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, demais autoridades, professores e alunos da instituição, além da população em situação de rua. Conforme explica a coordenadora do projeto social da Rua Para-Noia, Carmem Regina Giongo o seminário foi um marco para o projeto. “ A riqueza do debate, da diversidade das entidades presentes e a participação ativa da população em situação de rua fez toda a diferença”, ressaltou.

O palestrante da última mesa, Mateus Baldissera, psicólogo especialista em Saúde da Família, mestrando em Psicanálise e atuante na especialização de abordagem de rua, destacou o fato de o seminário ter oferecido a possibilidade de fala para a população em situação de rua, no sentido de dar o testemunho de suas vidas . “Penso que o momento foi muito potente, é valioso que a Universidade possa se lançar para além de seus muros para cumprir sua função social”, afirmou. Já a estudante de Publicidade e Propaganda da Feevale, Clarissa Collato, destaca a experiência que adquiriu ao participar do seminário, além de ter compreendido muito mais sobre a população em situação de rua. “Como estudante de comunicação, vi que é muito importante discutirmos sobre essa temática, que pouco é exposta pela mídia atual. O fato de a Instituição promover um seminário e ter um projeto voltado para essa população é de suma importância”, disse.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais