Projeto que auxilia produtores de alimentos está com inscrições abertas | Universidade Feevale

Projeto que auxilia produtores de alimentos está com inscrições abertas

19/08/2016 - Atualizado 16h32min
A ideia do projeto Gestão em Empreendimentos que Produzem Alimentos em Pequena Escala é capacitar e valorizar o pequeno produtor

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para que empreendedores de pequeno porte possam participar do projeto de extensão Gestão em Empreendimentos que Produzem Alimentos em Pequena Escala. O projeto, que é gratuito, trabalha o empreendedorismo na produção de alimentos em  pequena escala, atendendo a empreendimentos do meio rural e urbano  do Vale do Sinos.
 
A proposta emergiu  de uma demanda da comunidade, a partir da realidade de pequenos produtores que enfrentam restrições de mercado, por conta da não formalização dos empreendimentos. Com isso, a ideia é assessorá-los nas necessidades específicas de cada um, trabalhando em três frentes: gestão, que foca no preço da matéria-prima e do produto, marca, comercialização, controles; o empreendedorismo, vendo quais competências individuais necessitam de aprimoramento; e a técnica, que abordará questões como as  boas práticas de fabricação dos alimentos.
 
A professora coordenadora do projeto Vania Bessi explica que a ideia é valorizar e pequenos empreendimentos que, por conta das várias exigências do mercado, enfrentam muitas dificuldades na hora da comercialização. “Nossa região produz muitos alimentos, como embutidos, cuca, bolo, compotas e demais receitas oriundas de saberes familiares, que são vendidas em feiras ou, mesmo, de ‘porta em porta. Queremos fortalecer o pequeno produtor local que, muitas vezes sofre marginalização e dificuldades cotidianas que podem ser sanadas com a proposta”, afirmou a coordenadora.
 
O projeto, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicada (ICSA), conta com encontros didáticos, que ocorrem a cada duas semanas, entre terças e quintas-feiras, das 13h30min e 18h30min. O local de encontro é a sala 301G, no 3º andar do prédio Lilás no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições podem ser feitas pelo gestaoprodutores@feevale.br.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.