Professores de Picada Café terão capacitação sobre jogo educativo em realidade virtual desenvolvido na Feevale | Universidade Feevale

Professores de Picada Café terão capacitação sobre jogo educativo em realidade virtual desenvolvido na Feevale

19/04/2018 - Atualizado 14h32min
Jogo em realidade virtual foi desenvolvido no Labie
Jogo em realidade virtual foi desenvolvido no Labie

Atividade acontece nesta sexta-feira, 20 de abril, no Câmpus II da Instituição

Com fomentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado do Rio Grande do Sul, a Universidade Feevale desenvolveu um jogo educacional interativo com recursos de realidade virtual. O projeto de pesquisa Jogo Voltado para Educação Utilizando Realidade Virtual consiste de um game em que se segue um roteiro lúdico, para ser vivenciado a partir da Praça da Matriz, em Porto Alegre, e seguindo até o Museu Julio de Castilhos, por meio da utilização de óculos de realidade virtual. O objetivo é que o jogo seja utilizado em escolas públicas, de modo que crianças da educação básica que nunca foram ao museu possam ter a possibilidade de, remotamente, fazer uma visita a um espaço expositivo, além de conhecer e discutir em sala de aula a história do Estado.

Nesta sexta-feira, 20 de abril, professores da rede pública de ensino de Picada Café participarão de um workshop com professores e acadêmicos da Feevale para serem capacitados no uso do game. A atividade acontece a partir das 13h, no Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), localizado no térreo do prédio Vermelho, no Câmpus II da Universidade. 

O game foi desenvolvido juntamente com os cursos de Jogos Digitais e História da Feevale. Os integrantes do projeto elaboraram, também, uma cartilha, com o intuito de orientar professores na utilização dessa ferramenta educacional. O projeto tem coordenação de Regina Heidrich, professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

A próxima capacitação está agendada para professores da rede pública do município de Sapiranga. O workshop será realizado dia 3 de maio, no mesmo horário e local. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail projetos@feevale.br

Pesquisas em Realidade Virtual
 
A Realidade Virtual (RV) é uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações propiciando a visualização, a movimentação e a interação do usuário, em tempo real, em ambientes tridimensionais gerados por computador. Na Universidade Feevale, estudos em realidade virtual são desenvolvidos no Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Recentemente, o espaço recebeu um upgrade de uma série de equipamentos, que são utilizados em diversos projetos de pesquisa na área das tecnologias assistivas para a educação. Mais informações sobre a pesquisa na Instituição e seus mestrados e doutorados podem ser obtidas no site www.feevale.br/pos
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais