Processo seletivo para o curso de Medicina na Universidade Feevale está aberto | Universidade Feevale

Processo seletivo para o curso de Medicina na Universidade Feevale está aberto

03/08/2017 - Atualizado 07/08/2017 14h04min

No dia 2 de agosto, foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que autoriza, oficialmente, a Universidade Feevale a oferecer o curso de Medicina em Novo Hamburgo. Assim, está aberto o processo seletivo dos futuros estudantes. As inscrições poderão ser feitas até as 22h do dia 23 de agosto. As aulas se iniciam dia 12 de setembro, no Câmpus II. Informações como valores das mensalidades, e o edital completo, por exemplo, podem ser obtidos no site de inscrição: www.feevale.br/medicina.

O ingresso se dará por meio de resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2015 e 2016. A Feevale adotará o critério de Inclusão Regional, que tem por objetivo estimular o acesso dos estudantes que concluíram todo o Ensino Médio no entorno da Universidade. Essa política de ação inclusiva será feita por meio de um acréscimo de 2% na média final de classificação obtida pelo candidato que concluiu todos os anos do Ensino Médio nas seguintes cidades: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas.

Serão oferecidas 30 vagas neste primeiro processo seletivo. Os estudantes participarão de atividades práticas desde o primeiro semestre de formação, com atendimento à comunidade na rede de atenção básica dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga, nos hospitais conveniados (como, por exemplo, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, o Hospital Regina e o Hospital de Sapiranga) e no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), localizado junto ao Câmpus II da Feevale. O investimento da Universidade Feevale para a implantação do curso de Medicina é de cerca de R$ 15 milhões, considerando a construção, ampliação e melhorias em laboratórios e espaços específicos, como o Centro Integrado de Especialidades em Saúde, destinado ao atendimento de pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde. Segundo a reitora Inajara Vargas Ramos, “a autorização para a oferta do curso de Medicina ratifica o compromisso da Universidade Feevale em produzir, desenvolver e difundir conhecimento”.

Inscrições

On-linewww.feevale.br/medicina

Presencial: Atendimento Feevale (Novo Hamburgo)

Câmpus I: Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, 1º andar, sala 112, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min

Câmpus II: ERS-239, 2755, térreo do prédio Lilás, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min e, aos sábados, das 8h às 12h

Taxa: RS 150,00

Publicação das inscrições homologadas: até as 22h de 28 de agosto

Resultado do processo: até o dia 2 de setembro

Chamada de suplentes: a partir do dia 5 de setembro

Início das aulas: 12 de setembro

 

Áreas de formação médica

O currículo do curso de Medicina proposto pela Universidade Feevale está organizado a partir das três grandes áreas que constituem a formação médica: Atenção à Saúde; Gestão em Saúde; e Educação em Saúde. A Atenção à Saúde, tanto em âmbito individual quanto coletivo, envolve a identificação das necessidades de saúde, o desenvolvimento e a avaliação de planos terapêuticos e projetos de intervenção coletiva. Constitui área central na formação do médico, perpassando toda a formação, ao longo dos seis eixos que compõem o currículo do curso:

Eixo I – Bases Moleculares e Celulares: contempla o estudo dos conhecimentos das bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados aos problemas da prática médica.

Eixo II – Saúde e Sociedade: aborda a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo do processo saúde-doença.

Eixo III – Investigação Diagnóstica: aborda o processo saúde-doença do indivíduo e da população, em seus múltiplos aspectos de determinação, ocorrência e intervenção.

Eixo IV – Processo Saúde-Doença: desenvolve a propedêutica médica, contemplando a capacidade de realizar história clínica, exame físico, conhecimento fisiopatológico dos sinais e sintomas, capacidade reflexiva e compreensão ética, psicológica e humanística da relação médico-pessoa sob cuidado.

Eixo V – Estágio Curricular Obrigatório – Internato: promove a articulação de todos os conhecimentos abordados ao longo do percurso formativo, a partir da formação em serviço, em regime de internato, sob supervisão, desenvolvido nas diferentes áreas de atuação médica. 

Eixo VI – Flexibilização Curricular: busca enriquecer o currículo ao permitir ao estudante que escolha, no seu percurso formativo, parte dos componentes curriculares que confiram certa originalidade à sua formação. 

 

Estrutura

A Universidade Feevale possui os seguintes laboratórios de ensino: Anatomia; Histologia; Química, Bioquímica e Farmacologia; Fisiologia e Biofísica; Patologia; Imunologia; Parasitologia e Microbiologia. Também será implantado o Laboratório de Técnica Operatória, onde serão utilizados métodos alternativos ao uso de animais, tais como: braços e pedaços de pele artificiais para praticar suturas e incisões; torso para punção venosa e coleta de sangue artificial; e modelos artificiais para suturas dos intestinos grosso e delgado. Além disso, estão previstos instrumentais para procedimentos cirúrgicos em geral, traqueostomia, drenagem torácica, dissecção de veia e videocirurgia, entre outros. 


Laboratório de Simulação e Habilidades

O Laboratório de Simulação e Habilidades engloba espaços de simulação realística avançada, equipados com simuladores de pacientes (modelo SimMan 3G, entre outros) e manequins estáticos (modelo SAM para ausculta cardíaca, respiratória e digestiva). A metodologia da simulação realística, apoiada por tecnologias de alta complexidade e por meio de diferentes cenários clínicos, permite a vivência de experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade entre os estudantes e professores. 

O laboratório conta com infraestrutura de áudio e vídeo debriefing, possibilitando a análise e discussão dos procedimentos realizados. As estações de treinamento e os laboratórios de simulação permitem a simulação realística de procedimentos, tais como: cateterismo urinário, intubação da via aérea superior, drenagem torácica punção venosa e arterial, examinação física, atendimento a parada cardiorrespiratória e demais situações de emergência e trauma.

 

Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES)

A Universidade Feevale está finalizando a construção do Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES), que contará com uma área física total de 3.246m², destinada ao atendimento dos pacientes do SUS e à formação dos profissionais de saúde. 

O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais. A área assistencial contará com 25 consultórios e demais áreas para atendimento das diferentes especialidades médicas e serviços de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Quiropraxia. Além disso, contará com uma unidade da farmácia popular, laboratório de análises clínicas e toxicológicas, laboratório de métodos diagnósticos (ECG, ergoespirometria etc.) e exames de imagens (ecografia). 

Como espaço de suporte ao ensino e à pesquisa, a Universidade também dispõe do Laboratório de Microbiologia Molecular, Laboratório de Citotoxicidade e Laboratório de Genética e Biologia Molecular. 

 

Alguns diferenciais do curso de Medicina da Feevale

  • Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) que possibilita o ensino multiprofissional a partir das relações com as diferentes áreas na assistência à saúde;
  • Expertise no ensino com a utilização de cenários simulados de diferentes complexidades, desenvolvidos a partir da relação com a Universidade Hamk, da Finlândia;
  • Moderno e amplo laboratório de anatomia, que proporciona o ensino em peças reais;
  • Inserção na rede de atenção à saúde, por meio de parcerias com diferentes municípios, o que possibilita a aprendizagem significativa a partir das condições de saúde da comunidade;
  • Universidade conta com o Feevale Techpark, que mantém sinergia com suas empresas residentes no planejamento da formação do cluster da saúde avançada do Rio Grande do Sul, em parceira com o cluster alemão Medical Valley. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.