Pinacoteca da Feevale promove encontro com artistas e seminário | Universidade Feevale

Pinacoteca da Feevale promove encontro com artistas e seminário

20/10/2016 - Atualizado 13h51min
Eventos acontecem nesta sexta-feira, no Câmpus I da Universidade 

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, a Pinacoteca da Feevale recebe os artistas integrantes da exposição coletiva conVERgências para uma conversa com o público. O encontro acontece a partir das 19h, no espaço expositivo, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. Após, às 20h, será realizado o seminário Convergências, arte e processos de mediação, no Salão de Atos. Ambos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

A mostra conVERgências, que conta com obras de 10 artistas contemporâneos, aborda a confluência de diferentes meios e linguagens, com foco na imagem, como gravura, fotografia, videoarte e tecnologias digitais. A exibição está vinculada ao projeto de pesquisa Arte e tecnologia: interfaces híbridas da imagem entre mediações e remediações, liderado pela professora Lurdi Blauth, da Universidade Feevale, que também é a curadora da exposição. 

“Nos trabalhos dos artistas convidados a participar desta exposição, em suas aproximações e diferenças, podemos observar a articulação de elementos visuais que evocam ora o real ora o ficcional, com o intuito de operar novos sentidos no imaginário do espectador”, explica Lurdi, no texto curatorial. Confira o serviço completo abaixo.

SERVIÇO
Exposição conVERgências
Local: Pinacoteca da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo)
Visitação: gratuita, até 14 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h
Encontro com os artistas: 21 de outubro, às 19h, na Pinacoteca da Feevale
Seminário Convergências, arte e processos de mediação: 21 de outubro, às 20h, no Salão de Atos do Câmpus I
As visitas podem ser agendadas pelo telefone (51) 3584-7148 ou pelo e-mail pinacoteca@feevale.br 
Curadoria: Lurdi Blauth
Artistas: Alexandra Eckert, Bruno Borne, Helena Kanaan, Jander Rama, Lurdi Blauth, Marinês Busetti, Maristela Salvatori, Paula Almozara, Sandra Rey, Walter Karwatzki

SOBRE OS ARTISTAS

Alexandra Eckert - Artista visual, professora e pesquisadora. Licenciada em Educação Artística, bacharel em Cerâmica e Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Realiza exposições individuais e coletivas em diversos países desde 1992. Suas pesquisas desenvolvem-se nos campos da gravura, cerâmica, livro de artista, instalação e ações colaborativas em arte. É docente na graduação em Artes Visuais e Design Gráfico, coordenadora da especialização em Design de Superfície, do projeto de ensino Circular na Universidade Feevale e da Pinacoteca da Feevale.

Bruno Borne - Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS, graduado em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Realizou exposições individuais na Galeria Mamute; Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS e Galeria Lunara em Porto Alegre. Suas principais participações em mostras coletivas foram MAC/MON: um diálogo (2016) no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR); Prêmio Marcantônio Vilaça CNI Sesi Senai (2014), Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (RJ); Espelho Refletido (2012) no Centro Cultural HO, Rio de Janeiro. Recebeu prêmio aquisição no 43º Salão Paranaense, 2ª Prêmio Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI/RS) e Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Mídias Tecnológicas (2011, 2013, 2015). Possui obras nos acervos públicos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MACPR), MACRS e das prefeituras de Porto Alegre e Santo André.

Helena Kanaan - Artista Visual com investigações em Gravura Contemporânea e Procedimentos Híbridos na Arte Impressa. Docente na área da Gravura / Arte Impressa na UFRGS. Doutora em Poéticas Visuais pela UFRGS e Universidade Politécnica de Valencia (Espanha). Mestre em Poéticas Visuais, também, pela UFRGS, possui especialização pela Scuola dArte Grafica Il Bisonte Florença / Italia. Foi membro da Comissão de Consultoria do MALG - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e membro na Câmara de Extensão. Na UFRGS, coordena o grupo de pesquisa Práticas Críticas da Gravura à Arte Impressa: processos e procedimentos matriciais, transferências, impregnações e o grupo de extensão Núcleo de Arte Impressa: produção e reflexão da gravura contemporânea.

Jander Rama - Artista visual e doutorando em Poéticas Visuais pela UFRGS. Foi selecionado para expor no Museu de Arte Contemporânea MAC-Jataí (GO); no Museu Olho Latino (SP); na Galeria Ibeu (RJ); no Goethe-Institut (RS); no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS); e no MACRS. Foi vencedor da Bolsa Iberê Camargo – RS; do VIII Prêmio Açorianos, Destaque em gravura; do Prêmio IEAVI e do Prêmio Incentivo à Criatividade da Câmara Municipal de Porto Alegre. Possui obras em acervos do Brasil e do exterior. 

Lurdi Blauth - Artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Artes Visuais pela UFRGS, fez estágio doutorado na Université Pantheon-Sorbonne, Paris I, França. Docente no PPG Processos e Manifestações Culturais e cursos de graduação em Artes Visuais e Design Gráfico da Universidade Feevale. Associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap), é membro do Conseil National Français des Arts Plastiques – CNFAP. Realiza curadoria de exposições, atua na pesquisa artística na área da imagem, gravura, fotografia, livros de artista, instalação e participa de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. 

Marinês Busetti – Cursou a então Faculdade de Educação Artística na Feevale.  Começou a exibir seu trabalho profissionalmente em 1987 e, ao longo destes anos, expôs individualmente, participou de salões e integrou coletivas em galerias e espaços institucionais em diversas cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior, como  Gráfica Gaúcha (edições I, II e III), no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo de Porto Alegre. Participou, também, como artista convidada, do importante Consórcio de Gravuras, projeto do Museu do Trabalho, em Porto Alegre e da coletiva SP Estampa na Galeria Gravura Brasileira e da I Bienal Latino-Americana de Gravura e Arte Impressa Rio-Córdoba no Rio de Janeiro e em Córdoba, Argentina. Como arte-educadora, desenvolveu e tem desenvolvido projetos de estímulo ao desenvolvimento criativo e formação de professores, por meio de oficinas de arte em escolas e Universidades.

Maristela Salvatori - Doutora em Artes e Cie^ncia das Artes por Paris I – Panthéon – Sorbonne, Universite´ Laval, Canada´. Professora do Instituto de Artes da UFRGS, onde é coordenadora da Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Artista residente na Cite´ Internationale des Arts, Paris e no Centro Frans Masereel, Kasterlee. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) e do Conselho Editorial das Revistas Estu´dio, Gama e Cromo, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). 

Paula Almozara - Artista visual, professora pesquisadora e coordenadora do programa de pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, Brasil). Possui obras em acervos públicos e particulares no Brasil, Portugal, Bélgica, Alemanha e Espanha. Desde 2006, realiza pesquisa em poéticas visuais, a partir de processos fotográficos, audiovisuais e de experimentações com a gravura e sua relação com práticas e elementos gráficos industriais. Recebeu, em 2014, o Prêmio Brasil Fotografia na categoria Desenvolvimento de Projeto, com uma proposta artística voltada para a fotografia analógica abordando conceito de multiversos. Em 2015, realizou sua primeira individual em Portugal, na Galeria das Salgadeiras em Lisboa.

Sandra Rey - Artista plástica, possui doutorado em Artes Plásticas pela Universidade Paris I, Sorbonne e pós-doutorado na Universidade Paris 8, França. Professora titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, é orientadora do mestrado e doutorado em Poéticas Visuais. Desenvolve produção artística com base em processos fotográficos digitais, abrangendo fotografias em grandes e pequenos formatos, vídeos, vídeos-instalações, objetos e livros de artista. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, como Espelho D’água, na Galeria Mamute; [Casa]-[Lua], na Casa de Cultura da América Latina, Brasília (DF); Mostra Internacional de Arte Impressa – deambulações entre gravuras e rinocerontes, na Galeria de Arte do Instituto Goethe, Porto Alegre; entre outras

Walter Karwatzki - Graduado e mestre em Geografia pela UFRGS e pós-graduado em Geografia Ambiental pela Universidade de Havana (UH/Cuba). Especialista em Poéticas Visuais e doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, é coordenador de Projetos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Porto Alegre/RS. Expôs no Brasil, Uruguai, Argentina, Canadá, Alasca - EUA. Foi contemplado com Menção Honrosa no 3º Prêmio Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVI; 1º lugar no III Prêmio Artes Visuais João Simões Lopes Neto - Pelotas/RS; 1º lugar na 24ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre; e 1º lugar no VI Prêmio de Fotografía de la Red Mercociudades - Argentina. Tem obras no MACRS, na Pinacoteca do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/Porto Alegre, e no Museu J. S. Lopes Neto - Pelotas/RS. Em 2012, publicou o livro de crônicas e fotografias Habaneras
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.