Pesquisas da Feevale enfocam o bem-estar e a saúde dos usuários de cadeiras de rodas | Universidade Feevale

Pesquisas da Feevale enfocam o bem-estar e a saúde dos usuários de cadeiras de rodas

23/11/2018 - Atualizado 12h31min

Acadêmicos pesquisadores apresentaram projetos na Associação dos Lesados Medulares do RS 


Nesta quinta-feira, 22, a Universidade Feevale realizou o evento Pesquisa Aplicada: parceria Feevale/Leme. Na atividade, acadêmicos pesquisadores mostraram os resultados de seus projetos realizadas no grupo de pesquisa em Design, vinculadas à linha de Saúde e Inclusão Social, do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A apresentação aconteceu na sede da Associação dos Lesados Medulares do RS (Leme), em Novo Hamburgo.

As pesquisas, desenvolvidas ao longo de cinco anos por meio de Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de mestrado, entre outros, contaram com a parceria dos cadeirantes associados da Leme e do Grupo Herval, e tiveram enfoque na qualidade de vida e saúde dos usuários de cadeiras de rodas. “Essa é uma forma de valorizar o público cadeirante, que muito nos auxiliou na pesquisa, assim como a Herval, que é a ponta de produção de um produto prospectado, conforme a opinião deles”, explicou Jacinta Renner, coordenadora do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social. “É muito importante quando a pesquisa vem ao encontro dos usuários e comunidade e suas necessidades, bem como quando proporciona experiências aos alunos”, completou.

Bruna H. Ferro, uma das pesquisadoras e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, apresentou seu projeto de almofada mais ergonômica e acessível para cadeira de rodas. “Sabíamos dos problemas dos cadeirantes e um deles é o alto custo do produto, bem como das lesões por pressão. Um evento como esse é muito importante, pois nossos projetos não existiriam sem o apoio dos usuários”, disse.

Já Davi Daniel Teixeira, representante da Leme, acredita ser de grande valia a parceria entre a Feevale e a organização, pois incentiva as pesquisas voltadas ao bem-estar do público cadeirante. “Penso que este é um grande passo rumo a uma futura caminhada cada vez mais inclusiva”, afirmou. A atividade contou, também, com a presença de Rafael Reis, coordenador de Desenvolvimento de Produtos da Herval, e dos pesquisadores Christian Albers e Michele Barth.  

Veja fotos:

Pesquisas Feevale - Leme
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.