Pesquisadora da Feevale integra Comissão Julgadora do Prêmio Jovem Cientista | Universidade Feevale

Pesquisadora da Feevale integra Comissão Julgadora do Prêmio Jovem Cientista

20/08/2018 - Atualizado 15h12min

Débora Nice Barbosa foi convidada pelo CNPq para participar da avaliação dos trabalhos na categoria Ensino Médio


A professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Débora Nice Ferrari Barbosa, foi convidada, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para integrar a Comissão Julgadora do XXIX Prêmio Jovem Cientista, na categoria Estudante do Ensino Médio. Segundo a organização do evento, a escolha da professora deveu-se ao fato de que ela trabalha com inclusão digital e temas transversais, além de fazer parte de uma Instituição com atuação regional e espírito de inovação. A reunião da Comissão está prevista para o dia 4 de outubro, na sede da Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. 

O tema do Prêmio Jovem Cientista deste ano é Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social. De acordo com a professora Débora, esses são eixos norteadores em seu trabalho de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e no mestrado em Letras da Feevale. “Nossas pesquisas envolvem a educação para a conservação da natureza, em especial os temas relacionados à água. Envolvem o desenvolvimento da pessoa mesmo em situações de doença. Porque acreditamos que, se você está bem, todo o seu ecossistema interno e externo (ambiente) também se modifica. Na minha concepção, não existe transformação social sem transformação pessoal”, afirma.

Para a pesquisadora, é uma honra fazer parte da comissão julgadora desta iniciativa que, segundo ela, é fundamental, pois tem como foco o jovem. “Precisamos desenvolver e motivar a formação científica da nossa juventude, pois, só assim, poderemos mudar a condição em que se encontra nosso País. Eu acredito no Brasil e no jovem brasileiro. E acredito muito no tema do prêmio deste ano”, diz.  “Além disso, creio que é, também, uma honra para a Universidade Feevale, para o PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social e para o mestrado em Letras. É um reconhecimento do trabalho que a Instituição desenvolve e por ter, sempre, apoiado nosso trabalho, nossas iniciativas.  Estar lá, representando a Feevale e a Região Sul do País, será um momento de muita alegria e um reconhecimento para nossa comunidade de professores e pesquisadores, além de um incentivo a nossos jovens”, completa Débora.

Sobre o Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo CNPq em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil, e tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros. A divulgação dos resultados será feita em outubro, e a cerimônia de premiação acontecerá em novembro, no Palácio do Planalto. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.jovemcientista.cnpq.br

Sobre Débora Nice Ferrari Barbosa

Doutora e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do mestrado em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Como pesquisadora, atua na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Sistemas Móveis e Ubíquos voltados para a Educação e Saúde. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.