Banner de topo -  Intercâmbio de Graduação

Parceria entre Feevale e Arezzo cria Calçado que Cresce

Protótipo será produzido no dia 21 de março, na sede da empresa, por acadêmicos da Instituição e profissionais da empresa
Aulas acontecem no prédio da Oficina Tecnológica, no Câmpus II.
Os 12 acadêmicos das disciplinas Projeto de Fábrica e Gestão da Produção Aplicada, dos cursos de Engenharia de Produção e Gestão da Produção Industrial da Universidade Feevale, respectivamente, receberam um desafio. Em parceria com o Grupo Arezzo, vão produzir o Calçado que Cresce, projeto que será desenvolvido durante o semestre, como atividade integrante das disciplinas. O protótipo do produto será fabricado no dia 21 de março, a partir das 19h30, na rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 108, no Centro de Campo Bom.

Durante o semestre, os acadêmicos terão a experiência real de projetar o produto, a fábrica, e colocá-la em funcionamento. O projeto conta também com a participação dos professores Eduardo Luis Schneider e Luiz Carlos Robinson, do projeto de pesquisa Desenvolvimento de novos materiais com a reciclagem de resíduos industriais. Eles utilizarão resíduos termoplásticos e têxteis da produção calçadista da própria Arezzo para a fabricação do solado do calçado.

As aulas acontecerão na Oficina de Design, localizada na sala 104 da Oficina Tecnológica, no Câmpus II, local que possui toda a estrutura de uma fábrica de calçados, e também dentro da unidade da Arezzo em conjunto com os profissionais da empresa. A proposta do produto é um calçado de baixo custo que se adapta ao tamanho do pé à medida que a criança cresce, variando até três tamanhos. A iniciativa prevê, ao final das aulas, a entrega dos 200 pares que serão produzidos para crianças em situação de vulnerabilidade social. Os próprios acadêmicos escolherão a entidade beneficiada, após pesquisarem instituições da região. 

Orientados pelos professores Felipe Menezes e Ariel Peixoto Possebon, os acadêmicos trabalharão sob os princípios das metodologias ativas, em que o aluno é o agente da sua própria aprendizagem. Assim, eles precisam aprender sobre o produto escolhido, o processo de fabricação, os custos, a matéria-prima e mão de obra utilizada, o layout da fábrica, o tempo de fabricação, entre todos os aspectos da produção de um artigo viável comercialmente. As aulas acontecem de forma multidisciplinar, agregando as duas disciplinas e a de Engenharia Econômica de Avaliações, integrante dos currículos dos cursos da área de Engenharias e ministrada pelo professor Fábio Piran.
20/03/2017 - Atualizado 16h23min
 
 
Interessado em receber notícias da Feevale? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Gostaria de entrar em contato com a Feevale?

 

Câmpus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 | Bairro Hamburgo Velho | Novo Hamburgo, RS | CEP 93510-250 | » Como Chegar

Câmpus II ERS-239, 2755 | Novo Hamburgo, RS | CEP 93525-075 | Telefone: (51) 3586-8800 | » Como chegar

Universidade Feevale - Todos os direitos reservados.