Obras de Alexandra Eckert integram evento do Memorial da Justiça Federal do RS | Universidade Feevale

Obras de Alexandra Eckert integram evento do Memorial da Justiça Federal do RS

13/09/2017 - Atualizado 14h36min
Obras da série Histórias Pequenas
Obras da série Histórias Pequenas

Mostra sobre direitos humanos e direito à saúde começa nesta quarta-feira, em Porto Alegre

A professora da Universidade Feevale e artista visual, Alexandra Eckert, é uma das expositoras do evento Direitos Humanos e Direito à Saúde: a trajetória da Justiça Federal em demandas por assistência farmacológica e procedimentos no SUS. A atividade se insere no quinto eixo temático abordado pelo Memorial da Justiça Federal do RS (JFRS) no biênio 2016-2017 sob o escopo Direitos Humanos, uma Questão de Justiça. A solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira, 13 de setembro, às 18h, na sede da Subseção Judiciária de Porto Alegre (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 600 – 9º andar /Ala Sul).

Alexandra participa com a mostra Reminiscências, afetividades e outras delicadezas, que tem como temáticas o coração, a delicadeza e o repouso. A artista, na exposição, transmite suas memórias afetivas por meio da materialidade da argila, dos processos serigráficos, da porcelana, dos tecidos e dos bordados. As obras da exibição integram a Série Histórias Pequenas, com um dos trabalhos feito especialmente para essa mostra.

Sobre o evento

Além do acolhimento de exposições artísticas no espaço do Memorial, será realizada mostra de autos findos que exemplificam a atuação do Judiciário na esteira dos direitos humanos e na busca da solução dos conflitos que perpassam a temática. O objetivo é apresentar uma abordagem ampla sobre o tema, que diz respeito aos valores de preservação da vida humana, à garantia de níveis mais altos de saúde, à proteção da integridade física, mental e emocional, entre outros. A proposta parte do pressuposto de que efetivar o direito à saúde é dever do ente estatal e, caso não ocorra, o indivíduo deve exigir a execução, inclusive por meio de vias judiciais.

O evento conta com a parceria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul e das seções judiciárias do Paraná e de Santa Catarina. Participam, ainda, Memorial da Justiça do Trabalho RS, Museu de História da Medicina no RS, Centro Histórico Cultural da Santa Casa, Museu de Arte do RGS, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Ministério Público Federal. A mostra foi inscrita na 11ª Primavera dos Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Exposições e atividades no Memorial

– Mostra Reminiscências, afetividade e outras delicadezas, da artista visual Alexandra Eckert, até 14 de outubro. A exposição tem como temática, o coração, a delicadeza, o repouso, transmitindo suas memórias afetivas através da materialidade da argila, dos processos serigráficos, da porcelana, dos tecidos e dos bordados.

– Mostra Paro quando eu quiser, organizada pela Secretaria Médica/TRF4 e Seção Médica e Odontológica/JFRS, sobre o uso de substâncias lícitas e ilícitas. Também contemplará a distribuição de cartilhas de conscientização.

– Exposição de processos judiciais relacionados aos seguintes eixos: Beber / Comer / Tratar/Pensar/Lutar/Sentir. Foram selecionadas, entre outras, as ações que versam sobre abastecimento de água no Morro do Osso, alergia à proteína do leite de vaca, fornecimento de medicamento contra o câncer de mama, cirurgia de transgenitalização e vacina H1N1 para a população de rua.

Exposições e atividades no Espaço Expositivo

– Mostra ONG ViaVida. Mostra sociocultural sobre doação de órgãos e tecidos como direito à saúde, exposição a ser realizada pela ViaVida, organização não governamental que se constituiu como associação sem fins lucrativos, em 2000, abraçando o compromisso de congregar forças para mudar a cultura pela doação de órgãos e tecidos no Estado. De 18 a 29 de setembro. Projeto selecionado por meio do Edital para Ocupação do Espaço Expositivo.

– Exposição Direito à Saúde, realizada em parceria com o Centro Histórico-Cultural Santa Casa. De 25 de outubro a 8 de março de 2018. Apresentação de processos judiciais e fragmentos documentais – textos, fotografias, xilogravuras e outros – do hospital mais antigo do Rio Grande do Sul. Curadoria: Amanda Eltz e Kimberly Terrany.

*Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.