Obras de 30 países integram mostra no Espaço Cultural Feevale | Universidade Feevale

Obras de 30 países integram mostra no Espaço Cultural Feevale

18/09/2017 - Atualizado 19/09/2017 15h12min

Mais de 300 trabalhos artísticos participam de “(DES)Fronteiras”, cuja mostra abre dia 25


O Espaço Cultural Feevale lançou neste ano, aos quatro cantos do mundo, a convocatória (DES)Fronteiras. A ação integrou as atividades em alusão ao aniversário do espaço expositivo, que fica localizado no quarto andar do Teatro Feevale, no Câmpus II da Universidade, em Novo Hamburgo. Para celebrar seus cinco anos, que se comemoram em setembro, dia 25 abre a mostra resultante da convocatória (DES)Fronteiras. No dia da abertura, acontecerá uma feira de arte e uma palestra sobre desenho e a montagem da exposição, com o coordenador e curador da exibição, professor Anderson Luiz de Souza.
 
O projeto, inédito, consistiu em uma chamada aberta entre abril e agosto, em que qualquer pessoa interessada poderia enviar, por correio, poesias visuais com a temática que dá nome à convocatória. O formato e as dimensões das obras eram livres, as quais poderiam ser, por exemplo, poema visual, obra-carta, poema-postal, obra-poesia-concreta, ou o que mais o autor imaginasse. Foram aceitos trabalhos realizados por meio de diferentes técnicas, como texto, pintura, desenho, colagem, costura, impressão, fotografia, etc.

De acordo com o coordenador do Espaço Cultural Feevale, professor Anderson Luiz de Souza, essa foi a primeira ação do gênero promovida pelo espaço expositivo, e foi pensada como uma maneira de integrar o máximo de pessoas possível dentro de uma mesma exposição. “De fato, não havia como mensurar qual seria a dimensão da adesão. Mas foi uma grande surpresa termos recebido mais de 300 trabalhos de 30 países, contando com o Brasil, em um total de 81 cidades”, comemora.  “Com essa exposição internacional, o Espaço Cultural Feevale desfaz os limites de suas fronteiras físicas, mostrando que, ao aliarmos Arte e Educação, podemos encurtar distâncias e construir novas possibilidades de pensar o mundo”, afirma Souza. A mostra contará, ainda, com diversas ações educativas dentro de sua programação. Confira abaixo o serviço completo.

SERVIÇO
(DES)Fronteiras Exposição Internacional de Poesia Visual
Abertura: 25 de setembro, às 18h
Visitação: de 25 de setembro a 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Local:  Espaço Cultural Feevale, 4º andar do Teatro Feevale 
Entrada: gratuita e aberta à comunidade
Informações e agendamentos: pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9235, ou pelo e-mail espacocultural@feevale.br 
Coordenação do Espaço Cultural Feevale: Anderson Luiz de Souza
Coordenação do Programa de Educação Tutorial (PET): Daniel Conte
Países participantes: Alemanha; Argentina; Áustria; Austrália; Bélgica; Brasil; Canadá; Chile; Dinamarca; Equador; Espanha; Estados Unidos; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Índia; Indonésia; Inglaterra; Irlanda; Itália; Japão; Macedônia; Noruega; Nova Zelândia; Portugal; Suíça, Turquia; Uruguai.
Todos os trabalhos recebidos podem ser vistos em: http://espacoculturalfeevale.blogspot.com.br 
PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO 

Dia 25 de setembro, segunda-feira
Abertura da exposição (DES)Fronteiras
Local: Espaço Cultural Feevale
Horário: 18h
Aberta à comunidade

Feira de Artes Gráficas e Poesia Visual
Local: Espaço Cultural Feevale
Horário: 18h às 22h
Aberta à comunidade
Feira em que integrantes do Projeto Circular e ex-alunos e parceiros do Espaço Cultural comercializarão suas produções autorais, como cartões postais, adesivos, fanzines, serigrafias, xilogravuras e desenhos. Serão materiais exclusivos, que não são encontrados nos demais estabelecimentos existentes dentro do Câmpus. 

Palestra (DES)Fronteiras – Desenho e criação com linhas variáveis
Palestrante: professor Anderson Luiz de Souza
Local: Espaço Cultural Feevale
Horário: 20h 
Aberta à comunidade
A palestra abordará os temas criação e desenho, pensando com a exposição (DES)Fronteiras e na maneira como se deu sua organização e montagem da exposição. 

Dia 27 de setembro, quarta-feira
Oficina de aquarela – (DES)Fronteiras das manchas
Ministrante: professor Anderson Luiz de Souza
Local: Espaço Cultural Feevale
Horário: 9h15min 
Aberta à comunidade
A oficina é aberta a todos que tenham interesse em experimentar trabalhar com aquarela. Não há necessidade de conhecimentos prévios nem domínio de desenho. O objetivo é brincar nas fronteiras das manchas sobre papel. Material: papel canson desenho 200 A4 ou A3, pincéis redondos de cerdas macias, tinta aquarelável (bisnaga ou pastilhas), um prato pequeno.

Dia 29 de setembro, sexta-feira
Oficina de desenho e criação – (DES)Fronteiras das linhas
Ministrante: professor Anderson Luiz de Souza
Local: Espaço Cultural Feevale
Horário: 20h 
Aberta à comunidade
A oficina é aberta a todos que tenham interesse em experimentar diferentes maneiras de pensar o desenhar. Não há necessidade de conhecimentos prévios nem domínio de desenho. O objetivo é brincar com linhas nas fronteiras do papel e do espaço onde os participantes estiverem. Material: cinco folhas de papel A2, lápis 2B e/ou 4B (ou os lápis que tiverem).

Confira algumas obras participantes:

(DES)Fronteiras – Exposição Internacional de Poesia Visual
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.