Mestrandos e doutorandos da Feevale serão avaliadores de trabalhos de feira | Universidade Feevale

Mestrandos e doutorandos da Feevale serão avaliadores de trabalhos de feira

12/07/2018 - Atualizado 11h25min

Estudantes da Universidade também ministrarão oficinas para professores da rede municipal de Novo Hamburgo

A Universidade Feevale participará da Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica(Femictec), realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (SMED). O evento, que ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na Fenac, em Novo Hamburgo, mobilizará cerca de mil alunos de 84 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental com apresentação de 170 trabalhos, que serão avaliados por acadêmicos de mestrado e doutorado da Feevale: Processos e Manifestações Culturais, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Qualidade Ambiental, Toxicologia e Análises Toxicológicas, Letras, Indústria Criativa, Virologia e Tecnologia de Materiais e Processos Industriais.
 
Para a professora da Feevale Saraí Schmidt (foto), essa é uma oportunidade para aproximar ainda mais a pesquisa acadêmica da comunidade local. "Muito significativo a Universidade conseguir mobilizar acadêmicos de todos os programas de pós-graduação, de diferentes áreas, para socializar a  experiência da pesquisa com a rede pública. Será um desafio para os mestrandos e doutorandos atuarem como avaliadores dos trabalhos dos alunos e ministrarem oficinas com os professores orientadores das escolas. Essa parceria tem um impacto social relevante na integração com a escola básica", disse ela.
 
A assessora da SMED Adriana Roveda destacou a importância da colaboração entre a Instituição e a Secretaria. "Essa proposta é muito interessante e amplia ainda mais a caminhada de uma feira que tem um significado muito especial para as escolas e comunidade. A SMED valoriza e incentiva a pesquisa em todas as escolas e essa integração com a pós-graduação da Feevale é mais um passo para consolidar o ensino pela pesquisa na rede pública", relata.
 
Ao analisar as necessidades apontadas pelas escolas, a equipe da SMED definiu seis temáticas para realizar oficinas em diálogo com a área de concentração dos respectivos cursos de pós-graduação da Feevale:
 
  • Qualidade Ambiental: Como iniciar um projeto de pesquisa (tema e problema)?
  • Toxicologia e Análises Toxicológicas e Mestrado Profissional em Letras: Estrutura/elaboração do resumo/artigo científico
  • Indústria Criativa: Interdisciplinaridade e criatividade em um projeto de pesquisa
  • Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social: Diversidade e Direitos Humanos 
  • Virologia: Educação e Saúde
  • Tecnologia de Materiais e Processos Industriais: Robótica na Educação como ferramenta de pesquisa 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.