Luiz Maroneze lançará livro sobre os 90 anos de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Luiz Maroneze lançará livro sobre os 90 anos de Novo Hamburgo

12/04/2017 - Atualizado 13/04/2017 13h49min

A Universidade Feevale lançará, no dia 18 de abril, o livro Histórias de Novo Hamburgo: 90 anos. A obra, que contará com 300 exemplares para distribuição gratuita, foi idealizada e organizada pelo professor Luiz Antônio Gloger Maroneze e está vinculada ao curso de História da Instituição e ao programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Instituição. O lançamento acontecerá na aula magna do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) da Universidade.

Com o objetivo de resgatar a construção da identidade da cidade, que completará nove décadas de emancipação no dia 5 de abril, professores e pesquisadores da Feevale, ligados às áreas de História e Sociologia, investigaram as diferentes questões históricas, buscando compreender melhor o caminho percorrido pelo município. “Apresentaremos à comunidade hamburguense artigos resultantes do grupo de pesquisa Cultura e memória da comunidade, os quais eram destinados, apenas, às revistas científicas especializadas, ou seja, lidos apenas por um público restrito. Creio que essa socialização dará aos leitores uma visão plural da nossa cidade, mostrando o que vem sendo feito em termos de pesquisa, pois se entende que a Feevale busca colaborar com a construção do conhecimento, também, pela comunidade, ao não se limitar, apenas, ao público universitário”, explica Maroneze.

O professor explica, ainda, quais fontes foram utilizadas na produção do material. “O Jornal 5 de Abril, por exemplo, foi analisado em muitos artigos, por conta da sua importância histórica nas primeiras décadas do período pós-emancipação. Outras fontes foram exploradas, ainda que raramente, como os arquivos judiciais, as crônicas e fotografias. As diferentes temáticas, como a mulher hamburguense, as identidades relacionadas ao espaço geográfico, o patrimônio da cidade e as políticas públicas, dentre outros temas, dão conta dos novos caminhos seguidos atualmente pela historiografia, fato que enriquece a leitura tanto do leitor comum, quanto dos possíveis estudantes de História ”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.