IV Seminário de Resíduos Sólidos nesta quinta-feira, dia 7 | Universidade Feevale

IV Seminário de Resíduos Sólidos iniciou nesta quinta-feira, dia 7

06/06/2018 - Atualizado 07/06/2018 15h57min

Evento ocorrerá no auditório do prédio Azul, Câmpus II da Universidade

Com o objetivo de informar e promover um debate sobre o atual cenário da geração de resíduos sólidos em vários setores no Rio Grande do Sul e no Brasil, a Universidade Feevale promove o IV Seminário de Resíduos Sólidos. O evento acontece no auditório do prédio Azul, Câmpus II da Instituição, nos dias 7 e 8 de junho, na quinta-feira, das 18h às 21h, e na sexta-feira, das 9h30min às 18h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site abaixo.

Programação:

7 de junho, quinta-feira

  • 18h – Palestra de abertura: Gestão de resíduos sólidos no Brasil: situação e perspectivas, com Odair Luiz Segantini
  • 19h – Palestra: Desafios da gestão de resíduos sólidos no Brasil - Ferramentas de licenciamento ambiental, com Mário Rogério Kolberg Soares
  • 20h – Palestra: Relação entre inovação e educar para a sustentabilidade, com Lucas Oliveira Fontes

8 de junho - sexta-feira

  • 9h30min - Workshop: Compostagem, da cozinha para refeitório: práticas domésticas e empresariais, com Karin Luise dos Santos e Thaís Fátima Rodrigues
  • 13h30min - Painel: Cases ambientais
1 – Universidade Feevale | Projetos de extensão e pesquisa - Desafios da educação ambiental sob o enfoque dos resíduos sólidos, com Danielle Paula Martins, Natalia Aparecida Soares e Vanusca Dalosto Jahno
2 - Re-ciclo (POA) | Compostagem urbana, com Natália Pietzsch
3 - A M B Engenharia | Reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, com Heitor Aiquel Campana
  • 16h30min - Centro Nacional de Tecnologias Limpas - Senai -  Inovação e pensamento do ciclo de vida, na nova versão da ISO 14001/2015, com Lisiane Emilia Grams Metz 17h20min - MPRS - Programa Integrado de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico – RESsanear, com Daniel Martini
  • 18h10min - Debate e fechamento do seminário, com Vanusca Dalosto Jahno

Ministrantes:

Daniel Martini: promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias. Martini é presidente da Comissão Institucional de Gestão Ambiental do Ministério Público/RS – Verde MP, doutor em Direito Ambiental pela Escola Internacional de Doutorado Tullio Ascarelli/Università Degli Studi Roma Ter - Roma, Itália.

Danielle Paula Martins: doutoranda no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e professora na Universidade Feevale, mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Territorial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduada em Meio Ambiente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Fernanda Klauck: técnica em química pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, engenheira química pela UFRGS, pós-graduada em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e consultora ambiental da empresa 3bl do Brasil.

Heitor Aiquel Campana: engenheiro ambiental pela UFRGS, sócio-fundador da AMB Engenharia Ambiental e diretor técnico da Cooperativa de Trabalho BIO8.

Karin Luise dos Santos: mestre em Qualidade Ambiental, engenheira industrial química e doutoranda em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Atuou em projetos de pesquisa sobre gerenciamento de resíduos sólidos e, atualmente, compõe o grupo de pesquisa em tecnologia e intervenção ambiental, em que pesquisa a economia circular voltada para minimização dos impactos ambientais gerados pela cadeia de alimentos.

Lisiane Emilia Grams Metz: mestre em Engenharia Civil - Gerenciamento de Resíduos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduada em Gestão da Produção pela Feevale, com MBA em Consultoria Empresarial e técnica em Química pelo Senai Florianópolis. Lisiane é coordenadora do Centro Nacional de Tecnologias Limpas Senai/Unido/Unep do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente. Tem experiência de 20 anos em Gestão Ambiental, com atuação em SGA, SGI, resíduos sólidos e sustentabilidade. Participou da revisão da norma ISO 14.001 na 22ª Plenária da ISO/ TC 207, na Índia.

Lucas Oliveira Fontes: graduado em Ciências Contábeis e especialista em Marketing pela UFRGS, com MBA em Negócios Internacionais pela EADA Business School, de Barcelona. Fontes é gerente de Projetos da EKT - Tecnologias Ecológicas e Educador na Pasárgada - Oficina de Sustentabilidade.

Mário Rogério Kolberg Soares: engenheiro químico, especialista em planejamento e administração de recursos ambientais. Especialista em tratamento, minimização e destinação final de resíduos sólidos industriais perigosos (CDG/Alemanha). Gerente operacional do Sistema Centralizado de Resíduos Sólidos do Pólo Petroquímico do Sul. Especialista em saneamento básico. Técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) na área de resíduos sólidos industriais e passivos ambientais.

Natália Aparecida Soares: professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale, tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas linhas de pesquisa Ensino e aprendizagem em Ciências e Educação Ambiental e Formação de Professores. Natália é membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec).

Natália Pietzsch: engenheira ambiental com mais de seis anos de experiência em Gestão de Resíduos Sólidos, fundadora da Re-ciclo Compostagem Urbana, iniciativa pela qual recebeu o Prêmio Boas Ideias Sustentáveis, em 2016, e o Prêmio Jovem Empreendedor Social, em 2017.

Odair Luiz Segantini: coordenador de Resíduos Especiais da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), administrador pelo C. U. Salesiano de Americana, pós-graduado em Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac/SP), especialista em Planos de Gerenciamento de RSS pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e Elaboração de Plano Simplificados de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Vanusca Dalosto Jahno: professora e pesquisadora da Universidade Feevale, graduada em Química Industrial e Licenciatura Plena em Química, possui doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado em Engenharia de Materiais pela UFRGS.

Thaís Fátima Rodrigues: estudante de Engenharia Química na Universidade Feevale e integrante da Iniciação Científica no projeto de pesquisa sobre Educação Ambiental em Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos na Feevale

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.