Inovamundi reforça a importância da produção científica nas universidades | Universidade Feevale

Inovamundi reforça a importância da produção científica nas universidades

17/10/2019 - Atualizado 18/10/2019 15h24min

Evento voltado para a divulgação científica começa nesta segunda, 21, com palestra de Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a conquistar o Everest

inovamundi

O Inovamundi, Programa da Universidade Feevale que apresenta a produção científica, tecnológica e extensionista de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação, começa nesta segunda-feira, 21 de outubro. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições, tanto do Brasil quanto do exterior. As atividades acontecerão até o sábado, 26 de outubro, nos Câmpus I e II, em Novo Hamburgo.

O evento começa nesta segunda-feira, 21, com a palestra de abertura Conquistando o seu Everest, que também integra o Programa Next Feevale, da Diretoria de Inovação da Instituição. Na atividade, que começa às 20h, no Teatro Feevale, no Câmpus II, Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Everest e o maior alpinista brasileiro de todos os tempos, falará sobre metodologias, práticas, fatos reais e conteúdos sobre superação de desafios, enfatizando o perfil empreendedor e a importância de um bom planejamento, da capacitação, da liderança e do espírito de equipe. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

Programação científica

Ao todo, para este Inovamundi, foram aprovados cerca de 1.500 trabalhos, em todas as áreas do conhecimento. Todas as sessões de apresentação, momento em que os estudantes socializam os resultados de suas investigações, são gratuitas, e os horários podem ser conferidos no site www.feevale.br/inovamundi. Haverá mostras nos três turnos, a partir da terça-feira, 22, até a manhã do sábado, 26. O programa é composto por quatro grandes eventos:

Feira de Iniciação Científica (FIC): fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados

Salão de Extensão (SE): momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais

Seminário de Pós-graduação (SPG): atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação

Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP): promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica, que acontecerá em dois dias, no Câmpus I:

  • Ensino Fundamental II e Ensino Médio: dia 24, das 18h às 21h
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental I: dia 26, das 9h às 12h

Os trabalhos inscritos na FIC obedecem a três grandes áreas temáticas: Ciências Criativas e Tecnológicas, Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Sociais. O SPG conta com trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Já o SE obedece às áreas temáticas estabelecidas pela Rede Nacional de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho e Renda. Na FIP, os temas são: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

joao

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, a mesma curiosidade que leva os acadêmicos a proporem objetos de pesquisa, pode ser vista no Inovamundi, em que a comunidade pode ver problemas, metodologias e resoluções.

A integração de estudantes, desde a educação infantil até o doutorado, nos leva a acreditar que, para além das possibilidades, é impossível construir um Brasil com desenvolvimento e sustentabilidade sem investimentos sérios em ciência”, afirma.

Programação cultural

O grande evento de divulgação científica da Feevale também promove atividades culturais para todos os visitantes. Confira a programação:

Rua Coberta Câmpus II – Intervalo Cultural

  • Dia 22, terça-feira, às 18h30min - Léo Birlem
  • Dia 23, quarta-feira, às 18h30min - Samuka Channel
  • Dia 24, quinta-feira, às 18h30min - Mártin
  • Dia 25, sexta-feira, às 18h30min - Hellen Vogel

Rua Coberta Câmpus II – Conexão Cultural

  • Dia 23, quarta-feira, às 20h45min – Coral Unicanto

Palestras – Espaço Arena, prédio Vermelho, Câmpus II

  • Dia 24, às 18h: Jornada de inovação e cocriação na Sicredi Pioneira RS, com Erick Hirata Akamine
  • Dia 25, às 18h: Plataformas de energia solar na Sicredi Pioneira RS, com Jonas Eduardo Rauch

Mais informações:

  • Câmpus I: Av. Dr. Maurício Cardoso, 510
  • Câmpus II: ERS-239, 2755

www.feevale.br/inovamundi

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.