Inovação em nanomateriais é tema de evento gratuito | Universidade Feevale

Inovação em nanomateriais é tema de evento gratuito

18/08/2016 - Atualizado 10h20min
Universidade Feevale promove palestras sobre o assunto nos dias 18 e 19

A Universidade Feevale promove, nesta semana, um grande debate sobre as inovações em nanomateriais em vários setores do Rio Grande do Sul e do Brasil. O evento Inovação tecnológica em nanomateriais acontece nos dias 18 e 19, das 18h às 22h, no auditório do prédio Branco, no Câmpus II da Instituição. Participarão pesquisadores de diversas instituições de ensino, profissionais e empresários da área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o primeiro dia do evento, pelo email eventonano@feevale.br

O evento é coordenado pelo professor Fernando Dal Pont Morisso, com organização da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Feevale. São apoiadores o Feevale Techpark, a Dublauto Gaúcha, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3586-8800, ramal 9000, 9252 ou 8761.

Programação*:

Dia 18 de agosto, quinta-feira
18h – Abertura com presença de autoridades

18h15min -  Inovando na indústria com nanotecnologia - Case Dublauto Gaúcha, com Evandro Wolfart
 
19h30min -  Inovações tecnológicas na relação entre universidade e indústria - Case PUCRS, com Sandra Einloft 
 
20h45min - Inovações tecnológicas na relação entre universidade e indústria - Case Feevale, com Alexandre Peteffi
 
21h45min - Mesa-redonda entre palestrantes e participantes
 
 
Dia 19 de agosto, sexta-feira
18h - Inovação x Propriedade Intelectual, com Gustavo Bahuschewskyj Corrêa
 
19h - Inovação em nanomateriais, com Antonio Takimi
 
20h15min - Como inovar na indústria - Case Marina Tecnologia,  com Bruna Athayde
 
21h15min - Sucesso na indústria têxtil & calçadista por meio da nanotecnologia, com Felipe Monteiro e Bruno Valerim - Empresa TNS

* Programação sujeita a alterações.

Ministrantes

Antônio Takimi – Professor adjunto do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente orientador de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais da UFRGS e do programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Engenharia de Materiais (UFRGS) e doutor em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela mesma Instituição, possui experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em revestimentos protetores, processos de degradação, caracterização de materiais convencionais e nanoestruturados.

Bruna Athayde  - Graduanda em Engenharia Química na Universidade Feevale e pesquisadora de novos materiais obtidos de fontes renováveis na empresa Marina Tecnologia. Integrante da comissão de criação da organização não governamental Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Feevale.

Evandro Daniel Wolfart da Silva – Foi gerente de Processos Industriais da Quimisinos S.A., gerente Industrial da Duvinil Indústria e Comércio Ltda. e diretor Industrial da Classil Indústria e Comércio. Desde 2003, é diretor técnico da Dublauto Gaúcha Indústria e Comércio de Componentes para Calçados. Foi, também, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), diretor do Conselho Técnico de Componentes do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e, atualmente, trabalha com projetos de pesquisa aplicada ao setor têxtil, na área de nanotecnologia química incorporada.

Fernando Dal Pont Morisso – Doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como docente na Universidade Feevale desde 2002. Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Materiais e líder do projeto Preparação de material nanoestruturado com aplicação na indústria têxtil-calçadista, financiado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS). Desenvolve atividades na área de química computacional.

Gustavo Bahuschewskyj Corrêa – Sócio da Leão Propriedade Intelectual, Corrêa é mestre em Direitos Intelectuais pela Universidade Clássica de Lisboa e vice-presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS). Além disso, é membro atuante nas seguintes associações nacionais e internacionais: Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi), Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle (AIPPI) e Licensing Executive Society (LES). 

Sandra Einloft – Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui pós-doutorado pela UFRGS e pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris . É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2014, atuou como professora convidada na Universidade Paul Sabatier - Toulouse/França. Tem experiência na área de Materiais, atuando principalmente na síntese de novos materiais visando à captura e transformação do CO2 e na síntese de nanocompósitos poliméricos. 

Valdir Soldi – Doutor em Química pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado pela Universidade do Estado de New Jersey (USA). Professor associado nos programas de pós-graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como pesquisador, atua no estudo de sistemas nanoestruturados (nanopartículas, micelas) obtidos a partir de copolímeros em bloco para aplicação no transporte e liberação de fármacos, dentre outras áreas.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.