Graduado da Feevale projeta nova sede para Museu Histórico de Nova Hartz | Universidade Feevale

Graduado da Feevale projeta nova sede para Museu Histórico de Nova Hartz

Mateus Henrique Hillebrand desenvolveu proposta durante o trabalho final da graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Feevale, Mateus Henrique Hillebrand, desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso o projeto de uma nova sede para o Museu Histórico da cidade onde reside, Nova Hartz. O objetivo foi apresentar um projeto para esse novo espaço, além de valorizar e reconhecer a importância do trabalho de preservação do patrimônio cultural e natural da cidade realizado pelo Museu.

O projeto foi iniciado na disciplina de Pesquisa para Trabalho Final de Graduação – TFG, em que Hillebrand realizou a pesquisa teórica sobre o tema a ser desenvolvido, apresentando informações que vão desde características da cidade e escolha do terreno onde o projeto seria implantado, até questões específicas, como características dos espaços e elaboração do pré-dimensionamento e programa de necessidades (ambientes). Para a elaboração do trabalho, foram considerados os espaços e o acevo do Museu atualmente.

A questão da sustentabilidade também foi considerada para a concepção do projeto. “Optou-se por preservar a vegetação existente no lote, adotar processos de captação e reuso de água da chuva e construir em um sistema chamado Steel Frame, que apresenta baixo impacto ambiental, pouco desperdício de material e agilidade e flexibilidade na construção”, explica o egresso. No espaço projetado, foram inclusos ambientes para recepção, com pé direito mais alto, espaços expositivos, espaços educacionais e administrativos e um auditório, com acesso externo e palco com possibilidade de abertura para a praça.


Reconhecimento

Com o trabalho, Hillebrand participou do concurso Archiprix International 2017, realizado na CEPT University, em Ahmedabad, Índia. O evento tem como objetivo premiar os melhores projetos de arquitetura e urbanismo acadêmicos do mundo. Nesta edição 380 trabalhos foram inscritos.

Além disso, em junho, ele recebeu Menção Honrosa do Prêmio José Albano Volkmer, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), por ter sido o melhor trabalho de graduação da sua turma de formandos.

21/11/2016 - Atualizado 22/11/2016 17h22min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.