Geração de resíduos sólidos na atualidade é tema de seminário | Universidade Feevale

Geração de resíduos sólidos na atualidade é tema de seminário

18/04/2016 - Atualizado 14h42min
II Seminário de Resíduos Sólidos acontece em junho, na Universidade Feevale, com a participação de especialistas e profissionais da área

A Universidade Feevale promoverá, em junho, um grande debate sobre o atual cenário da geração de resíduos sólidos em vários setores no Rio Grande do Sul e no Brasil. O II Seminário de Resíduos Sólidos, que acontecerá nos dias 8 e 9, contará com a participação de diversos especialistas em resíduos sólidos, como Geraldo Antônio Reichert, coordenador nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e Ana Maria Domingues Luz, fundadora do Instituto GEA-Ética e Meio Ambiente (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip), entre outros.

O evento, que acontece no auditório do prédio Multicolor, no Câmpus II da Universidade, é voltado para acadêmicos, indústria e comunidade interessada no assunto. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de junho, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos câmpus I e II. Outras informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas no site de inscrição ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira a programação:

Dia 8 de junho, quinta-feira
19h - Abertura: Universidade Feevale, autoridades, representantes, associações e conselhos
19h30min - Palestra Resíduos eletroeletrônicos. Palestrante: Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, da Universidade de São Paulo - USP e Ana Maria Domingues Luz, do Instituto GEA. Mediadora: Vanusca Jahno

Dia 9 de junho, quinta-feira
13h30min - Palestra Avaliação do ciclo de vida em gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Palestrante: Geraldo Antônio Reichert, professor da Universidade de Caxias do Sul – UCS, engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) e coordenador nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES

14h30min - Palestra: O ciclo de vida do papel. Palestrante: Daniel Andriotti, da área de comunicação e relacionamento Externo da CMPC - Celulose Riograndense. Mediadora: Lisiane Heinen Fernandes

16h - Palestra Mercado de aparas de papel no Rio Grande do Sul. Palestrantes: Carlos Augusto Basso e Felipe Wisniseski Basso, da Controller da CTS Comércio de Aparas Ltda.

17h - Palestra O ciclo de vida do plástico. Palestrante: Manuel Gonzales, assessor técnico do Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos (Sinplast)

18h - Palestra Reciclagem de PVC e o Acordo Setorial de Embalagens da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Palestrante: Miguel Bahiense Neto, presidente da Plastivida e Instituto PVC

20h - Palestra Sacolas plásticas - os mitos e os verdadeiros interesses. Palestrante: Alfredo Felipe de Oliveira Schmitt, diretor do Sinplast e presidente do 2º Congresso Brasileiro do Plástico

Ministrantes

Alfredo Felipe de Oliveira Schmitt – possui formação em Química e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Polímeros Olefínicos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no setor petroquímico há 35 anos; é diretor do Instituto Nacional do Plástico (INP), da Associação Brasileira da Indústria Plástica (Abiplast); e presidente eleito e reeleito  do Sindicato da  Indústria de Material Plástico do RS (Sinplast), da Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) e do 1º e 2º Congresso Brasileiro do Plástico.

Ana Maria Domingues Luz - mestre em Ciência Ambiental pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Possui curso de especialização em Educação Ambiental pela Boston University (EUA) e, também, em Economia Sustentável pelo Schumacher College, de Devonshire, Inglaterra. Formada em Comunicações pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atuou na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Cetesb/SMA) entre 1992 e 2000, na área de Educação Ambiental, onde foi responsável pela elaboração, implementação e coordenação do programa de minimização de resíduos das duas instituições – Projeto Jogo Limpo -, em parceria com Araci Martins Musolino. Fundadora do Instituto GEA-Ética e Meio Ambiente, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) com finalidades ambientais, e sua atual presidente, desde 2004.

Carlos Augusto Basso - graduado em engenharia de produção pela UFRGS, tem artigos publicados no tema créditos de carbono e certificação ambiental; por quatro anos prestou consultoria financeira, redesenhando e otimizando processos nos departamentos de contabilidade. Controla custos e desenvolve projetos de empresas do grupo Embasul e CTS, explorando de maneira economicamente viável a vocação pró-ambiental destas duas empresas.

Daniel Brambillia Andriotti – possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduação em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Possui capacitação e gestão junto ao Programa de Capacitação e Certificação Florestal (Normas, Princípios e Critérios) – FSC e Cerflor. Carreira profissional: Klabin Riocell S.A – Guaíba/RS; Artexpressa Comunicação LTDA., Aracruz Celulose S.A.; CMPC Celulose Rio-grandense – Guaíba/RS.

Felipe Wisniseski Basso - trabalha há 15 anos na gestão de resíduos sólidos na empresa CTS, provendo destino sustentável de materiais recicláveis. Gere o setor comercial, de qualidade, de logística e de meio ambiente. Coordena o Sistema de Gestão Ambiental certificado na ISO 14001, atuando como auditor líder de análises de conformidade legal. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS, certificado auditor Líder pela Bureau Veritas e formado professional & self coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Geraldo Antônio Reichert - engenheiro Civil, mestre em Engenharia e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS. Engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre desde 1991 e professor do Curso de Engenharia Ambiental e do programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). É coordenador nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e operação de aterro sanitário, gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, digestão anaeróbia, compostagem e avaliação do ciclo de vida em gestão de resíduos urbanos.
  
Manuel Gonzales - empresário de indústria de transformação e reciclagem de plástico. Assessor técnico do Sindicato das Indústrias de Materiais Plásticos (Sinplast) para as áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, com participação na elaboração da e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS) da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Cursa Engenharia Ambiental e Sanitária no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Miguel Bahiense - graduado em Engenharia Química pela UFRJ e pós-graduado em MBA em Comunicação em Empresarial na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP/SP).  É presidente da Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto do PVC e diretor superintendente do Instituto Nacional do Plástico (INP), entidades que têm por objetivos promover a imagem dos plásticos por meio da divulgação, para a sociedade e mercado, de suas qualidades técnicas, socioambientais, normalização, qualidade, versatilidade e reciclabilidade. 

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho – doutora, mestre, graduada e livre-docente em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Possui MBA pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Business e especialização pela Universidade de St. Petersburg. É coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e professora associada da USP. Além disso, coordena o projeto Programa Origem Sustentável pelo Instituto by Brasil. Foi criadora e fundadora do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.