Fórum do Comung discutirá a educação no século XXI | Universidade Feevale

Fórum do Comung discutirá a educação no século XXI

01/10/2019 - Atualizado 09h37min

Inscrições para o evento, que acontece nesta semana, na Universidade Feevale, ainda estão abertas

lamb

Começa nesta quinta-feira, dia 3, o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O tema desta edição, que acontece até sexta-feira, dia 4, no Câmpus II da Universidade Feevale, é A reinvenção da universidade: convivendo com as mudanças. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.comung.org.br/forum2019.

O objetivo do Fórum é socializar experiências que envolvam a educação no século XXI e a sua relação com a sociedade e a inovação. Também serão discutidas práticas empreendedoras, com cases de instituições nacionais e internacionais que mudaram os seus paradigmas. O evento visa, ainda, disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo, com base em alianças estratégicas de internacionalização.

As atividades são voltadas a gestores, estudantes e professores de instituições de ensino, bem como a integrantes de parques tecnológicos, incubadoras e outras unidades que compõem os ambientes de inovação, além de pessoas interessadas na temática, mesmo que não vinculadas às instituições que fazem parte do Comung.

Confira a programação:

3 de outubro (quinta-feira)

13h: credenciamento

13h30min: atividade cultural

14h: abertura, com João Otávio Bastos Junqueira, presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e reitor do Centro Universitário Octávio Bastos (Unifeob); Carmem Lúcia de Lima Helfer, presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Cleber Prodanov (secretário do Comung e reitor da Universidade Feevale)

14h30min: palestra de abertura – Educação finlandesa: uma referência mundial, com Jarkko Wickström, diretor de Operações da Finland University

16h:

  • painel – Como atrair recursos/empresas através de incentivos fiscais?, com José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), e Carlos Eduardo Aranha, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp)

  • oficina – Como engajar os alunos universitários do século XXI? Quais as ferramentas disponíveis para os professores do ensino superior?

  • encontro do grupo de trabalho de Internacionalização do Comung

18h: reunião ordinária dos reitores do Comung

19h: apresentação da Central de Serviços Compartilhados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman-RS)

19h30min: mesa-redonda – Pacto pela inovação: colaboração vai substituir a competição, com Fábio Makita Kiyan, gerente de Inovação do Instituto Randon de Tecnologia e Inovação (IHR); Luís da Cunha Lamb, secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia; Diego Chierighini, diretor executivo do Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec); e Ney Lazzari (vice-presidente do Conselho Fiscal do Comung e reitor da Univates)

21h: visita ao Hub One de Criatividade e Inovação

4 de outubro (sexta-feira)

9h: painel – Universidades como grandes celeiros de desenvolvimentos de startups, com Igor Drews (StartSe), Juliano Murlick (Triider) e Pietra Strassburguer Scheffel (Akitti)

10h: pitch Comung – Como trazer o empreendedorismo para o ensino superior: 15 cases de sucesso

11h: pitch final do Startup Plus University e premiação

12h30min: encerramento, com a diretoria do Comung: presidente Carmem Lúcia de Lima Helfer (reitora da Unisc), 1º vice-presidente Evaldo Antonio Kuiava (reitor da UCS), 2ª vice-presidente Lia Maria Herzer Quintana (reitora da Urcamp), secretário Cleber Prodanov (reitor da Universidade Feevale) e tesoureira Cátia Maria Nehring (reitora da Unijuí)

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.