Feevale oferece encontros gratuitos de psicologia e psicopedagogia para estudantes | Universidade Feevale

Feevale oferece encontros gratuitos de psicologia e psicopedagogia para estudantes

25/09/2018 - Atualizado 14h55min

Atividades têm foco nos estudantes da Universidade

A Universidade Feevale realiza propostas de intervenção psicopedagógica e psicológica para auxiliar seus acadêmicos. Por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen) da Instituição, o Centro Integrado de Psicologia (CIP) e o Núcleo de Apoio a Inclusão e Acessibilidade (Naia) oferecem atividades que abordam diversos aspectos da vida do estudante, como, por exemplo, a desinibição na hora de apresentar trabalhos acadêmicos, métodos de organização e identificação de estilo de aprendizagem e apoio aos alunos que vieram de outras cidades ou estados e estão se adaptando com a nova cultura e rotina, entre outros assuntos. Gratuitas e voltadas para os acadêmicos da Instituição, as propostas são desenvolvidas por meio de grupos ou oficinas.

A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, conta que os encontros surgiram a partir da necessidade dos estudantes e pretendem alcançar os indivíduos que se identificam, mas que sentem dificuldades de procurar ajuda. “Se sentir desconfortável com uma apresentação ou não conseguir se organizar é uma característica pessoal e podemos ajudar. A ideia de trabalhar com grupos foi desenvolvida para atingir aquele estudante que identifica sua necessidade e no coletivo tem mais motivação para permanecer. Quando ele estiver no mercado de trabalho, precisará fazer apresentações, colocar-se em público e terá outras demandas em que terá que se organizar. Pretendemos abranger um número maior de acadêmicos que sintam essas necessidades, para que possamos apoiá-los”, explica.

Para Carmem Rieth, coordenadora do CIP, as atividades também pretendem auxiliar os acadêmicos na inserção no ambiente universitário. “Na maioria das vezes, os estudantes têm que enfrentar a troca de cidade, de moradia, e terão que fazer coisas por conta própria. Então, são muitas mudanças tanto na rotina pessoal quanto na vida acadêmica. Geralmente, os jovens saem do Ensino Médio e ingressam em uma instituição de ensino em seguida. Todas essas atividades pretendem dar suporte nessa transição, para que o acadêmico possa usufruir do que a vida universitária tem de melhor e consiga aproveitar todas as chances e oportunidades que a Feevale pode oferecer”, relata.

Conheça as atividades propostas:

  • Tá na Hora – Diálogos sobre Saúde, comportamento e bem-estar com universitários
  • TCC sem Crise: Desenvolvimento de habilidades e manejo da ansiedade
  • Ponto de Encontro –  Projeto para grupo de Apoio/Suporte para alunos de outras localidades
  • Não pira! Descomplicando a apresentação de trabalhos acadêmicos

 Com inscrições abertas:

  •  Oficina: Não pira! Descomplicando a apresentação de trabalhos acadêmicos

A atividade é direcionada para estudantes que têm dificuldades na hora de organizar a apresentação de trabalhos acadêmicos ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); possuem pouco espaço e tempo para explicar um assunto com conteúdo extenso; dificuldades para falar em público e controlar a ansiedade. Os participantes receberão orientações para organização do conteúdo na hora da fala, estruturação de slides, ter uma postura adequada durante a apresentação, lidar com aspectos emocionais, como medo, ansiedade e autocrítica, além de dicas para vencer o bloqueio de raciocínio. A oficina se iniciará no dia 19 de outubro, no Naia, localizado no segundo andar do Centro de Convivência, Câmpus II da Instituição, nas sextas-feiras, das 17h30min às 19h, com duração de cinco encontros. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de outubro pelo e-mail inscrevegrupos@feevale.br

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.