Feevale integra estande coletivo de Novo Hamburgo na Francal | Universidade Feevale

Feevale integra estande coletivo de Novo Hamburgo na Francal

27/06/2012 - Atualizado 11h02min
Feira acontece até 29 de junho, em São Paulo

A Feevale participa a partir desta terça-feira, 26, da 44ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios - Francal. O evento acontece até sexta-feira, 29, no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo.

A Instituição integra o estande coletivo da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, que conta, ainda, com a participação de 26 empresas do município, que apresentarão as novidades da coleção primavera 2012/2013. A Feevale divide o espaço com o Sindicato da Indústria do Calçado de Novo Hamburgo (SIC-NH).

Parceria com o município

O estande Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sedetur). O espaço tem 372 metros quadrados e fica localizado na passarela oeste, entre os corredores “I” e “J”.

Além do estande, a Feevale e a Prefeitura firmaram parceria para qualificar a participação dos empresários nesta edição da Francal. Em junho, por exemplo, foi realizada uma capacitação com os 26 expositores. O tema abordado pelo professor Juarez Buriol, na ocasião, foi gestão de vendas, incluindo planejamento, organização de equipe de vendas, processo e arte da venda.

Autoridades defendem novas medidas

A abertura oficial da Francal, que reúne mais de mil expositores, aconteceu no final na manhã desta terça-feira. De um modo geral, as autoridades estão otimistas em relação à expansão do mercado coureiro-calçadista. "Queremos reverter o primeiro semestre do ano, que foi morno, e esperamos obter bons resultados para gerar estabilidade social e mais riqueza para o país", afirmou o presidente do evento, Abdala Jamil Abdala.

Já o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, ressaltou que houve avanços no segmento, mas espera melhores resultados. Segundo ele, o mercado interno brasileiro cresceu 12% em volume, em 2011, mas está no 16º mês em queda em termos de produção industrial e emprego. "Houve 13.500 vagas a menos em maio deste ano, em relação a maio do ano passado. As exportações estão em queda e as importações tomam conta do mercado interno", disse, acrescentando que, apesar das medidas certas que vêm sendo tomadas pelo governo federal, é necessário avançar mais rapidamente.

Da mesma forma, Carlos Ajita, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), destacou que o mercado está reagindo positivamente à queda de juro, mas a entidade defende novas medidas de estímulo à economia, como por exemplo, a flexibilização das leis trabalhistas.

Marcelo Lopes, diretor presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), salientou que o Estado está desenvolvendo uma estratégia, no sentido de incrementar o mercado. "Na Argentina, o calçado brasileiro está sendo preterido pelo chinês. Temos boas relações com os países do Mercosul, mas queremos que a parceria seja boa para todos", afirmou, lembrando que 30% dos expositores da Francal são do Rio Grande do Sul.

Também se pronunciou, na abertura, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira. Ele defendeu que haja competitividade sistêmica no segmento e não medidas compensatórias. "Temos um cenário favorável, com recursos e instrumentos para que o crescimento do mercado interno se reproduza nas empresas, mas precisamos agir com mais intensidade. Queremos gerar negócios e ter resultados positivos, retomando o mercado internacional, em especial a Argentina", disse.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a eficiência e a modernidade na cadeia coureiro-calçadista. E, encerrando a cerimônia, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mostrou-se otimista em relação ao segundo semestre, com o crescimento das empresas e do mercado. "Governo não gera emprego, governo só o faz de forma complementar; quem o faz são os empreendedores”, finalizou.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.