Feevale apresenta pesquisa no 5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia | Universidade Feevale

Feevale apresenta pesquisa no 5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia

11/11/2016 - Atualizado 13h29min
Evento, que reúne pesquisadores de todo o país, acontece de 16 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro

O grupo Comunicação, educação e consumo, coordenado pela pesquisadora da Universidade Feevale, Saraí Schmidt,  participará, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, do 5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia – 5º CPEM, no Rio de Janeiro.  O evento é uma reunião de grupos de pesquisa cujo objeto de estudo é a relação entre a educação e as mídias. Trata-se de uma proposta que congrega diferentes universidades brasileiras que realizam pesquisas nesta área.  A Universidade Feevale estará representada com dois trabalhos. O primeiro é Ela foi morar com uma cara! As lições da mídia e o casamento infantil no Brasil, produzido pela mestranda em Inclusão Social e Diversidade Cultural, Vitória Santos. E o segundo, O consumo invade o recreio escolar: as escolhas da infância licenciada, desenvolvido pela bolsista de aprimoramento científico, Natália Zwetsch.

Reflexões, trocas e produção, tema central deste encontro, busca possibilitar o intercâmbio de pesquisas que poderão ser materializadas em artigos ou capítulos de livros, bem como na elaboração de projetos envolvendo parcerias. O colóquio busca estabelecer elos de cooperação que possam significar o fortalecimento dos programas de pós-graduação na área de educação e mídia do Brasil.  “Esta é uma oportunidade para divulgar a pesquisa realizada na Feevale e estabelecer parcerias com outras universidades. É muito significativo que tivemos dois trabalhos selecionados, quando este evento reúne somente grupos de pesquisa. Isto demonstra nosso amadurecimento e que estamos conseguindo trabalhar de forma integrada em um projeto guarda-chuva institucional e formando efetivamente uma equipe de pesquisa”, afirma a professora Saraí.
  
Paralelo ao Colóquio, será realizada a 1ª Escola de Primavera em Educação e Mídia – 1ª EPEM, que configura-se como um evento voltado para estudantes de pós-graduação, vinculados a grupos de pesquisa cujo objeto de estudo se situa na relação entre educação e mídia. A mestranda Viória Santos teve a pesquisa selecionada para a discussão nesse fórum, quando debaterá os procedimentos metodológicos da dissertação com pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. O evento é coordenado pelos programas de pós-graduação em educação do Estado do Rio de Janeiro e vem sendo sediado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Saiba mais sobre as pesquisas que serão apresentadas
 
O consumo invade o recreio escolar: as escolhas da infância licenciada, Natália Zwetsch, Saraí Schmidt
Este estudo relaciona as principais evidências de consumo infantil presentes no intervalo escolar com a constituição de infâncias contemporâneas. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio do mapeamento fotográfico dos recreios de uma instituição pública e de uma instituição particular da cidade de Novo Hamburgo/RS. Em uma segunda etapa, foi realizado um cruzamento do material imagético, do conteúdo do diário de campo e de uma entrevista semiestruturada com o setor de licenciamentos de uma empresa de calçados infantis, evidenciando uma nova possibilidade de se perceber a infância, chamada de “infância licenciada”. A primeira parte da análise discute a “infância licenciada” a partir dos estudos de Bauman (2008) e Barber (2009) sobre a ilusão da liberdade de escolhas do consumidor. Posteriormente, é tecida uma reflexão sobre o consumo infantil de tecnologia nas duas escolas, balizada pelo conceito da infância hiper-realizada de Narodowski (1998).
 
Ela foi morar com uma cara! As lições da mídia e o casamento infantil no Brasil, Vitória Santos, Saraí Schmidt
O estudo apresenta uma reflexão sobre a relação educação, mídia e os direitos das crianças, tendo como foco a análise de um conjunto de notícias sobre o tema casamento infantil no Brasil. Quando pensamos os problemas sociais enfrentados pelos países, conseguimos perceber a importância que as mídias têm na construção dos discursos acerca de diferentes temas e operando como um espaço de aprendizado. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de casamento de crianças (meninas) no mundo e as análises apontam um silenciamento midiático sobre o tema. A pesquisa faz uso da Transmetodologia, buscando cercar a temática investigada em uma proposta teórico-metodológica que busca compreender o fenômeno investigado. As mídias podem servir como um suporte – uma educação não formal de ensino e aprendizado sobre temas como Direitos Humanos.
 
 

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