Documentário aborda o casamento infantil no Brasil | Universidade Feevale

Documentário aborda o casamento infantil no Brasil

Com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo e intercâmbio entre estudantes, professores e comunidade, a Universidade Feevale e a Plan Internacional lançarão nesta quarta-feira, 9 de maio, o documentário Casamento Infantil. O evento, que se inicia às 19h30min, acontece no Salão de Atos do Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo) e marca a aula inaugural dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual. A atividade conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Estudos Criança na Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. 

A proposta é mobilizar uma discussão com visão crítica sobre direito e cidadania a partir da exibição do documentário. Em seguida, acontecerá um debate com Ana Luiza Azevedo, da Casa de Cinema de Porto Alegre; Roger Lerina, crítico de cinema no Canal Brasil; e Vitória Santos, doutoranda da Instituição. Com foco na Mídia e nos Direitos Humanos, o evento abordará a problemática do casamento infantil, que é um assunto global, no Brasil. O país é o quarto, no mundo, em números absolutos desse tipo de ritual, observando-se um cenário complexo e que não é pautado midiaticamente.

As vagas são limitadas os interessados devem entrar em contato pelo e-mail criancanamidia@feevale.br. O trailer do minidocumentário pode ser encontrado no Facebook da Plan International Brasil (https://goo.gl/zHFZzg).


Sobre o minidocumentário

O documentário, gravado em São Paulo (SP) e em Codó (MA), apresenta casos de casamentos infantis em cidades com realidades completamente distintas. Mesmo o Brasil estando entre os países com o maior número de casamentos infantis, o assunto ainda encontra resistência e é pouco discutido pela sociedade, mesmo afetando milhares de meninas e mulheres em nível nacional. O lançamento acontece em um momento importante para a discussão do tema, com o Projeto de Lei 7119-2017 tramitando atualmente no Congresso, que visa proibir totalmente o casamento de crianças e adolescentes antes dos 18 anos, acabando com as brechas existentes na lei atual. 


Ficha técnica

Realização: Plan International Brasil

Produção: 3Filmgroup.tv

Direção: Raphael Erichsen

Fotografia: Daniel Graf, Bruno Sandini e Raphael Erichsen

Pesquisa: Mariana Chaves e Viviana Santiago

Produção: Mariana Chaves

Distribuição: Taturana Mobilização Social

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.