Cursos da área da Saúde e Gestão Ambiental reafirmam a qualidade a partir dos indicadores do MEC | Universidade Feevale

Cursos da área da Saúde e Gestão Ambiental reafirmam a qualidade a partir dos indicadores do MEC

Instituição manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos, com evolução na nota contínua


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou o resultado do indicador de qualidade das instituições – o Índice Geral de Cursos – IGC e o indicador de qualidade dos cursos - o Conceito Preliminar de Curso – CPC, referentes ao ano de 2016.
No IGC, embora a Feevale tenha mantido o conceito 4, apresentou crescimento dentro da faixa que abrange esse conceito, ratificando sua qualidade e seus investimentos em melhorias. Todos os cursos da área da Saúde avaliados em 2016, a saber: Biomedicina, Farmácia, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética e, ainda, o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Feevale, obtiveram conceito 4 no CPC.
 
De acordo com a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, é com grata satisfação que a Universidade recebe os resultados da avaliação dos cursos do ano de 2016. “Todos alcançaram o Conceito Preliminar 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Esse resultado gerou um Índice Geral que nos coloca como a terceira universidade do segmento comunitário do RS com maior conceito, o que chancela a nossa qualidade. Esse escore é fruto de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade acadêmica - estudantes, docentes, corpo técnico-administrativo e equipe de gestão unida em torno de um interesse comum. Em tempos difíceis como os que vivemos temos muito a celebrar pela conquista de agora e por aquelas que, com certeza, virão, pois nosso foco é claro e trabalhamos muito seriamente para galgar patamares de excelência como já se caracteriza a marca Feevale”, comemorou.
 
Sobre o CPC e o IGC
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é realizado com base no desempenho de estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Esse indicador subsidia os atos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Já o IGC é um indicador de qualidade das Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os aspectos: média dos CPCs do último triênio, média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre graduação e pós-graduação stricto sensu.
 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.