Capes eleva conceito de qualidade do PPG em Processos e Manifestações Culturais | Universidade Feevale

Capes eleva conceito de qualidade do PPG em Processos e Manifestações Culturais

Resultado final da avaliação quadrienal do órgão vinculado ao MEC foi publicado nesta quarta-feira

 
O Programa de Pós-graduação (PPG) em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale teve seu conceito elevado no resultado final da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2013-2016. A avaliação analisa a qualidade acadêmica de todos os programas de mestrado e doutorado em funcionamento no país, sendo realizada pela Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O PPG em Processos e Manifestações Culturais, agora com nota 5, é coordenado pela professora Juracy Ignez Assmann Saraiva (foto). O resultado final foi divulgado nesta quarta-feira, 20 de dezembro, no site da Capes.
 
O Programa investiga, sob uma perspectiva interdisciplinar, concepções de cultura, vinculando-as a transformações sociais e históricas. O foco nos processos e manifestações culturais parte do estabelecimento de relações entre a área da História, a área da Literatura, da Comunicação, da Antropologia.  A partir deste resultado, todos os programas de pós-graduação da Universidade Feevale passam a contar, agora, com a nota 5 da Capes. Para a professora Juracy, “o conceito alcançado reflete a competência e a dedicação de professores e alunos do Programa e o apoio da Universidade Feevale.”
 
Sobre a Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu

Iniciada pela Capes em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O processo é fundamental para a manutenção do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e seus resultados têm usos diversos, como: estudantes baseiam-se nas notas para escolher seus futuros cursos e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Estudos e indicadores produzidos a partir da avaliação são, também, usados para embasar políticas governamentais de indução e crescimento da pós-graduação e para o estabelecimento de uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou dentro das áreas do conhecimento (fonte: www.capes.gov.br).

 

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