Arquitetos e urbanistas discutem o futuro da profissão | Universidade Feevale

Arquitetos e urbanistas discutem o futuro da profissão

28/09/2016 - Atualizado 12h18min
Oficinas gratuitas acontecem nesta sexta-feira, 30, em Porto Alegre 

Acontecem, no dia 30 de setembro, no Memorial Luíz Carlos Prestes, em Porto Alegre (Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/nº), as duas últimas oficinas preparatórias ao seminário nacional O futuro da profissão do arquiteto e urbanista. As atividades serão realizadas durante a manhã e a tarde. A primeira, Planejar e fazer, será das 9h às 13h, com debate voltado para a Responsabilidade social do arquiteto e urbanista e o contexto do exercício profissional – Novos e velhos paradigmas da profissão. A segunda do dia, Organização e regulação, será das 15h às 19h, seguindo o tema O arquiteto que faz – Novos e velhos paradigmas da profissão. A promoção é da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). 

O objetivo das oficinas é ouvir os profissionais em diferentes áreas de atuação para que, a partir dos debates, seja construída uma síntese para nortear as discussões no seminário nacional, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol (Av. Ipiranga, 10, Porto Alegre). Ao final, o debate sobre a profissão do arquiteto e urbanista será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.
 
As oficinas são gratuitas e terão transmissão ao vivo pela ferramenta FaceLive. Cada uma terá um tema central e na programação está prevista uma pequena comunicação de cada convidado, que terá de 15 a 20 minutos para falar - antes do debate e abertura para perguntas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail saergs@saergs.org.br.
 
A atividade Planejar e fazer é a quarta oficina a ser realizada de um total de cinco que foram iniciadas no dia 16 de setembro. Ela deve promover a reflexão sobre a responsabilidade social dos profissionais em um país que ainda carrega déficits do seu processo de urbanização. Já a oficina que trata da Organização e regulação vai focar temas como o exercício da profissão e a responsabilidade social do profissional; fiscalização do exercício profissional com ênfase na função social da profissão; e o papel das entidades, da carreira de estado, do CAU, da internacionalização da profissão, da fiscalização da profissão e o CAU.
 
Todas as atividades antecedem o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do País, que acontece de 17 a 20 de novembro, na capital gaúcha. A homenageada, que estampa o nome nesta edição do evento, é a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira.
 
Confira a programação das oficinas:

Planejar e fazer 
30 de setembro – 9h às 13h 
Mediadora: Andréa dos Santos – Saergs
9h – Abertura
9h30min – Thiago Silva – 3C Arquitetura e Urbanismo
10h – Clarice Debiagi – Debiagi Arquitetos e Urbanistas
10h30min - Karla Moroso – CDES – Centro de Direitos Econômicos e Sociais
11h – Coffee
11h30min – Mesa-redonda
13h – Almoço

Organização e regulação
30 de setembro – 15h às 19h
Mediador: Eduardo Bimbi – FNA
15h – Abertura
15h30min – Roberto Simon – UIA - União Internacional dos Arquitetos 
16h – Gogliardo Maragno - ABEA - Associacao Brasileira de Ensino de Arquitetura
16h30min – Celso Schoreder - FEPALC - Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe
17h – Coffee
17h30min – Mesa-redonda 
19h – Encerramento

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.