Aposentada de 81 anos participa do Pró-Fábrica da Universidade Feevale | Universidade Feevale

Aposentada de 81 anos participa do Pró-Fábrica da Universidade Feevale

21/06/2018 - Atualizado 18h47min
Erica Melina Lauer participa de oficina de modelagem de bolsas.
Erica Melina Lauer participa de oficina de modelagem de bolsas.

Érica Melina Lauer aprendeu a produzir bolsas em aulas do projeto realizado no Câmpus II da Instituição


Ela tem 81 anos de idade e energia de sobra. Érica Melina Lauer é aposentada, mora em Porto Alegre, e participa da primeira edição da oficina de Modelagem e confecção de bolsas a partir do reaproveitamento de materiais. A atividade, que é gratuita e aberta à comunidade, integra o projeto Pró-Fábrica - Sapateiros do Bem, da Universidade Feevale, e promove encontros aos sábados pela manhã. O próximo módulo da oficina inicia no dia 7 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail profabrica@feevale.br, ou pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9033, até um dia antes do início das atividades.

Moradora do Centro Histórico da capital gaúcha, dona Érica não perde uma oportunidade de aprender coisas novas. Por isso, quando soube do projeto, procurou logo se inscrever. “Sei de muitas pessoas na minha idade com Alzheimer. Então, eu procuro me manter ativa e com a cabeça funcionando. Pra que vou me atirar num sofá, para acabar com a minha vida? Amo a vida, gosto de viver... ver meus filhos e meus netos crescerem, casarem... isso é maravilhoso”, explica. A curiosidade e vontade de aprender acompanham a aposentada desde a juventude. “Quando tinha 19 anos e morava em Palmeira das Missões, soube de um curso de pilotagem de avião. Eu nunca tinha andado em um avião, mas como sempre fui muito curiosa, resolvi fazer. Queria ser piloto de prova, ir pra Rússia, trabalhar em fábrica de aviões, mas a vida me levou para outros lados”, conta. 

Viúva há mais de 30 anos, hoje Érica conta com a ajuda dos filhos, Araci e Otto, mas é independente e realiza suas rotinas do dia a dia sozinha. É, inclusive atualizada com a tecnologia e com as redes sociais. “Depois de tomar o café da manhã leio o jornal. Tenho meu computador, em que olho meus e-mails e meu perfil no Facebook”, completa, dizendo que fez três cursos de informática até aprender a utilizar os dispositivos. Ela trabalha com artesanato desde que se aposentou e vende seus produtos em feiras e festas de igreja. “Não queria ficar parada, pois faz mal para a cabeça. Fiz diversos cursos, como pintura em tela, de flores artificiais, de bijuterias. Todos os cursos que apareciam e que eram gratuitos eu fazia”, afirma. Com o curso de produção de bolsas, ela viu uma oportunidade de agregar mais um produto para comercializar. 


Sobre o projeto

O projeto Pró-Fábrica - Sapateiros do Bem conta com a coordenação do professor do curso de Engenharia da Produção, Roberto Affonso Schilling, e é voltado tanto para pessoas da comunidade, que necessitem de um espaço de qualificação e aperfeiçoamento profissional, quanto para acadêmicos da Feevale, especialmente dos cursos de Engenharia, Design e Moda, para que possam aplicar conhecimentos obtidos nos cursos. Os calçados consertados na oficina, oriundos de doações, após a reforma são repassados à comunidade. 


 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais