Acadêmico da Feevale participará de festival científico na Escócia | Universidade Feevale

Acadêmico da Feevale participará de festival científico na Escócia

09/03/2016 - Atualizado 16/03/2016 10h38min
Cleiton Luís Boufleuher, estudante de Engenharia Química, apresentará o Projeto Dioclea no Edinburgh International Science Festival

Entre 5 e 11 de abril, o acadêmico de Engenharia Química e bolsista de Iniciação Científica da Universidade Feevale, Cleiton Luís Boufleuher, apresentará o seu projeto Phytochemical screening and investigation of the effect on central nervous system in rats treated with Dioclea violacea seeds extracts no Edinburgh International Science Festival 2016 (EISF), em Edinburg (Escócia). Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que o estudante natural de Dois Irmãos levará seu estudo ao velho continente.
 
O projeto, que investiga a Dioclea Violacea (trepadeira conhecida popularmente como olho-de-boi ou coronha) foi apresentado durante o 33rd International Youth Science Meeting, em Algarve, Portugal. Devido ao excelente desempenho em terras ibéricas, Boufleuher foi selecionado pelo Programa Jovens Inovadores da Rede POC – Programa de Olimpíadas do Conhecimento para integrar a delegação brasileira que irá ao  Edinburgh International Science Festival. O evento, que neste ano terá a temática Building better worlds, acontece desde 1989, e é um dos mais prestigiados e tradicionais festivais científicos da Europa. A Prefeitura e a Universidade de Edinburgh, assim como o governo escocês, a Royal Academy of Engineering da Scottish Environment Protection Agency, fundações e instituições acadêmicas britânicas, além de empresas, apoiam o evento. 

Orientado pela professora do curso de Farmácia da Universidade Feevale, Edna Sayuri Suyenaga, Boufleuher salienta a importância de levar o projeto novamente para o exterior. “Ser selecionado, representar meu país e, ainda, levar o projeto para um evento de tamanha dimensão como o Edinburgh International Science Festival é muito gratificante. Meus olhos se enchem de lágrimas, pois a felicidade é muito grande em ver o crescimento da ideia que tanto me dediquei”, afirma o acadêmico.

Sobre o projeto
Uma das espécies vegetais mais exploradas na medicina popular, porém pouco estudada cientificamente, a Dioclea violacea é uma trepadeira pertencente à família Leguminosae, distribuída, principalmente, em locais úmidos. Conhecida como olho-de-boi, coronha ou castanha, a sabedoria popular a indica para diversas finalidades terapêuticas, como o controle de crises de epilepsias e o tratamento do mal de Parkinson. Com isso, o objetivo do projeto Phytochemical screening and investigation of the effect on central nervous system in rats treated with Dioclea violacea seeds extracts é realizar triagem fitoquímica das sementes do vegetal, bem como verificar o potencial efeito sobre o sistema nervoso central em ratos Wistar, por meio de ensaios de labirinto em cruz elevado (plus maze) e de campo aberto (open field).
Sobre o Programa Jovens Inovadores da Rede POC
A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil que atua em âmbito nacional e com presença em 10 países, com a missão de promover a excelência na educação por meio do estímulo ao interesse pela ciência, tecnologia e inovação. O Programa Jovens Inovadores da Rede POC seleciona projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação ou empreendedorismo, desenvolvidos por estudantes brasileiros de escolas do ensino fundamental, médio ou superior, para representar o País em eventos no exterior. O Brasil é o único país a ser convidado, por meio desse programa, para participar do Edinburgh International Science Festival, e o projeto brasileiro que se destacar no evento receberá, da Rede POC, certificado e medalha de distinção. 
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.