Acadêmicas de Relações Públicas realizaram aula prática na Câmara de Vereadores de Campo Bom | Universidade Feevale

Acadêmicas de Relações Públicas realizaram aula prática na Câmara de Vereadores de Campo Bom

26/05/2017 - Atualizado 14h22min
Atividade fez parte da disciplina Projeto de Comunicação para o Setor Público

Estudantes apresentaram os fundamentos da elaboração de releases


Na última quinta-feira, 25 de maio, um grupo de estudantes de Relações Públicas da Universidade Feevale enfrentou o desafio de colocar a teoria em prática e foi até a Câmara de Vereadores de Campo Bom para apresentar os fundamentos da elaboração de releases. A atividade ocorreu no plenário da Câmara, com a participação de assessores parlamentares, assessores administrativos e diretoria.

Para preparar a ação, as acadêmicas Luana Leão, Mainara Cristina Perete, Débora Koch Berlitz, Dhienifer Andressa Pires da Rosa e Kétlin Josiane Pacheco realizaram diversas pesquisas bibliográficas e sobre o contexto do local e suas características atuais de comunicação. Para isso, visitaram a Câmara, participaram de reuniões com os assessores dos vereadores e estudaram os conteúdos que poderiam contribuir para seu dia a dia, em especial nos momentos em que precisam encaminhar informações à imprensa. 

“Preparar e ministrar uma aula de release para os assessores da Câmara de Vereadores de Campo Bom foi desafiador, já que o nosso objetivo era entregar um conteúdo que fosse realmente relevante para esses profissionais e que pudesse ser colocado em prática na rotina de cada um. Ficamos felizes em ver que o conteúdo que preparamos fez sentido para eles. Tenho certeza que tanto nós, estudantes, quanto os assessores que participaram da atividade, saíram do encontro com novos aprendizados na bagagem”, explica Luana Leão.

A diretora do Legislativo, Andressa Schnorr, destacou a qualidade dos materiais de consulta que as acadêmicas prepararam para disponibilizar aos assessores. “A tarde foi muito produtiva tanto para administrativos quanto para os assessores dos vereadores”, relatou.

O projeto

A ação faz parte do trabalho que as acadêmicas desenvolvem na disciplina de Projeto de Comunicação para o Setor Público, que prevê a realização de atividades práticas voltadas ao exercício de assessoria de imprensa, uma das áreas de atuação dos profissionais de Relações Públicas. Ainda estão previstas outras ações a serem realizadas por outros grupos integrantes da turma deste semestre, como curso de mídia training, vídeo institucional, manual de relacionamento com a imprensa e informativo da Câmara. Para a acadêmica Luana, a melhor coisa que a graduação pode nos proporcionar é a chance de conectar a teoria, nosso aprendizado de sala de aula, com a prática. "Na Feevale, temos a oportunidade de trabalhar perto de organizações reais a cada semestre, testando a nós mesmos para construir experiência”, diz.

O apoio do local onde as atividades se desenvolvem também é essencial para o sucesso do projeto. Segundo a professora da disciplina, Adriana Stürmer, esta primeira turma de Projeto de Comunicação para o Setor Público teve a sorte de contar com um parceiro tão comprometido com o aprendizado dos grupos como o assessor de imprensa da Câmara, Cássios Diogo Shaaab, que vem fazendo a interlocução com todos os agentes da Câmara para possibilitar a realização das atividades. "A expectativa é de que, para as próximas turmas, possamos contar com outras organizações do setor público tão envolvidas na proposta quanto a Câmara de Campo Bom está se mostrando ser”, completa. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.